sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Novo Ano... Leituras novas!


Iniciar um novo ano com "novas" leituras parece-nos revigorante e apetecível. O cheiro a livros novos traz-nos sempre a novidade, a saudade e as memórias da escola, dos primeiros dias de aulas, o cheiro a força, renovação e recomeço. 
Naturalmente que novas leituras não implicam obrigatoriamente livros novinhos em folha! Pobres daqueles que descansam há tanto tempo nas estantes das melhores bibliotecas, dos que dormitam nas prateleiras descuidadas de tantas casas, nas gavetas perdidas de tantos móveis esquecidos, dos que ressonam há anos nas imaculadas bibliotecas de famílias inteiras que os compraram simplesmente para os exibir! 
O prazer de abrir um livro recém-adquirido é um; o de folhear um livro antigo é outro; o de ler um livro usado outro ainda; o de saborear um livro emprestado bem diferente e muito; o de o reler uma e outra vez é... único e demasiado pessoal para ser posto em adjectivos na página deste blog.  
Apresentamos hoje aqui uma sugestão de leitura para começarem o ano ao sabor da palavra escrita, contada e cantada. Tivemos o cuidado em seleccionar um livro de literatura infanto-juvenil  que se reveste, por isso mesmo, de um carácter mais abrangente, por forma a agradar a mais jovens e a mais adultos. Seria interessante até fazerem leitura partilhada, quem sabe?! 
Aproveitem, se puderem e quiserem. Da nossa parte esperemos que gostem da sugestão e se divirtam com ela, lendo, contando e cantando! Ah! E sendo felizes, fazendo alguém feliz!



A Equipa da EBI de Castelo do Neiva


Capa do livro
"Portugal contado e cantado a quem só quer ser feliz"










Autores: José Jorge Letria e Tozé Brito
Ilustração: Nuno Alexandre Vieira
Edição: Mai/2013
Páginas: 72
ISBN: 9789896476465
Editora: Areal Editores



Este livro conta e canta a História de Portugal, falando de personagens, de acontecimentos, de épocas, de heróis e de vilões. É um livro sobre o nosso país e sobre os seus mais de oito séculos de existência, sobre momentos de glória e de derrota. Nele encontrarão alunos, professores e o público em geral um olhar diferente sobre a longa viagem coletiva que fizemos desde a fundação do reino de Portugal no século XII.
O texto de José Jorge Letria, que inclui as letras das canções, e as músicas de Tozé Brito são uma espécie de banda sonora desta espécie de longa-metragem que conta quem somos, de onde viemos e para onde vamos, de forma acessível e motivadora. É um livro sobre o passado mas também sobre o futuro, pois nada termina só porque existe uma crise que nos compromete a soberania nacional. Na verdade, a nossa História recomeça em cada dia que passa, sem deixar nunca de haver lugar para a esperança.

José Jorge Letria nasceu em Cascais em 1951. Estudou Direito e História e é pós-graduado em Jornalismo Internacional. Com dezenas de livros publicados em diversas áreas, foi distinguido com importantes prémios literários nacionais e internacionais. É um dos mais destacados nomes da literatura infanto-juvenil em Portugal e autor de programas de rádio e televisão. Está traduzido em várias línguas.
Integrou, com José Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Manuel Freire, entre outros, o movimento da canção de resistência, tendo sido agraciado em 1997 com a Ordem da Liberdade.
Foi, durante oito anos, vereador da Cultura da Câmara de Cascais. É, desde Janeiro de 2011, presidente da Sociedade Portuguesa de Autores. É coautor, com José Fanha, de várias antologias de poesia portuguesa.
Saiba mais em www.josejorgeletria.net

António José Correia de Brito nasceu a 25 de Agosto de 1951 na cidade do Porto. Desde muito cedo que o seu interesse se direcionou para o pop-rock, universo musical que explorou de modo autodidata. Criou ou participou, desde os 16 anos, em diversos agrupamentos musicais, como Grupo 4Pop Five Music IncorporatedQuarteto 1111Green Windows e Gemini.
Entre 1972 e 74 residiu em Inglaterra, onde estudou Psicologia e manteve alguma actividade musical. Em 1979, teve início a sua actividade como profissional da indústria musical, na editora Polygram.  A partir de 1990, foi diretor da BMG Ariola, durante oito anos. Criou depois a MAR, empresa de A&R e produção, em parceria com a EMI. Foi ainda Presidente do Conselho de Administração da Universal Portuguesa.
Tozé Brito foi também compositor de música para várias funções, desde teatro de revista, comédias musicais, cinema e televisão. Ao longo de uma carreira que conta já com 40 anos de actividade, as suas canções foram interpretadas por inúmeros cantores e grupos nacionais entre eles as Doce, Adelaide Ferreira, Lúcia Moniz, Marta Plantier, Paulo de Carvalho, José Cid, Quarteto 1111, Carlos do Carmo, Simone de Oliveira, Victor Espadinha, entre muitos outros.
Atualmente é assessor da Administração da SPA (Sociedade Portuguesa de Autores), Consultor da Administração da RTP e sócio fundador da MUV (Movimento de Ideias Criativas), empresa de Produções musicais.
A sua vasta e abrangente experiência fazem de Tózé Brito um dos mais importantes e conceituados profissionais da indústria da música em Portugal.
Visite o sítio do autor www.tozebrito.com


Delicie-se ouvindo o booktrailer:





Sem comentários:

Enviar um comentário