sábado, 14 de abril de 2012

2ª fase do Concurso Nacional de Leitura

Realizou-se, hoje, dia 14 de Abril de 2012, pelas 13h30,  na biblioteca municipal de Valença, a  2ª fase do concurso nacional de leitura. Os alunos  Liliana Viana do 7º D, João Pedro Sousa do 9º C e Stephane Ferreira do 9º B participaram na prova distrital do referido concurso onde prestaram os seus conhecimentos sobre as duas obras de leitura obrigatória, a saber: Zorro: o começo da lenda de Isabel Allende e Para maiores de dezasseis de Ana Saldanha. Num primeiro momento,  os alunos realizaram uma prova escrita, de carácter  eliminatória. A etapa seguinte foi realizada pelos 5 alunos apurados na primeira prova. Assim,  dos cem alunos que representavam as diferentes escolas do distrito de Viana do castelo, foi apurado para a fase seguinte o aluno Stephane Ferreira do 9º B que realizou em palco a prova oral. Nesta prova, o aluno ficou em terceiro lugar e não irá a fase final. Contudo, a escola e colegas ficaram muito orgulhosos da sua prestação.


Sinopse
Califórnia, ano de 1790: começa uma aventura numa época fascinante e turbulenta, com personagens cativantes e de espírito indômito, e um homem de coração romântico e temperamento firme chamado Diego de la Vega... o Zorro. Isabel Allende, autora de grandes sucessos internacionais como A Casa dos Espíritos, De Amor e de Sombra, Paula e Cidade das Feras, lança mão de seu talento literário para narrar a história do maior e mais famoso herói de todos os tempos. Zorro - Começa a Lenda é uma aventura sem igual, que encantará leitores de todas as gerações. A autora resgata a figura do cavaleiro mascarado e, com ironia e sensibilidade, cria um personagem superior à própria lenda.
Aventureiro, apaixonado, intrépido e brincalhão. É a lenda do Zorro. E esta é a crônica de uma vida extraordinária em tempos excepcionais: a de Diego de la Vega... despojado de sua máscara. Um relato que começa no ano de 1790, em terras da Alta Califórnia, quando um jovem capitão espanhol se apaixona por uma índia de alma rebelde.
Zorro é o retrato de personagens de carne e osso, com virtudes e fraquezas, sensíveis e impetuosos, que nos arrastam em suas aventuras através de uma época vibrante. Com sua habitual maestria, Isabel Allende nos revela a vida simples das missões espanholas na Califórnia no início do século XIX e a agitação nas ruas de uma Barcelona ocupada pelas tropas napoleônicas em plena Guerra da Independência; os ritos de iniciação das tribos indígenas e os mistérios para ter acesso a uma sociedade secreta européia; a espiritualidade de um código de honra sem fronteiras e as contradições da alma humana... Zorro - Começa a Lenda, de Isabel Allende, é uma aventura como as de antigamente


Sinopse
O tema central do livro, embora delicado, é extremamente actual: uma rapariga de 15 anos que se envolve com um homem de 29 anos. A protagonista feminina, Dulce, é uma "Lolita" do século XXI: rapariga adolescente, antes uma criança gordinha, que se reinventa fisicamente mas que altera também o seu interior para se adaptar às pessoas com as quais se cruza. Emocionalmente uma criança, mas com corpo de mulher, utiliza o poder que a sociedade lhe dá para seduzir um homem adulto sem pensar nas consequências. O protagonista masculino, Eddie, não é exactamente o «Lobo Mau», mas veste muito a pele de cordeiro: mais velho, mais experiente, é nitidamente um efebófilo. Sente o medo de ser apanhado em falta e a ilegalidade da situação, mas está viciado na excitação, no perigo e na adoração dela.

1 comentário:

  1. Os 3 alunos estão de parabéns, tiveram uma boa prestação, comportamento exemplar, boa disposição e muito entusiasmo,continuem assim e não se esqueçam das leituras.
    Votos de muitas felicidades para o futuro.
    A professora bibliotecária

    ResponderEliminar