domingo, 1 de maio de 2016

MÃE

Para celebrar o dia da Mãe...

O dia da Mãe
 Este dia tem a forma
de um beijo e de um abraço,
Mesmo quando a mãe chega
Vergada pelo cansaço
e lhe pomos ao pescoço
O colar do nosso afeto
que, mesmo não sendo de ouro,
será sempre o predileto.
Este dia tem a forma
de borboleta e de flor
e a doçura da carícia
que tempera o nosso amor.
José Jorge Letria


Para Sempre
Por que Deus permite
 que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
 puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
 é eternidade.
 Por que Deus se lembra
— mistério profundo —
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
 Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
 será pequenino
feito grão de milho.
Carlos Drummond de Andrade, in 'Lição de Coisas'




Mãe:

 Que desgraça na vida aconteceu,
 Que ficaste insensível e gelada?
Que todo o teu perfil se endureceu
Numa linha severa e desenhada?

Como as estátuas, que são gente nossa
Cansada de palavras e ternura,
Assim tu me pareces no teu leito.
Presença cinzelada em pedra dura,
Que não tem coração dentro do peito.

 Chamo aos gritos por ti — não me respondes.
 Beijo-te as mãos e o rosto — sinto frio.
 Ou és outra, ou me enganas, ou te escondes
Por detrás do terror deste vazio.

 Mãe:
Abre os olhos ao menos, diz que sim!
 Diz que me vês ainda, que me queres.
 Que és a eterna mulher entre as mulheres.
Que nem a morte te afastou de mim!

Miguel Torga, in 'Diário IV'
 

Sem comentários:

Enviar um comentário