FAQ - (Frequently Asked Questions) – Perguntas Frequentes:
Espaço onde podes colocar as tuas questões e/ou solicitar esclarecimentos
A Biblioteca Escolar garante apoio ao utilizador na seleção, acesso e
avaliação da informação útil/necessária.
Este apoio é prestado presencialmente e
à distância. O apoio à distância materializa-se através da comunicação direta
com o utilizador (recorrendo a diversos canais de comunicação, de forma
síncrona ou assíncrona) ou através da disponibilização de serviços/informação.
Procuramos, através destas FAQ, esclarecer as dúvidas do utilizador (aluno, professor, encarregado de educação) e prestar informação sobre os serviços que a BE presta, sem que para isso o utilizador tenha de solicitar apoio direto.
1- Como funciona o serviço de atendimento à comunidade educativa à distância?
Atendimento assíncrono - Atendimento 24/ 24. Toda a comunidade educativa poderá estabelecer contactos com as Professoras Bibliotecárias através dos seus endereços eletrónicos
Atendimento via email: biblioteca.neiva@escolasmontedaola.pt
2- Que tipo de apoio é disponibilizado pela biblioteca?
A BE apoia o funcionamento das
atividades curriculares e formativas:
- Modalidade de ensino à distância:
A biblioteca disponibiliza um conjunto
de serviços em linha, capazes de apoiar as atividades letivas em articulação
disciplinar e as iniciativas do seu plano de atividades nos domínios do apoio
à leitura, às literacias e às atividades de caráter livre, em articulação
com as famílias.
- Modalidade de ensino presencial:
A biblioteca promove o desenvolvimento das literacias da leitura, da informação e dos media; disponibiliza recursos e ferramentas de apoio às atividades letivas; faculta formação e apoio na utilização de recursos e ferramentas digitais; orienta a pesquisa de informação e a seleção de recursos e auxilia a realização de atividades livres, em articulação com os docentes e as famílias.
3 - Qual o horário de
funcionamento das BE do Agrupamento de Monte da Ola?
Na modalidade ensino à distância, a Biblioteca continua
online e está aberta 24 horas por dia.
Na modalidade de ensino presencial, a BE funciona ininterruptamente das 8h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira.
4 - Os encarregados de
educação e as pessoas da comunidade podem requisitar livros na BE?
Todos os livros existentes na BE destinados a empréstimo domiciliário podem ser requisitados por encarregados de educação e pela comunidade educativa local. Para tal basta inscrever-se como utilizador/ leitor da BE.
5 - O meu filho é aluno do Agrupamento
de escolas de Monte da Ola. Ele pode requisitar livros para mim ou tenho que ir
eu à BE?
Os alunos podem requisitar livros para a
família. Para que isso seja possível basta que o aluno tenha os dados que são
pedidos na ficha de utente:
● nome do familiar
● data de nascimento
● nº de CC
● morada
● telefone ou email
6- - Posso fazer o empréstimo de um livro de outra biblioteca escolar nas BE do Agrupamento de Monte da Ola?
Sim. As bibliotecas
escolares e a Biblioteca Municipal do concelho de Viana do Castelo fazem
parte de uma rede concelhia de bibliotecas (RCBVC). Todas
contribuem para a existência de um catálogo coletivo. Isso
significa que os recursos podem ser geridos de forma integrada, permitindo
que todas as BE possam requisitar livros do fundo documental de
outra BE para disponibilizar aos seus utilizadores.
7 -Para saber os recursos documentais que as Bibliotecas Escolares de Monte da Ola disponibilizam, tenho que me deslocar à biblioteca da escola?
Não. O catálogo está disponível online e pode ser consultado de qualquer lugar onde exista ligação à internet. Acesso ao catálogo
8- Posso utilizar o formulário
disponível no blogue para perguntar se existe determinado livro/documento na
BE?
Sim. O formulário de contacto permite esta funcionalidade.
9- Qual o tempo de resposta às
dúvidas/solicitações?
Durante o período letivo, o tempo médio de resposta é de cerca de 24h.
10- Posso apresentar propostas de
aquisições?
Sim. Através do formulário de contacto (http://bibfozdoneiva.blogspot.com/) ou presencialmente, na modalidade de ensino presencial.
11 - O que acontece aos
alunos que têm livros para entregar, se a BE está fechada?
Enquanto a BE está fechada, os alunos devem ficar com os livros. A devolução será feita quando a Biblioteca reabrir.
12 - Como posso aprender a
trabalhar com aplicações/ ferramentas web, utilizadas pelo agrupamento?
Existe um conjunto de tutoriais alojados na plataforma MoodOla que ajudam a navegar nas diferentes ferramentas Web. A Biblioteca, na página Apoio ao Utilizador também disponibiliza um conjunto de tutoriais para aprender a trabalhar com as diferentes aplicações utilizadas pela BE na promoção das atividades.
13 - Onde encontro recursos
digitais sobre as diferentes disciplinas?
A biblioteca disponibiliza no seu blogue, na página Recursos digitais um conjunto de assuntos em formato digital sobre as diferentes áreas do conhecimento.
14- Posso pedir a ajuda do professor
bibliotecário para ensinar os meus alunos a utilizarem aplicações digitais?
O professor
bibliotecário estará sempre disponível para dar apoio aos alunos. Para tal deve
ser contactado pelo professor para ser informado da aplicação a ser trabalhada
em contexto de sala de aula e assim poder programar e agendar as sessões em
articulação com o docente.
15 - Preciso de apoio para fazer um
trabalho. A biblioteca pode ajudar? Como?
Sim. A biblioteca
ajuda-te a fazer o teu trabalho.
-Na modalidade de
ensino à distância, utiliza os canais de contacto da biblioteca: E-mail,
formulário de contacto.
-Na
modalidade de ensino presencial, solicita diretamente o apoio do professor
bibliotecário
16 - Com o regresso às aulas
presenciais, a biblioteca vai estar aberta?
Sim. O serviço de
biblioteca funcionará de acordo com o Plano de Contingência da
biblioteca.
A Biblioteca
Escolar disponibiliza os seus serviços à comunidade educativa do Agrupamento,
dentro do horário estabelecido, assegurando, nomeadamente, a requisição do
fundo documental.
17- Posso utilizar a zona de
computadores/multimédia?
Sim, essas áreas
são utilizadas de acordo com a ordem de chegada dos alunos, salvaguardando-se
situações em que:
- Tenha
havido reserva do espaço por parte do docente;
- Tenha sido
solicitado por alunos que pretendam realizar trabalhos de pesquisa, no âmbito
da concretização de tarefas escolares.
18- Posso jogar em linha ou ver filmes
na Biblioteca?
Sim, podes jogar os jogos autorizados
pela BE e ver os filmes existentes nesta estrutura, excetuando as situações em
que:
- Haja alunos a realizar tarefas escolares;
- Esta esteja a ser utilizada por uma
turma, a fazer trabalho de pesquisa ou a ter formação de utilizadores.
- Não seja perturbado o ambiente de trabalho e de estudo
próprio da BE.
19 - Não encontro nestas
FAQ a resposta à minha dúvida. O que devo fazer?
Usa um dos seguintes canais de
comunicação virtuais: e-mail e formulário de contacto ou questiona diretamente
o teu professor bibliotecário.