terça-feira, 5 de maio de 2020

5 de maio-Dia Mundial da Língua Portuguesa




Hoje dia 5 de maio, comemora-se, pela primeira vez,  o dia Mundial da Língua Portuguesa. Este dia foi oficializado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A cerimonia da ratificação foi celebrada em paris pela UNESCO na presença de vários representantes . Um deles foi o primeiro- ministro António Costa que declarou “é um passo muito importante para o reconhecimento global desta língua que é falada oficialmente em nove países, quatro continentes, e é a quinta mais utilizada no espaço da internet”.
O autor de Teoria da Literatura, Vítor Aguiar e Silva diz que o Português – “independentemente das estatísticas, que em países como Angola, Moçambique e mesmo no Brasil nem sempre batem certo” – é “realmente uma das grandes línguas do mundo, uma das grandes línguas de comunicação e de construção de cultura, de ciência e de tecnologia”. A criação de um dia oficial por parte da UNESCO vem agora conferir-lhe “um prestígio acrescido”


                                  depoimento de António Sampaio da Nóvoa,





Concurso literário Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa

No contexto do Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Camões, I.P., a Porto Editora e o PNL2027 promovem o concurso literário Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa, dirigido a alunos que frequentem cursos de língua e cultura portuguesas, na rede de Ensino Português no Estrangeiro.

 Consulte o Regulamento.



Sem comentários:

Enviar um comentário