terça-feira, 23 de maio de 2017

Personalidade+ Pero do CampoTourinho

No âmbito da Personalidade+, no passado dia 19 de maio, os alunos do 7ºA, B, C e 9ºC organizaram um pequeno sarau literário que foi   orientado pelos diretores de turma e a equipa  da biblioteca escolar. Esta atividade esteve centrada na personalidade de “Pero do Campo Tourinho”, ilustre vianense do século XVI.
Iniciou-se o sarau, pelas 18h30,  com  uma resumida evocação de factos e personalidades históricas da 1ª metade do século XVI, protagonizada pelos alunos: Patrícia (7º B), Sara (7º C), Ana (7ºB), João (7º C), César (7º B), Diogo (7º C), Leonardo (7º B), Tiago (7º C) e Guilherme (7º B). Seguidamente assistimos a uma  verdadeira personificação do génio português, Camões que se sublimou nos seus “Lusíadas”. Ouvimos  a  “Proposição”, declamada pela aluna Gabriela do 9º C. Prosseguimos com a evocação histórica, através das vozes das alunas Inês (7º C) e Marta (7º B). 
Gil Vicente, considerado o pai do teatro português, faz, nas suas peças, uma mordaz crítica à sociedade portuguesa da época, enquadrada no espírito crítico do humanismo renascentista, Assistimos, através dos alunos Rodrigo, Alexandra e Bruna (9º C), à representação da “Cena do Parvo” do Auto da Barca do Inferno. Após a evocação do fundador do teatro nacional, prosseguimos, com o Pedro (7º C), Cláudio (7º B), Sofia (7º C), Tiago (7º B) e Mariana (7º C), a evocação de factos e personalidades do século XVI. Seguidamente, a descoberta e formação do Brasil foi-nos dada a conhecer através da Mariana  (7º C) e do André (7º B).  A Mariana Sousa e a Inês (7º C) fizeram uma leitura dramatizada de um pequeno trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel I, a propósito do achamento do Brasil. O Pedro (7º C), a Anita (7º B) e o Francisco (7º C)  deram-nos algumas informações sobre a colonização do Brasil.
O Pedro (7º B), na pele de Pero do Campo Tourinho, deu uma rara e estranha entrevista à Yasmin (7ºB), na qual falou da sua epopeia brasileira, mais precisamente da sua participação na colonização de Porto Seguro.
A “Nau Catrineta” de Almeida Garrett é um dos mais belos poemas sobre a epopeia marítima portuguesa. Foi ouvida através da dramatização do Tiago Vieira, no papel de marujo, do Tiago Carneiro, no papel de capitão general, e da Lara, Érica e Sandra (7º A), nos papéis de filhas do capitão.
Chico Buarque de Hollanda, famoso compositor e cantor brasileiro e defensor do luso-tropicalismo, chegou até nós, através da Ana Margarida (7º C), com o seu famoso “Fado Tropical”.
Terminamos o nosso sarau com a audição de uma pequena peça musical do compositor alemão Johann Pachelbel, intitulada “Cânone em Ré Maior”. Trata-se de uma das obras-primas do compositor, ainda hoje muito tocada em casamentos e eventos públicos.
Este momento foi protagonizado pelas alunas Beatriz Pilar e Beatriz Brito do 7º B.
Vejam aqui alguns dos momentos

Cena do Parvo

Cena do Parvo

Cena do parvo

Leitura dramatizada do trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha

Entrevista a Pero do Campo Tourinho

Dramatização da Nau Catrineta

Interpretação do Fado Tropical de Chico Buarque

Audição de "Cânone em Ré Maior”Johann Pachelbel

Sem comentários:

Enviar um comentário