FAQ

FAQ - (Frequently Asked Questions) – Perguntas Frequentes:


Espaço onde podes colocar as tuas questões e/ou solicitar esclarecimentos



A Biblioteca Escolar garante apoio ao utilizador na seleção, acesso e avaliação da informação útil/necessária.

Este apoio é prestado presencialmente e à distância. O apoio à distância materializa-se através da comunicação direta com o utilizador (recorrendo a diversos canais de comunicação, de forma síncrona ou assíncrona) ou através da disponibilização de serviços/informação. 

Procuramos, através destas FAQ, esclarecer as dúvidas do utilizador (aluno, professor, encarregado de educação) e prestar informação sobre os serviços que a BE presta, sem que para isso o utilizador tenha de solicitar apoio direto.

1- Como funciona o serviço de atendimento à comunidade educativa à distância?

Atendimento síncrono para professores e alunos | De segunda a sexta entre as 9:30 e as 11:30 através da aplicação Hangouts Meet, para apoio e orientação às atividades de pesquisa da informação e de seleção de recursos documentais.

                           Atendimento assíncrono - Atendimento 24/ 24. Toda a comunidade educativa poderá estabelecer contactos com as Professoras Bibliotecárias através dos seus endereços eletrónicos

Atendimento via email: biblioteca.neiva@escolasmontedaola.pt

                      2- Que tipo de apoio é disponibilizado pela biblioteca?

A BE apoia o funcionamento das atividades curriculares e formativas: 

- Modalidade de ensino à distância:

A biblioteca disponibiliza um conjunto de serviços em linha, capazes de apoiar as atividades letivas em articulação disciplinar e as iniciativas do seu plano de atividades nos domínios do apoio à leitura, às literacias e às atividades de caráter livre, em articulação com as famílias.

- Modalidade de ensino presencial:

A biblioteca promove o desenvolvimento das literacias da leitura, da informação e dos media; disponibiliza recursos e ferramentas de apoio às atividades letivas; faculta formação e apoio na utilização de recursos e ferramentas digitais; orienta a pesquisa de informação e a seleção de recursos e auxilia a realização de atividades livres, em articulação com os docentes e as famílias.

3 - Qual o horário de funcionamento das BE do Agrupamento de Monte da Ola?

Na modalidade ensino à distância, a Biblioteca continua online e está aberta 24 horas por dia.

Na modalidade de ensino presencial, a BE funciona ininterruptamente das 8h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira.

4 - Os encarregados de educação e as pessoas da comunidade podem requisitar livros na BE?

Todos os livros existentes na BE destinados a empréstimo domiciliário podem ser requisitados por encarregados de educação e pela comunidade educativa local. Para tal basta inscrever-se como utilizador/ leitor da BE.

5 - O meu filho é aluno do Agrupamento de escolas de Monte da Ola. Ele pode requisitar livros para mim ou tenho que ir eu à BE?

Os alunos podem requisitar livros para a família. Para que isso seja possível basta que o aluno tenha os dados que são pedidos na ficha de utente:

       ●     nome do familiar

       ●     data de nascimento

       ●     nº de CC

       ●     morada

       ●     telefone ou email

 6- - Posso fazer o empréstimo de um livro de outra biblioteca escolar nas BE do Agrupamento de Monte da Ola?

       Sim. As bibliotecas escolares e a Biblioteca Municipal do concelho de Viana do Castelo fazem    parte   de uma rede concelhia de bibliotecas (RCBVC). Todas contribuem para a existência de um   catálogo   coletivo. Isso significa que os recursos podem ser geridos de forma integrada, permitindo   que todas   as BE possam requisitar livros do fundo documental de outra BE para disponibilizar aos   seus utilizadores.

 7 -Para saber os recursos documentais que as Bibliotecas Escolares de Monte da Ola disponibilizam, tenho que me deslocar à biblioteca da escola?

Não. O catálogo está disponível online e pode ser consultado de qualquer lugar onde exista ligação à internet. Acesso ao catálogo   

8- Posso utilizar o formulário disponível no blogue para perguntar se existe determinado livro/documento na BE?

Sim. O formulário de contacto permite esta funcionalidade.

9- Qual o tempo de resposta às dúvidas/solicitações?

Durante o período letivo, o tempo médio de resposta é de cerca de 24h.

10- Posso apresentar propostas de aquisições?

Sim. Através do formulário de contacto (http://bibfozdoneiva.blogspot.com/) ou presencialmente, na modalidade de ensino presencial. 

11 - O que acontece aos alunos que têm livros para entregar, se a BE está fechada?

Enquanto a BE está fechada, os alunos devem ficar com os livros. A devolução será feita quando a Biblioteca reabrir.

12 - Como posso aprender a trabalhar com aplicações/ ferramentas web, utilizadas pelo agrupamento?

Existe um conjunto de tutoriais alojados na plataforma MoodOla que ajudam a navegar nas diferentes ferramentas Web. A Biblioteca, na página Apoio ao Utilizador também disponibiliza um conjunto de tutoriais para   aprender a trabalhar com as diferentes aplicações utilizadas pela BE na promoção das atividades.  

13 - Onde encontro recursos digitais sobre as diferentes disciplinas?

A biblioteca disponibiliza no seu blogue, na página Recursos digitais um conjunto de assuntos em formato digital sobre as diferentes áreas do conhecimento.


14- Posso pedir a ajuda do professor bibliotecário para ensinar os meus alunos a utilizarem aplicações digitais?

       O professor bibliotecário estará sempre disponível para dar apoio aos alunos. Para tal deve ser contactado pelo professor para ser informado da aplicação a ser trabalhada em contexto de sala de aula e assim poder programar e agendar as sessões em articulação com o docente.

 

15 - Preciso de apoio para fazer um trabalho. A biblioteca pode ajudar? Como?

      Sim. A biblioteca ajuda-te a fazer o teu trabalho. 

       -Na modalidade de ensino à distância, utiliza os canais de contacto da biblioteca: E-mail, formulário de contacto.

       -Na modalidade de ensino presencial, solicita diretamente o apoio do professor bibliotecário

 

16 - Com o regresso às aulas presenciais, a biblioteca vai estar aberta?

      Sim. O serviço de biblioteca funcionará de acordo com o Plano de Contingência da biblioteca.

      A Biblioteca Escolar disponibiliza os seus serviços à comunidade educativa do Agrupamento, dentro do horário estabelecido, assegurando, nomeadamente, a requisição do fundo documental.

 

17- Posso utilizar a zona de computadores/multimédia?

      Sim, essas áreas são utilizadas de acordo com a ordem de chegada dos alunos, salvaguardando-se situações em que:

       - Tenha havido reserva do espaço por parte do docente;

       - Tenha sido solicitado por alunos que pretendam realizar trabalhos de pesquisa, no âmbito da concretização de tarefas escolares.

 

18- Posso jogar em linha ou ver filmes na Biblioteca?

      Sim, podes jogar os jogos autorizados pela BE e ver os filmes existentes nesta estrutura, excetuando as situações em que:

      - Haja alunos a realizar tarefas escolares;

      - Esta esteja a ser utilizada por uma turma, a fazer trabalho de pesquisa ou a ter formação de utilizadores.

    - Não seja perturbado o ambiente de trabalho e de estudo próprio da BE. 

19 - Não encontro nestas FAQ a resposta à minha dúvida. O que devo fazer?

      Usa um dos seguintes canais de comunicação virtuais: e-mail e formulário de contacto ou questiona diretamente o teu professor bibliotecário.