quinta-feira, 30 de outubro de 2014

As nossas leituras


     Na sequência da comemoração da “Semana da Biblioteca” proponho-me aqui partilhar algumas das leituras que tive o privilégio de fazer nos últimos tempos.

      “O Olho de Hertzog” e “O Império dos Homens Bons” são dois fascinantes romances que, ainda que por breves instantes, tiveram o condão de me transportar a outros tempos e cenários.
     Com a leitura do primeiro dos romances acima mencionados, da autoria do escritor moçambicano Borges Coelho, vi-me transportado aos longínquos tempos da 1ª Guerra Mundial. Numa narrativa densa, cheia de mistério e repleta de ação, o autor confronta-nos com os combates travados entre Portugal e a Alemanha no Norte de Moçambique. Trata-se de uma obra apaixonante, em que o autor nos dá uma verdadeira lição sobre a História da África Austral, inserida no contexto do primeiro conflito mundial.

     No “Império dos Homens Bons”, Tiago Rebelo, um dos mais promissores escritores portugueses da atualidade, descreve-nos uma história de amores proibidos. O espaço da narrativa é a pacata vila de Inhambane, no Sul de Moçambique. O tempo é a 2ª metade do século XIX. Assente em factos verídicos, o romance aborda a epopeia da colonização portuguesa na África Oriental, com todas as suas grandezas e misérias.
 
 

     A terminar esta partilha literária, resta-me formular um voto. Que este testemunho sirva, se não para despertar a curiosidade relativamente aos escritores e obras selecionadas, pelo menos, para estimular o gosto pela leitura.

  Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário