terça-feira, 10 de novembro de 2015

Concurso Nacional de Leitura- 1ª fase

Estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional de Leitura. As obras a concurso são as seguintes: Cortei as tranças de António Mota, Os da minha rua de Ondjaki e o Principezinho de Antoine Saint Exupéry.
A prova  desta 1ª fase realizar-se á no dia 14 de janeiro às 14.30 h.
Inscrevam-se, não percam esta oportunidade de representar a vossa escola, na fase distrital.

Boas leituras.


Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma. Também recomendado para a Formação de Adultos, como sugestão de leitura.

Há espaços que são sempre nossos. E quem os habita, habita também em nós. Falamos da nossa rua, desse lugar que nos acompanha pela vida. A rua como espaço de descoberta, alegria, tristeza e amizade. Os da Minha Rua tem nas suas páginas tudo isso








Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para o 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Quando tudo parece correr bem, quando menos se espera, a vida sobressalta-nos e prega-nos valentes partidas. É o que acontece à protagonista desta história que se vê obrigada a crescer vertiginosamente. Perde a mãe. Corta as tranças. Era preciso parecer mais velha. Um terrível acidente corta-lhe os sonhos
 


Plano Nacional de Leitura
O narrador da obra é um piloto com um avião avariado no deserto do Sahara, que, tenta desesperadamente, reparar os danos causados no seu aparelho. Um belo dia os seus esforços são interrompidos devido à aparição de um pequeno príncipe, que lhe pede que desenhe uma ovelha. Perante um domínio tão misterioso, o piloto não se atreveu a desobedecer e, por muito absurdo que pareça - a mais de mil milhas das próximas regiões habitadas e correndo perigo de vida - pegou num pedaço de papel e numa caneta e fez o que o principezinho tinha pedido. E assim tem início um diálogo que expande a imaginação do narrador para todo o género de infantis e surpreendentes direções. «O Principezinho» conta a sua viagem de planeta em planeta, cada um sendo um pequeno mundo povoado com um único adulto. Esta maravilhosa sequência criativa evoca não apenas os grandes contos de fadas de todos os tempos, como também o extravagante «Cidades Invisíveis» de Ítalo Calvino. Uma história terna que apresenta uma exposição sentida sobre a tristeza e a solidão, dotada de uma filosofia ansiosa e poética, que revela algumas reflexões sobre o que de facto são os valores da vida.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário