quarta-feira, 14 de março de 2018

14 de Março, dia do PI

No âmbito do projeto aler+, a biblioteca escolar em articulação com a disciplina de Matemática, celebrou o dia do PI. Organizou-se uma exposição com informação sobre o PI que foi visitada por muitos alunos da escola . Na parte da manhã, os alunos do 8ºC ainda deram a conhecer às turmas do 7º, 8º e 9º anos o quanto é importante o PI na vida de cada um de nós. Também produziram o seguinte texto que foi lido pelo número 3,  nas diferentes aulas. 
Segue o texto que foi dramatizado pelo número 3:
"Olá,
Eu sou o PI, e hoje é o meu dia (3,14= 14março)!
Por isso decidi fazer-lhes uma visita, com as minhas primeiras 13 casas decimais!
Haveria muitas…, muitas,….. muitas….. mais!
Só para teres uma ideia se trouxesse mil milhões de dígitos estender-se-iam por mais de 18000 km, sem nunca se repetirem!. E ainda não estavam todos!.....
Por isso se diz que sou uma dízima infinita não periódica ou seja um número irracional!
Mas quem sou eu?!!
Se dividires o perímetro de um círculo pelo seu diâmetro encontras sempre o mesmo valor,…… aproximadamente 3,14…..
Qualquer que seja o tamanho do círculo, a razão entre o comprimento e o seu diâmetro, sou eu, o PI!
Sou mesmo muito interessante!!!!!
E onde me podes encontrar?
No cilindro, no cone, na esfera,……Hah!

Precisas de mim para calcular o volume do cone, do cilindro, da esfera, mas também sou preciso para determinar o tempo que um planeta leva a descrever uma órbita em torno do sol.
Sou mesmo muito importante e por isso ainda continuam à procurar de mais casa decimais….Pergunto-me, será necessário encontrar mais?
Não bastariam os 10 biliões (doze zeros) já conhecidos?
Podes pesquisar muito mais sobre mim e quem sabe memorizar algumas das minhas casas decimais. Sabias que em 2002 um japonês recitou 83.431 dígitos memorizados, durante 13 horas?
Sabias que Einstein nasceu neste dia?
 Muitas mais curiosidades podes tu descobrir, procura-me."









Sem comentários:

Enviar um comentário