Vida na BE


Revolução dos cravos

Abril 1974
O cravo vermelho tornou-se o símbolo da Revolução de Abril de 1974. Segundo se conta, foi uma florista de Lisboa que iniciou a distribuição dos cravos vermelhos pelos populares que os ofereceram aos soldados. Estes colocaram-nos nos canos das espingardas. Por isso se chama ao 25 de Abril de 74 a "Revolução dos Cravos "
 

 


A celebração do mês internacional da biblioteca decorreu com muita alegria e entusiasmo. O concurso  organizado pela equipe da biblioteca  e intitulado a “Biblioteca da Minha Escola”foi muito participado pelos alunos do 1º ciclo que, graças a uma prodigiosa imaginação, apresentaram 51 trabalhos.  
Depois de uma “árdua” escolha, a equipa da BE selecionou os trabalhos de Inês (3ºano) e Margarida Costa (4º ano):



Parabéns às vencedoras !!!



Concurso Nacional de Leitura
A 6ª edição do Concurso Nacional de Leitura 2011 / 2012 desenvolve-se , como nos anos transatos, em três fases diferentes : a 1ª fase decorrerá ao longo do 1º período e serão selecionados três vencedores que estarão presentes na 2ª fase distrital.
Para a 1ª fase do concurso, os docentes do 2º ciclo selecionaram as seguintes obras: 5º ano " Hugo e eu e as mangas de Marte" de Richard Zimler, 6ºano " Três Histórias do Futuro" de Luísa Ducla Soares. Relativamente ao 3º ciclo, foram selecionadas as seguintes: 7º ano " Cão como Nós" de Manuel Alegre, 8º ano " As invenções de Hugo Cabret" de Brian Selznich e 9º ano " A Turma " de François Begaudeau.
Os alunos prestarão provas no dia 14  de dezembro.
Boas leituras!!!!!














 
Outubro: mês internacional da Biblioteca Escolar
24 outubro: dia da Biblioteca Escolar
Outubro é considerado o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 24 de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar.
Participa na comemoração deste evento aparecendo na biblioteca, lendo um livro, escrevendo um texto ou realizando as atividades propostas pelos professores!
No decorrer da semana, a BE vai contar com atividades diversificadas, nomeadamente: visitas guiadas para os novos alunos, elaboração de cartazes alusivos à Biblioteca da Minha escola e exposição dos mesmos.
Vem visitar a BE.
Aproveita e requisita um livro!
O BI (a mascote da tua escola) tem uma surpresa para ti.
 



Regulamento do concurso: A biblioteca da minha escola...

DATA

1.   O concurso decorre durante o mês de Outubro, sendo o limite de entrega dos trabalhos dia 31 de Outubro 2011.

CONCORRENTES

2.   O Concurso é aberto a todas os alunos.
3.   Cada aluno concorrente é responsável pela originalidade do seu trabalho, podendo concorrer apenas com um.
4.   Ao participar no concurso os concorrentes declaram conhecer e aceitar o presente Regulamento.

           CARACTERÍSTICAS DAS  PROPOSTAS

                       5.  Os trabalhos terão obrigatoriamente de incluir:
a) a designação da BE-CRE Agrupamento de Escolas Foz do Neiva
b) deverão ser apresentados em papel formato A4;
c) O tipo de letra e outras características tipográficas são da inteira      escolha dos concorrentes.

IDENTIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

6.      A identificação das propostas deverá ser feita através do nome, ano, número e turma.

ELEIÇÃO DO MELHOR TRABALHO

7.      O júri será constituído pelos elementos da Equipa Coordenadora da Biblioteca Escolar.
8.      Serão eleminados do concurso os trabalhos que não respeitem o prazo de entrega assim como o que está disposto nas alíneas no ponto 6. deste regulamento.

Dia do Autor Português - Encontro com a escritora Manuela Monteiro

 No dia 24 de Maio a escritora Manuela Monteiro visitou a nossa escola e, na Biblioteca, divulgou as suas obras aos alunos do 6.º ano.
Um grupo de alunos do 6.º D, em colaboração com a professora Paula Miranda apresentou  uma pequena dramatização da obra "O rapaz do Computador" de Maria Teresa Maia Gonzalez .
Vejam como tudo aconteceu!

Click to play this Smilebox slideshow


Encontro com a escritora La Salette Sá

No dia 24 de Maio, no âmbito das comemorações da  Feira do Livro da Primavera, a escritora La Salette Sá esteve na Biblioteca Escolar para apresentar a sua obra aos alunos do 5.º e 7.º anos.
Vê como decorreu este encontro!

Click to play this Smilebox slideshow


Encerramento da Feira do Livro da Primavera

No dia 27 de Maio, na sessão de encerramento da Feira do Livro da Primavera,  a equipa da Biblioteca Escolar em colaboração com " Os Amigos do BI", apresentou a dramatização do Poema " O mostrengo" extraído da obra "Mensagem" de Fernando  Pessoa.




Seguidamente foram distribuídos os Diplomas aos alunos que mais se distinguiram nas diversas actividades desenvolvidas pela Biblioteca Escolar.
















O Pré-Escolar visita a Biblioteca e assiste à dramatização da história digital "O Gato Gonçalves" pelos Amigos do Bi













Visitas à BE


Durante o mês de Maio, as turmas do 3.º Ciclo visitam a Biblioteca onde está presente a Exposição sobre a Personalidade do Mês Marie Curie.
Vê como aconteceu!... 


 Lenda da Europa
                                                                                                                       Europa e o Touro
Europa era uma princesa, filha de Aginor e Telefasa. Os deuses do Olimpo conheciam a beleza de Europa e tentavam raptá-la sem êxito. Foi então que Zeus, o deus supremo dos antigos gregos, se apaixonou por ela, ao vê-la jogar com as suas amigas na praia de Sidon, ficou maravilhado pela sua beleza. Como sabia que ela podia recusar o seu amor, pediu ajuda ao seu filho Hermes para preparar o encontro. Zeus tinha decidido transformar-se num belo touro, para raptar a jovem Europa. Hermes estava encarregado de conduzir o rebanho de bois do rei, desde os altos prados até à praia, perto do sítio onde Zeus sabia que Europa e outras donzelas de Tiro acudiam para passar uma tarde de diversão.
Zeus adquire a forma de um touro branco, de feições nobres, com cornos parecidos ao crescente lunar, os quais não infundiam medo algum. Aproximou-se, saindo do rebanho, do grupo das jovens, e prostrou-se aos pés de Europa. Primeiro, a jovem assustou-se, mas rapidamente foi ganhando confiança. Optou por acariciar a cabeça do maravilhoso animal, colocando-lhe umas grinaldas de flores que as raparigas entrelaçavam entre os cornos. Europa decide então sentar-se em cima do animal, tão confiante e alheia do que a esperava. O touro beijou os pés da jovem, enquanto as suas amigas a adornavam. Zeus decidiu continuar o seu plano. O animal ergueu-se e sem demora lançou-se ao mar levando consigo Europa no seu dorso. Em vão Europa gritava, suplicando, mas o touro nadava furiosamente, afastando-se da costa.
As amigas, que ficaram na praia, surpreendidas, acenavam as mãos em gesto de desespero, lançando-se no mar aberto, com os Ventos a ajudarem a avançar, surgindo grupos de divindades marinhas como cortejo. Europa para não cair das suas costas teve que agarrar-se aos cornos, sendo que após uma longa viagem chegaram a Creta, onde Zeus assumiu de novo a forma humana. Desesperados e por ordem do seu pai, os irmãos e a mãe de Europa partiram à sua procura, mas não deram com ela.
Foi em Creta, mais precisamente na fonte de Gortina, sob a frondosa sombra dos plátanos onde o casal se uniu. Desde aquele dia que os plátanos nunca mais perderam as suas folhas no Inverno, dado que serviram para amparar o amor de um deus.
Da união de Zeus e Europa nasceram três filhos: o valente Sarpidon, o justo Radamantes e o legendário Minos, rei de Creta, de cuja família nascerá posteriormente o Minotauro, monstro com cabeça de touro e corpo humano. Este monstro estava encerrado num Labirinto construído por Dédalo.
Quando Europa morreu foram-lhe concedidas as honras divinas, sendo que o touro, isto é, a forma na qual Zeus havia amado Europa, foi convertido na constelação de Tauros e incluído nos signos do Zodíaco.
O pai de Europa, que nunca soube o que lhe acontecera, continuava a procurá-la por toda a parte, gritando o seu nome, mas nunca a encontrou. Decidiu então meter-se no seu barco mais rápido e prosseguir a busca por toda a Grécia e por todo o continente. O rei gritava desesperado o nome da sua filha, mas Europa não aparecia. A lenda diz que o rei passou por muitos lugares em busca da sua filha, lugares que agora são conhecidos como França, Alemanha, Itália… e como as pessoas que habitavam esses sítios na antiguidade escutavam em toda a parte o nome de Europa, decidiram chamar assim a terra que hoje em dia é o continente de Europa.






No dia 27 de Abril a escritora Maria do Céu Nogueira encantou os alunos do 1º ciclo 
com suas "Histórias memórias e contos tontos".
Vê como foi.
Click to play this Smilebox slideshow


No dia 26 de Abril o grupo de teatro Ágil apresentou aos alunos do 1.º Ciclo,a dramatização de "Rha" de Lucílio Valdez.


Click to play this Smilebox slideshow

O grupo de teatro Caracol de Corrida apresentou a "História breve da Lua" de António Gedeão aos alunos do 5.º ano.
Click to play this Smilebox slideshow

Os alunos dos CEF participaram na sessão dinamizada pelo escritor Miguel Horta.

Click to play this Smilebox slideshow



                    Conhece os maiores leitores... os PapaLivros da nossa Biblioteca

PapaLivros
Nome do aluno(a)
n.º de empréstimos
Daniela Torres Alves
46
Diana Rodrigues Araújo
18
André Filipe Vaz Coutinho
16
Rui Manuel Sousa Lima
16
Carolina Costa Torres
13
Élia Trindade Laranjeira
13
Diana Vitorino Rodrigues
11
Francisco José de Araújo Dantas da Silva
11
Cátia Soares de Sá
10
Cristina Daniela Sá Ribeiro
10
Joana de Brito Cruzeiro
10


Calendarização
Actividades dinamizadas pela Biblioteca Escolar no âmbito dos Contornos da Palavra e na comemoração do Dia Mundial do Livro


Horário
26 de Abril
27 de Abril


9.00

EB1 Chafé
 – Maria do Céu Nogueira


9.30
EBI ”(1.º Ciclo)
 – “Rha”
Dramatizado pelo grupo de teatro Ágil

EB1 Santana
“Rha”
Dramatizado pelo grupo de teatro Ágil


10.30
EB1 de Fieiros do Mar e Jardim de Infância  -
“ Leónida Devora os Livros”
Dramatizado pelas técnicas da Biblioteca Municipal



11.00

EB1 Santana
–  Maria do Céu Nogueira






14.00
EB1 Amorosa
 - “Rha”
Dramatizado pelo grupo de teatro Ágil

EB1 Chafé
 – “Rha”
Dramatizado pelo grupo de teatro Ágil



EBI Castelo do Neiva 
–  Maria do Céu Nogueira


14.30
EBI (CEF)
 – Miguel Horta



EBI – (5.º ano)
“História breve da Lua”  
Dramatizada pelo grupo de teatro Caracol de Corrida





Os nossos leitores
Ana Carolina, Tiago e João Pedro foram os representantes da nossa escola no concurso distrital que se realizou nos Arcos de Valdevez. A prova, no dizer dos concorrentes, foi acessível, no entanto, não foram seleccionados   para a fase final, dado o grande número de participantes. Porém, este facto não desanimou os nossos alunos, pelo contrário, incentivou-os ainda mais à participação em novos concursos.
Este evento proporcionou-lhes o encontro com o escritor João Tordo e a possibiblidade de o entrevistar.










No final, todos manifestaram um grande entusiasmo  por terem representado a escola.


                               




                                                                     


                                    “Só é lixo se quiseres”

4 a 8 de Abril
 Exposição temática disponibilizada pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo. e dinamizada pela Biblioteca Escolar em colaboração/articulação com os professores de Geografia, Ciências Naturais e Ciências Físico Química.
          Visita a Exposição!
          Aparece e aprende!


       









O livro infantil em festa
2 de Abril – Dia Internacional do Livro Infantil

Com o objectivo de promover o gosto pela leitura junto dos mais novos, comemora-se a 2 de Abril – data de aniversário do escritor Hans Christian Andersen¬ – o Dia Internacional do Livro Infantil.
A DGLB assinala esta data com a publicação de um cartaz da autoria de Bernardo Carvalho, vencedor da 14ª edição do Prémio Nacional de Ilustração.
Todos os anos, por esta ocasião, o IBBY – International Board on Books for Young People convida um autor para redigir uma mensagem dirigida a todas as crianças do mundo, e um ilustrador para conceber um cartaz. Este ano coube a Aino Pervik a redacção da mensagem. O cartaz é da autoria da ilustradora Jüri Mildeberg.

2011-03-22

Para comemorar este dia, a biblioteca escolar do Agrupamento Foz do Neiva organizou uma exposição do livro infantil.
No decorrer da semana, os monitores da BE animam os intervalos dos  mais novos com sessões de leitura.


O cartaz da minha escola


No âmbito da Semana da Leitura 2011 e das comemorações do Ano Internacional das Florestas, os alunos do 9º ano, aderiram  ao concurso "O Cartaz da Minha Escola", uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura.
Orientados pela equipa da BE e pela docente de Educação Visual, Elisabete Fernandes, os alunos envolveram-se num trabalho colaborativo onde mostraram um conjunto de saberes que passam pela Língua Portuguesa, Ciências e Artes. Foi com muito empenho e entusiasmo que os discentes participaram na actividade e que seguiram as instruções do concurso, pois o cartaz tinha que incluir obrigatoriamente um breve texto relacionado com a leitura e a floresta.
No final, os cartazes foram expostas ao público, na biblioteca, e um júri constituído por docentes da escola seleccionaram, para ser enviado a concurso, o cartaz elaborado pelos alunos Tiago Silva e Carlos Costa.
Queremos felicitar todos os concorrentes e desejar aos vencedores muita sorte para a próxima selecção.

Momentos Verdes

No decorrer da Semana da Leitura, os alunos, docentes e elementos da comunidade educativa participaram nas actividades propostas pela Biblioteca Escolar. Foram momentos de leitura e de reflexão partilhada sobre temas centrados na floresta e energia. Livros, jornais, revistas, filmes e textos de alunos foram os convidados de honra para a celebração do Ler +Verde.
Outros momentos muito apreciados por todos foram as visitas realizadas pelas turmas às exposições dos trabalhos elaborados  pelos alunos.
























Os monitores da BE alegram os alunos do 1.º Ciclo com as suas leituras verdes.
  



                     

                                                







No final da semana, os alunos do 3º ciclo assistiram a uma palestra sobre "A Floresta" dinamizada pela engenheira Fábiola Oliveira que sensibilizou os ouvintes para a conservação e preservação das nossas florestas.







 


Semana da Leitura
No âmbito da semana da leitura, Ler Verde,  a biblioteca escolar em colaboração com o CMIA de Viana do Castelo, promove uma palestra de sensibilização aos problemas da floresta, destinada aos alunos do 3º ciclo. A sessão será dinamizada pela engenheira Fabíola Oliveira durante o período da manhã, do dia 24 de Março de 2011.