segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

SeguraNet


 



Ataque de Hackers na China ou falha humana?









SeguraNet


O Dia da Internet Mais Segura 2014 celebra-se a 11 de fevereiro, este ano com o tema “Juntos vamos criar uma Internet melhor” (em inglês, Let's create a better internet together), envolvendo mais de 100 países em seis continentes.

 Em Portugal terão lugar mais de 600 ações sobre a utilização segura da Internet, a decorrer entre 11 e 28 de fevereiro em todo o país.

Dinamizadas pelo Centro Internet Segura, projeto coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, estas atividades têm como propósito sensibilizar a população, em especial jovens e crianças, para beneficiar em segurança das oportunidades oferecidas pela Internet. Estendem-se também a outros grupos da população, nomeadamente seniores e pessoas com necessidades especiais, incluindo várias iniciativas destinadas a pais e educadores.
 
Mais de 250 escolas irão participar em atividades com alunos e/ou encarregados de educação, que promovem a utilização crítica, consciente e segura da Internet. Organizadas pela equipa da Seguranet - componente do Centro Internet Segura a funcionar para a comunidade escolar do ensino básico e secundário no Ministério da Educação e Ciência - estas iniciativas envolveram, em 2013, cerca de 58000 alunos, professores, pais e educadores.
Segundo Nuno Moreira, coordenador do Centro Internet Segura, «A Internet mudou, e continuará a mudar, a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Nunca, como agora, foi tão fácil e rápido trocar informação quebrando as barreiras do espaço e do tempo. Para acompanhar esta revolução é fundamental, por um lado, ensinar aos utilizadores a forma segura de usufruir das enormes potencialidades da Internet e, por outro lado, sensibilizar para o facto de que uma utilização informada e responsável contribui para elevar a qualidade da Internet onde navegamos».
 
 
 
Para mais informações e serviços sobre a temática consulte:
 
 
 
 
www.internetsegura.pt – Portal nacional com informações sobre o projeto, dicas para uma navegação segura, recursos para os utilizadores e quizzes para avaliação de conhecimentos (secção A INES pergunta);
 
www.Seguranet.pt – Sítio dedicado à temática da Internet Segura para a comunidade escolar: escolas, professores, alunos, e encarregados de educação e familiares de alunos;
 
http://LinhaAlerta.internetsegura.pt – Serviço “Linha Alerta” do Centro Internet Segura para denúncia de conteúdos ilegais online.
 
http://www.internetsegura.pt/linha-ajuda – Serviço “Linha Ajuda” do Centro Internet Segura para atendimento telefónico e online de crianças, jovens, pais e professores, sobre questões relacionadas com o uso de tecnologias em linha.
 
https://www.facebook.com/internetsegura.pt – Serviço de Dicas diárias do Centro Internet Segura sobre como garantir a segurança na utilização das TIC e da Internet.
 
 









Sobre o Centro Internet Segura:
 
O Centro Internet Segura, a operar desde 2007, é da responsabilidade de um consórcio coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, que envolve a Direcção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência (DGE), o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e a Microsoft Portugal, e assegura a representação portuguesa na INSAFE - rede europeia de cooperação dos projetos que promovem a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos, financiada pela Comissão Europeia.
 

 
 




Sem comentários:

Enviar um comentário