quinta-feira, 22 de março de 2018

Celebração do dia das Ciências

              No âmbito do dia das ciências, a biblioteca escolar da Foz do Neiva apresentou aos alunos dos 3º e 4º anos vindos das escolas básicas de Chafé e Santana  uma animação intitulado Árvore  viva que pretende sensibilizar a comunidade educativa para a proteção do ambiente. No final, cada aluno, elaborou uma frase refletindo sobre o significado de árvore/floresta e alertando para a necessidade de proteger a floresta. O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março.
Frases do Dia Mundial da Árvore sugeridas pelos alunos
Árvore é fonte de vida
As árvores dão oxigénio e fruta
A floresta é a casa dos animais
A floresta dá vida e felicidade
Sem árvore não há vida
Proteger a árvore é proteger a vida.
As árvores são os pulmões do mundo.
Sem árvores não vivemos.
As árvores são nossas amigas.
A biblioteca afixou as frases elaboradas na árvore criada para comemorar o dia.
No sitio calendar encontra-se a seguinte informação: “O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono). 30% da superfície terrestre está coberta por florestas, onde se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos "pulmões do mundo", não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.
Origem do Dia
A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".
Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.


Nessa mesma data, comemora-se também o Dia Mundial da Poesia.


Sem comentários:

Enviar um comentário