sexta-feira, 8 de maio de 2020

O fim da II Guerra Mundial


Fotografia que marca o fim da 2ª guerra mundial

No dia 7 de maio de 1945, em Berlim, o exército alemão rendeu-se às tropas russas e a 8 os responsáveis nazis assinavam o armistício com os aliados ocidentais e no dia seguinte com os Russos. Faz assim, 75 anos que a guerra na Europa terminou, deixando mais de 60 milhões de mortos.

O final da guerra ter-se-á precipitado quando Adolf Hitler deslocou uma grande parte das suas tropas para o Cáucaso, fonte de petróleo da União Soviética. Na célebre batalha de Stalingrado (de setembro de 1942 a fevereiro de 1943), mais de um milhão de soldados alemães morreram e os nazis sofreram um revés de que nunca recuperaram. No entanto, só em fevereiro de 1945 as forças da URSS invadiram a Silésia e a Pomerânia, ao mesmo tempo que as forças Aliadas ocidentais entravam na Alemanha e se aproximavam do rio Reno.
Em março de 1945, os aliados americanos, ingleses, canadianos e franceses atravessaram o norte do Reno e o sul do Ruhr, cercando as forças nazis, enquanto os soviéticos avançaram para Viena. No início de abril, as forças de aliados ocidentais finalmente ganhavam terreno em Itália e atravessavam a Alemanha Ocidental, enquanto as forças soviéticas invadiam Berlim; as duas forças encontraram-se nas margens do Elba, a 25 de abril. No dia 30, o Reichstag foi capturado, simbolizando a derrota militar do Terceiro Reich e de Hitler, que se tinha suicidado no seu bunker, uns dias antes.

As tropas alemãs na Itália, na Holanda, na Dinamarca e no noroeste da Alemanha rendem-se e a 7 de maio, a Alemanha assina a rendição.

Ouça  A vida dos sons

Sem comentários:

Enviar um comentário