quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Celebração do dia mundial da música




O Dia Mundial da Música celebra-se anualmente a 1 de Outubro. A data de 1 de Outubro foi instituída em 1975 pelo International  Music  Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, e que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.

A proposta de consagração de um dia do calendário para celebrar a Música veio do grande músico e violinista Yehudi Menuhin,
na altura Presidente do Conselho International da Música ( International Music Council), desaparecido em 1999.

Objetivos do Dia Mundial da Música:
  • Promover a arte musical em todos os setores da sociedade;
  • Divulgar a diversidade musical;
Em Portugal esta efeméride é celebrada em muitos locais com a realização de concertos e outras apresentações em que a música é o elemento principal.
Para celebrar o dia, a biblioteca escolar em articulação com a docente de Educação Musical realizou uma exposição para divulgação da história do dia e ainda organizou uma bibliografia, destacando-se a maioria dos nossos livros sobre compositores e alguns instrumentos musicais. As turmas dos 5º e 6º anos, acompanhadas da docente de Educação Musical, fizeram uma visita guiada à exposição e descobriram instrumentos de sopro, cordas e de percussão. Durante a visita ainda ouviram excertos da sinfonia de Beethoven e o maior mestre da guitarra portuguesa, Carlos Paredes.
Foram momentos agradáveis onde se leu + música.
 Fica aqui o registo de uma frase de Hans Christian Andersen.
Onde as palavras falham
a música fala.







Sem comentários:

Enviar um comentário