sexta-feira, 1 de maio de 2020

As Maias



Com a entrada do mês de maio, logo no  primeiro dia, as portas ou janelas das casas do Minho, Douro e Beira Alta enfeitam-se com ramalhetes de giestas amarelas, também conhecidas por maias, anunciando desta forma a chegada da primavera.

Esta tradição chama-se “as maias”, “os maios” ou “a flor do maio” e é diferente consoante as regiões do país. Acredita-se que o cheiro das giestas ajuda a afastar o mau olhado e os maus espírito. Há terras onde se põem as flores no ferrolho da porta.
Atualmente a festa dos maias é pouco divulgada, no entanto, foi noutras épocas, celebrada em todo o país, tendo caído em desuso.


Origem
 A origem desta tradição, de reminiscências pagãs, encontra-se ligada a ritos de fertilidade, do início da Primavera e do novo ano agrícola. Segundo alguns, a Maia era uma boneca de palha de centeio, à roda da qual era costume dançar durante toda a noite, no primeiro de maio.
Também é identificada como uma menina de vestido branco coroada com flores, sentada num trono florido e venerada, todo o dia, com danças e cantares.
Ainda segundo outros, o nome do mês de maio terá tido origem em Maia, mãe de Mercúrio, e a ele está ligado o costume de enfeitar as janelas com flores amarelas.



Sem comentários:

Enviar um comentário