segunda-feira, 17 de novembro de 2014

ONDA PINA- a Poesia em Movimento

O Museu da Imprensa lançou a iniciativa Onda Pina, para homenagear o poeta Manuel António Pina (1943-2012), na data em que se comemorava o seu aniversário.
No dia 18 de novembro, amanhã , sugere-se que sejam lidos poemas de Manuel António Pina, em algum momento do dia, em salas de aula, bibliotecas, ou outros locais.
Apelamos a todos os docentes, para que no dia de amanhã, iniciem as suas aulas com a leitura de um poema de Manuel António Pina.
Ficam aqui alguns poemas. Também podem requisitar, na biblioteca, livros do referido poeta.
 
 
Pensar de pernas para o ar
Pensar de pernas para o ar
é uma grande maneira de pensar
com toda a gente a pensar como toda a gente
ninguém pensava nada diferente Que bom é pensar em outras coisas
e olhar para as coisas noutra posição
as coisas sérias que cómicas que são
com o céu para baixo e para cima o chão

 
O Jardim das Oliveiras
Se procuro o teu rosto
no meio do ruído das vozes
quem procura o teu rosto?
Quem fala obscuramente
em qualquer sítio das minhas palavras
ouvindo-se a si próprio?
Às vezes suspeito que me segues,
que não são meus os passos
atrás de mim.
O que está fora de ti, falando-te?
Este é o teu caminho,
e as minhas palavras os teus passos?
Quem me olha desse lado
e deste lado de mim?
As minhas dúvidas, até elas te pertencem?
 
 
Os Lugares
Os lugares são
a geografia da solidão.
São lugares comuns casa a casa
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário