quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Feliz Natal, Joyeux Noel, Merry christmas...

Os alunos do 7ºano realizaram nas aulas de Francês postais de Natal que expuseram na biblioteca escolar. Alunos de outros anos vieram visitar a exposição e leram as mensagens contidas nos postais, aproveitando para desejar a todos um feliz e santo Natal .




Fase escolar do Concurso Nacional de Leitura


No âmbito do Concurso Nacional de Leitura, integrado na ação 4 do TEIP “Sucesso e cidadania”, realizou-se a fase escolar, em todas as escolas do agrupamento, no dia 16 de dezembro. Os alunos participantes do 1º ciclo revelaram os conhecimentos relativos à história De “A Menina do mar” de Sophia Andresen, os do 2º ciclo prestaram conhecimentos acerca da obra “As naus de verde pinho” de Manuel Alegre e os alunos do 3º ciclo mostraram as suas competências leitoras acerca da história «Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor» de Manuel António Pina. A todos queremos dar os Parabéns pela participação e pelo desempenho!
Em Janeira será publicada a lista com o nome dos vencedores que irão representar o agrupamento na fase municipal








quinta-feira, 12 de dezembro de 2019


Destinada aos alunos do 9º ano da escola Básica da Foz do Neiva, realizou-se, nos dias 4 e 11 de Dezembro, uma palestra sobre “o desenvolvimento corporal, a obesidade e consequências para a saúde”. As duas sessões foram dinamizadas pelas enfermeiras do Centro de Saúde de Darque e promovidas pela Biblioteca escolar em colaboração com a equipa de trabalho colaborativo do 9º ano. Os alunos tiveram a oportunidade de consolidar e aumentar conhecimentos e sobretudo de colocar as dúvidas, no debate que se seguiu à apresentação.








quarta-feira, 20 de novembro de 2019

20 de Novembro: 30.º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança


Hoje, 20 de Novembro, a biblioteca escolar da escola básica da Foz do Neiva comemora o 30º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança. Esta data assinala a adopção da Convenção sobre os Direitos da Criança. Portugal ratificou o documento em 21 de setembro de 1990.
Na biblioteca, a efeméride foi assinalada com a exposição dos direitos da criança colocados na entrada e com o visionamento da mensagem do secretário-geral da ONU, António Guterres. 


A efeméride tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre os direitos das crianças e, alertar também estas, sobre os seus direitos, por forma a potenciar o seu desenvolvimento harmonioso a nível físico, psicológico, moral e social.
A Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), foi adotada pelas Nações Unidas, a 20 de novembro de 1989, com o firme propósito de garantir que todas as crianças, independentemente, da cor, sexo, religião, tenham garantido os direitos à sobrevivência, à educação, à proteção e, à não discriminação, entre outros. Este tratado de direitos humanos internacionais foi ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo, exceto pelos Estados Unidos da América. 
Se quiser saber mais sobre o assunto consulte aqui aqui

Ainda pode ser lida a notícia que apareceu, hoje, no jornal Público



quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Conta-me um conto

No ano em que se assinalou o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, a biblioteca municipal de Viana do Castelo, em colaboração com as bibliotecas do concelho, promoveu a dramatização da Fada Oriana, no âmbito da iniciativa Conta-me um conto. Assim os alunos do 3º, 4º e 5º anos assistiram à representação do conto e confrontaram-se com as atitudes de solidariedade, o sentido da responsabilidade, o egoísmo e a vaidade da Fada Oriana. Encontraram neste conto peripécias de uma luta entre o bem e o mal, próprio de muitos contos tradicionais para a infância. No final, ficaram todos encantados com a felicidade e alegria da Fada. Á saída, uma aluna do 4º ano comentou o seguinte “ Achei a história fixe porque mostra que a vaidade, em excesso, é um grande defeito.”
Seguidamente os alunos foram visitar a exposição na Casa dos Nichos e visualizaram um pequeno documentário.
Foi uma manhã bem diferente, cheia de conhecimento e alegria.



                                        









quinta-feira, 7 de novembro de 2019

aleR+- Leitura em vai e vem


No âmbito do projeto “leitura em vai e vem”, integrado nas iniciativas da candidatura Ler+ para celebrar a diversidade, as crianças do pré-escolar iniciaram a atividade, no dia 5 de Novembro. Na biblioteca, a professora bibliotecária fez uma leitura encenada de “A galinha ruiva” de António torrado. É uma história tradicional contada de forma simples e atrativa que cativou de imediato os pequenos do jardim-de-infância. Ajudou-os a entender que todos devem ajudar nas tarefas. A história ensina que se todos interagirem e ajudarem, podem todos beneficiar.
Seguidamente, cada criança escolheu uma história para ser lida em família.
Esta atividade também integra a ação 4 do TEIP, Sucesso e Cidadania e promove a literacia da leitura.










Celebração do Centenário do Nascimento de Sophia Andresen


.No dia 6 de Novembro, a biblioteca escolar da Foz do Neiva,  em colaboração com o docente titular de turma do 4º ano, assinalou o centenário do nascimento  daquela que, ao longo da sua existência,  celebrou a palavra, transformando a realidade mais banal em poesia. Alunos do 4º ano foram às turmas do 9º ano para lhes falarem de Sophia e lerem alguns dos poemas sobre o mar, tema que atravessa a poesia de Sophia. Também foram convidados a visitar a exposição, organizada por eles e que se encontra na biblioteca.





Regista-se aqui alguns dos  poemas lidos

As ondas
As ondas quebravam uma a uma
Eu estava só com a areia e com a espuma
Do mar que cantava só para mim.

No fundo do mar
No fundo do mar há brancos pavores,
Onde as plantas são animais
E os animais são flores.

Mundo silencioso que não atinge
A agitação das ondas.
Abrem-se rindo conchas redondas,
Baloiça o cavalo-marinho.
Um polvo avança
No desalinho
Dos seus mil braços,
Uma flor dança,
Sem ruído vibram os espaços.

Sobre a areia o tempo poisa
Leve como um lenço.

Mas por mais bela que seja cada coisa
Tem um monstro em si suspenso.

MAR
I
De todos os cantos do mundo
Amo com um amor mais forte e mais profundo
Aquela praia extasiada e nua,
Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.
II
Cheiro a terra as árvores e o vento
Que a Primavera enche de perfumes
Mas neles só quero e só procuro
A selvagem exalação das ondas
Subindo para os astros como um grito puro.

domingo, 3 de novembro de 2019

Halloween

No dia 31 de Outubro foi assinalado o dia das bruxas. Na comemoração, desfilaram pela escola várias fantasias de bruxas, caveiras, múmias, fantasmas, vampiros, morcegos….A biblioteca escolar juntou-se à festa expondo, no centro da biblioteca, o cenário da historia Marcelina e a noite das bruxas  e vários livros sobre o tema.   Alunos do pré escolar, 1º e 2º anos ficaram maravilhados, com a história da Marcelina, descobriram a origem do dia das bruxas e a lenda da noite do Halloween mas sobretudo divertiram-se com a bruxinha Marcelina.







.

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Dia da Biblioteca escolar


No dia 28 de outubro, no âmbito do Dia Nacional da Biblioteca Escolar, os alunos do 8º ano da escola da Foz do Neiva, participaram nas atividades propostas pela biblioteca escolar. Assim ficaram a conhecer a biblioteca móvel de Luís Soriano, um professor primário colombiano que tem vindo a percorrer várias localidades da região de La Gloria com o seu Biblioburro. Seguiu –se um debate sobre a importância das bibliotecas,  do conhecimento e refletiu- se  sobre  as condições de oferta que todos temos, comparando com as crianças desses países.. Houve o testemunho da experiência vivida por alunos originários de outros países. Seguidamente, assistiram ainda ao documentário da SIC sobre as bibliotecas itinerantes da Gulbenkian criadas em 1958 e extintas em 2002. Terminou-se com o visionamento do vídeo sobre a libraria Lello. Foram momentos de reflexão e de partilha. Descobriram que as bibliotecas itinerantes assumem variadas formas, consoante as condições geográficas e económicas de cada país. Para além das comuns carrinhas, são utilizados muitos outros tipos de veículos, como sejam barcos, comboios, motorizadas, bicicletas, ou mesmo camelos.
No final estavam felizes e reconheceram que eram uns privilegiados pelo facto de terem a mão uma biblioteca bem equipada e acolhedora.





quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Comemoraçã do Dia Mundial da Alimentação




Hoje, dia 16 de Outubro, assinalou-se o Dia Mundial da Alimentação. Esta comemoração, que teve início em 1981, é atualmente celebrada em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação. Este ano celebra-se a promoção de uma alimentação saudável e sustentável disponível e acessível para todos. Com o objetivo de promover hábitos de vida saudáveis, como a adoção de comportamentos alimentares saudáveis e a prática de atividade física, a biblioteca escolar em colaboração com a enfermeira Isabel Barros, a nutricionista  e a docente Fernanda Lima agendou para este dia uma palestra dirigida aos alunos do 6º ano da escola básica da Foz do Neiva.







.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Está na hora da leitura: Brincar e viajar a ler+

No passado dia 9 de outubro, deu-se início ao projeto de leitura Brincar e viajar a ler+ dirigido aos alunos do 4º ano da escola básica da Foz do Neiva. O objetivo principal deste projeto de leitura é fazer leitores, desenvolver hábitos de leitura e competências de compreensão e expressão oral e escrita. Pretende-se que os alunos sem hábitos de leitura ganhem gosto pela leitura e que os restantes sejam verdadeiros leitores competentes e autónomos, críticos e ativos. Queremos chamar os alunos a ler, a escrever, a refletir e a comunicar. Queremos que os alunos partilhem as leituras realizadas, desenvolvam competências de escrita e oralidade e ao mesmo tempo, descubram o mundo e adquiram conhecimento brincando com as leituras. 
Nesta primeira sessão os alunos orientados pelo professor titular e professora bibliotecária realizaram uma pesquisa bibliográfica de Sophia Andresen. A partir de links apresentados no blogue “Bibfozneiva” e de um questionário de apoio, os alunos viajaram pelo mundo da leitura informativa, selecionando a informação necessária e registando-a numa folha do word.
Neste primeiro momento, houve empenho e participação no desenvolvimento da atividade.