Projetos




Já sei ler
A Hora da leitura no ensino a distância realizou-se através da ferramenta Padlet que foi criada pela biblioteca escolar, no 3º periodo do ano letivo de 2019/2020. Propõe-se assim a continuidade do projeto, a partilha das leituras e respetivas produções.
Se és aluno do 1º ciclo, contamos com a tua participação na hora da leitura do 1º e 2º 
Ainda és do 1º ciclo mas um pouco mais crescido, então regista a tua leitura na hora da leitura do 3º e 4º ano
Boas leituras !

Leitura em vai e vem 
Com o objetivo de dar continuidade ao projeto de leitura em vai e vem, no ensino à distância, a biblioteca criou, no 3º período do ano letivo 2019/2020 um espaço de partilha para que sejam colocadas as atividades realizadas a partir das leituras sugeridas ou outras. A ferramenta digital utilizada é o padlet. Contamos com a participação das crianças do agrupamento. Boas leituras!

Aler+2027
No ano de 2017/2018 as bibliotecas do agrupamento arrancar com o projeto Aler+ 2027, dando no anos seguintes (2018/19 e 20) continuidade às diferentes ações propostas no referido projeto.

Ler+ para celebrar a diversidade
 No âmbito do prjeto Ler+ para celebrar a diversidade, integrado no projeto Aler+ 2027 foi criado um site onde são registadas as atividadas decorrentes do projeto.


Os Ratinhos da biblioteca
Com o projeto "Aprender com a biblioteca escolar", implementado na escola no ano de 2013, surgiu o blogue Os Ratinhos da biblioteca. Neste espaço, as turmas envolvidas reproduziram as atividades realizadas em articulação com as disciplinas nomeadamente a disciplina de portugês.

Leituras que unem
No ano 2015/2016, os alunos do 8ºD analisaram a obra  O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, uma história de amor de Jorge Amado. Baseado no subtítulo uma história de amor, os alunos foram convidados a apresentar à turma uma outra história de amor retratada na literatura, pintura ou música. Orientados pela docente de português e professora bibliotecária, os alunos realizaram várias pesquisa e procederam à elaboração do respetivo  trabalho . A realização deste trabalho permitiu a aplicação do  referencial Aprender com a BE.
Ano 2014-2015
No âmbito da aplicação do referencial "Aprender com a BE" a turma A do 5º ano, sob a orientação da docente de português e a equipa da BE, desenvolveu várias atividades cujo tema integrou o projeto Ler+Mar. Para a realização destes trabalhos, os alunos, apoiados pelas docentes, trabalharam a pesquisa da informação, efetuando, de seguida, o tratamento da mesma. Vejam o resultado.
Ainda no âmbito da aplicação do referencial "Aprender com a BE" a turma D do 7º ano, sob a orientação da docente de português e a equipa da BE, desenvolveu várias atividades integradas no projeto "Faz-se Luz...". Para a realização destes trabalhos, os alunos, apoiados pelas docentes, trabalharam a literacia dos media, dando ênfase aos perigos da Internet à Luz das regras de uma Internet Segura, efetuando o seu tratamento no programa publisher. Aqui estão publicados os trabalhos realizados.

Read more publications at Calaméo

Cientistas em acção
Neste blogue Cientistas em acção pretende-se retratar as diferentes ações levadas a cabo pelos alunos do 2º ciclo para dar a conhecer a natureza da terra aos intervenientes do projeto Comenius, no ano de 2008/2009

Comenius@Castelo do Neiva
No ano de 2008/2009, foi criado este blogue Comenius@Catelo do Neiva  para dar a conhecer as diferentes atividades desenvolvidas no âmbito do projeto Comenius.

Sem comentários:

Enviar um comentário