terça-feira, 19 de março de 2013

Semana da Leitura 2013





                   No passado dia 15 de março, findou mais uma edição da semana da leitura do agrupamento, uma iniciativa levado a cabo pela biblioteca escolar do agrupamento e o departamento de línguas, com o envolvimento de todos os departamentos, do 1º, 2º, 3º ciclos e da comunidade educativa. Assim, alunos e professores em articulação com a equipa da biblioteca escolar promoveram a leitura. No decorrer da semana, aconteceram várias iniciativas para celebrar este evento.
Os mais pequenos do 1º ciclo leram com muito entusiasmo para os mais velhos e a equipa da biblioteca dramatizou o texto “A gaivota Carlota, um dia mudou de rota” de Daniel Marques Ferreira.
 
 
 O 2º ciclo partilhou momentos de leitura entre os diferentes anos. O 6º ano leu com as turmas do 7º ano.

 
 
 
 
Os alunos do 8º ano participaram na atividade:

A conversa com …leram para os pescadores e sargaceira que vieram relatar as suas experiências profissionais relativamente à pesca artesanal / industrial e apanha do sargaço.

 

 
Numa palestra dirigida aos alunos do 9º ano, houve momentos de leituras partilhadas cujo tema era "Ler o Mar”


Os professores aproveitaram os momentos de pausa para Cultivar o Mar e Ler Azul, enchendo-se a sala dos professores de vozes melodiosas, partilhando assim o gosto pela leitura e celebrando, desta forma, a leitura e o mar.



 
Para encerrar a semana da leitura, A biblioteca escolar em colaboração com os docentes de educação visual, musical, professor de português de 5º ano e clube de expressão dramática prepararam um desfile marinho baseado na obra de Sophia Andresen, intitulada “a menina do mar”.
No decorrer da semana, os vários espaços da escola respiravam felicidade e os rostos de toda a comunidade educativa refletiam alegria, pois a magia da leitura estava no ar.





Nas escolas do agrupamento, também houve partilha de leitura. Apresenta-se alguns trabalhos realizados pelos alunos da EB1 de Santana









 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário