sábado, 2 de maio de 2015

25 de Abril (3) - Fez-se luz sobre o conceito de Liberdade...

     A biblioteca aproveitou também o dia para tomar a liberdade de sondar, junto dos seus utentes, quais as conceções que tinham de Liberdade e o que fariam com ela...

     Neste breve filme regista-se alguns dos momentos dessa atividade.



     Fica também o registo do apanhado das ideias que se recolheram...

Para mim, Liberdade é…

Gostava de ter Liberdade para...
É ser feliz e acabar com a guerra.
Poder ser uma pessoa feliz.
É uma libertação do 25 de Abril…
Fazer amigos e gostar de outros amigos.
É brincar na rua com os amigos.
Viajar.
É poder ser livre e fazer o que quisermos.
Poder ter amor.
É poder brincar à vontade e poder fazer tudo o que nos apetecer.
Eu poder fazer o que quiser e tu o que quiseres.
É uma coisa maravilhosa.
Dizer o que penso.
Primeiro não poder fazer uma coisa e quando tiver liberdade já podes fazer essa coisa.
Poder estar sempre com as minhas amigas.
É poder escolher as minhas coisas.
Nascer, viver, morrer.
É ser feliz.
Poder escolher as minhas coisas e poder comprar o que quiser…
É amor, liberdade e felicidade.
Para ajudar pessoas pobres.
É ser livre para poder ter direitos.
Ir ao shopping sozinha e ir passear com os meus colegas.
É uma dádiva que nos permite fazer o que quisermos.
Poder ajudar o mundo a ser um lugar melhor.
É poder fazer o que quiser se não incomodar os outros.
Sair à rua sozinha.
É viver.
Pensar…
É pensar, falar.
Decidir por nós próprios.
É o poder de falar sem censura e pensar no que quisermos.
Poder pensar e falar sem censura.
É poder estar e sentir-me sem restrições como falar do governo, ter direitos e deveres, assim como igualdade perante a lei
Pensar, dizer, escolher, etc… tudo o que quisesse e não ser julgado por nenhuma pessoa.
É poder dizer o que quero.
Ser livre de me exprimir e poder estar em lugares públicos sem pagar.
É ser feliz e livre.
Dar a minha opinião.
É dizer tudo e fazer tudo que eu dissesse.
Ir para onde quero.
É uma pessoa poder fazer mais… ter liberdade para poder escolher por nós.
Poder viajar pelo mundo todo.
É um ato de alegria e amizade.
Decidir o futuro do país.
É poder fazer algo de bom por alguém.
Poder ajudar todos e poder praticar o bem.
É poder fazer coisas sem restrições e ajudar ao nível do bem.
Definir o futuro e poder ajudar algumas pessoas.
É poder expressar-me sem ser criticado por ninguém.
Fazer os outros felizes.
A liberdade é uma coisa boa porque sem ela não podíamos fazer certas coisas.
Dar liberdade a todas as pessoas.
É poder escolher quem decide o nosso destino e ajudar os outros a fazer do mundo um lugar melhor com felicidade.
Poder viver a vida com dignidade.
É ser livre e os nossos pais deixarem-nos ir onde quisermos.

É como nascer… poder brincar e depois estudar.




Sem comentários:

Enviar um comentário