sexta-feira, 11 de abril de 2014

Desfile de autores de língua portuguesa

Desfile de autores de língua portuguesa

O desfecho e, de certa forma, auge da semana da leitura ocorreu a 4 de Abril, em data  posterior ao da celebração da semana propriamente dita,  basicamente por questões logísticas.  Para além de podermos contar com uma maior disponibilidade de alunos e professores, tanto participantes no como assistentes do evento, julgávamos (enganámo-nos!) poder contar com tempo de feição e, assim, poder fechar "esta semana" com chave de ouro e ... ao ar livre.
O último dia do segundo período pareceu-nos ser o momento azado para proceder ao que chamámos de "desfile de autores".
Desenganem-se. Não se tratou duma passagem de modelos, muito menos dum desfile de carnaval, mas sim duma mostra séria de autores de língua portuguesa, fruto do trabalho e dedicação de muitos, professores e alunos.
Uma vez que a celebração da semana da leitura 2014  devia obedecer à temática "800 anos da língua portuguesa", organizámos o desfile por séculos, tendo a preocupação de apresentar autores "ilustrativos" e de destaque representativos dos mesmos.
Ao contrário do inicialmente pensado, planeado e até ensaiado, a atividade foi apresentada ao público no interior do ginásio da EBI de Castelo do Neiva, não sem que os grossos pingos de chuva ameaçassem "arruinar" algumas das nossas "delicadas" indumentárias, à medida que nos deslocávamos do pavilhão principal até lá...
Felizmente conseguimos escapar-lhes a salvo e, embora o resultado final não fosse o desejado, e a acústica nos tivesse traído, o prazer com que todo o trabalho foi idealizado e conseguido, não nos entristeceu nem desiludiu. O ginásio revelou ser uma solução adequada à intempérie que sobre nós se assolou!
No decorrer do desfile de autores, foi sendo feita uma introdução brevíssima em jeito de resenha histórica referente a cada século em questão, por forma a tornar mais claro aos presentes o quão juntos caminham a história e a literatura. 
Os autores apresentados foram, naturalmente, alguns  dos que mais se destacaram dentro da sua época, tendo-se tornado, em determinadas alturas, bem difícil selecionar "os melhores", dada a relatividade do conceito e a larga panóplia de autores de que, felizmente, dispomos. 
Escusado será referir que nos expandimos até outros países de expressão portuguesa, nomeadamente Angola, Brasil e Moçambique que nos oferecem muita e admirável literatura. 
Os alunos participaram com alegria e, creio, terem sido os intervenientes mais "profissionais" num desfile que encararam com a seriedade e respeito que a ocasião exigia e merecia.
Em jeito de homenagem aos autores de língua portuguesa e aos intervenientes neste trabalho que tão bem "vestiram" a sua pele, realizámos este pequeno "filme" que aqui vos apresentamos. 
Esperamos que gostem!






A Equipa da BE
 

Sem comentários:

Enviar um comentário