No dia 12 de Novembro, os alunos do 3º ano partilharam as leituras realizadas no decorrer do mês de outubro. No final da partilha, a professora bibliotecária apresentou o video da história O lobo culto de Becky Bloome ilustração de Pascal Bliet. Para concluir, os alunos realizaram uma atividade de compreensão da leitura e ainda ilustraram a parte da história que mais gostaram
segunda-feira, 12 de novembro de 2018
Poppy Day
A biblioteca associou-se à comemoração e, com o apoio dos alunos, realizou uma exposição para relembrar a data.
sexta-feira, 2 de novembro de 2018
Desculpa...por acaso és uma bruxa?
No dia 31 de outubro, andaram pela biblioteca escolar muitos fantasmas, caras com cicatrizes e bruxinhas . Não faltaram à festa os alunos do pré escolar, 1º e 2º anos que participaram na sessão de leitura encenada da história "Desculpa...por acaso és uma bruxa?
No final, os mais pequenos coloriram bruxas e gatos e os restantes escreveram uma frase sobre a história, fazendo uma ilustração.
No final, os mais pequenos coloriram bruxas e gatos e os restantes escreveram uma frase sobre a história, fazendo uma ilustração.
A pequena exposição de livros assombrados foi bastante visitada.
Aqui fica algumas fotos do acontecimento.
Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do 1ºe 2ºanos
segunda-feira, 29 de outubro de 2018
Literacia da informação-5ºA-Big6
No dia 29 de Outubro, os alunos do 5º A estiveram presentes na biblioteca para aprender a realizar uma pesquisa. A professora bibliotecária divulgou as 6 etapas da pesquisa, mostrando,explicando e exemplificando o modelo Big6. No final, os alunos realizaram um trabalho prático indicado pela docente de complemento à educação artística onde os alunos tiveram a oportunidade de avaliar os seus conhecimentos, em relação à pesquisa.
quinta-feira, 25 de outubro de 2018
Miúdos a votos -2019
A VISÃO Júnior, revista de
informação para crianças e jovens, e a Rede de Bibliotecas Escolares convidam todas as
escolas a participarem na terceira edição de «Miúdos a Votos: quais
os livros mais fixes?»
Esta iniciativa, que propõe às crianças e jovens
portugueses que elejam o seu livro favorito, contou o ano passado com a
participação de mais de 59 mil alunos de todo o país.
«Miúdos a Votos:
quais os livros mais fixes?» promove simultaneamente cidadania e
leitura, permitindo aos jovens defender em público as suas ideias e perceber
como decorre um ato eleitoral.
Vejam o calendário proposto para este ano.
ATÉ 4 DE NOVEMBRO:
APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS
Os alunos apresentam o livro que candidatam à eleição através do preenchimento
do formulário em http://bit.ly/2oZ2cuu.
5 DE DEZEMBRO: DIVULGAÇÃO DA LISTA DOS LIVROS CANDIDATOS
A lista será divulgada na revista VISÃO Júnior, no sítio da VISÃO Júnior na
internet, no portal da RBE e no do PNL.
ENTRE 28 DE JANEIRO E 13 DE MARÇO 2019: CAMPANHA ELEITORAL
Os alunos partidários de cada livro defendem as suas ideias publicamente.
15 DE MARÇO: VOTAÇÃO
Será feita em urna, na biblioteca da escola ou noutro espaço da escola,
usando os boletins de voto fornecidos pela organização da iniciativa.
ATÉ 22 DE MARÇO: ESCRUTÍNIO
Contagem e registo dos votos. As escolas enviam os resultados preenchendo
o(s) formulário(s) referente(s) ao ciclo de ensino, a indicar posteriomente.
31 DE MAIO: RESULTADOS
Apresentação dos resultados eleitorais. Divulgação em cerimónia pública, em
local a anunciar.
segunda-feira, 22 de outubro de 2018
22 outubro-Dia Internacional da Biblioteca Escolar
Para assinalar o dia da Biblioteca Escolar, convidamos as turmas do 5º ano a visitar a biblioteca. Nas várias sessões, os alunos descobriram os diversos espaços, recursos e sinalética, identificando cada classe da CDU (classificação decimal universal) e ficando a conhecer melhor o modo como ela está organizada. No final, os alunos descobriram o conto O Rato de Alexandria de José Jorge Letria. Esta história, integrada na obra "O livro que falava com o vento e outros contos", encantou os e mostrou-lhes como a leitura pode tornar-nos sábios.
quinta-feira, 18 de outubro de 2018
Escola Básica de Santana- Está na hora da Leitura-
No âmbito da atividade "Está na hora da leitura" realizou-se no passado dia 17 de outubro uma sessão de leitura, orientada pela professora bibliotecária, nas diferentes salas da Escola Básica de Santana. No final, cada aluno requisitou um livro que será lido em família e apresentado na próxima sessão.
O príncipe preguiçoso- Dia Mundial da Alimentação
No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e do Dia Mundial da Alimentação, a biblioteca tem vindo a dinamizar várias atividades. Assim nos dias 17 e 18 de outubro, os alunos do 5º e 6º anos assistiram à leitura da história "O príncipe preguiçoso". O conteúdo da historia permitiu a consolidação de conhecimentos adquiridos nas aulas Ciências Naturais.Ainda tiveram a possibilidade de consultar livros e revistas sobre a alimentação.
terça-feira, 16 de outubro de 2018
Está na Hora da Leitura
No âmbito do projeto Ler+ para celebrar a diversidade, os alunos do 1º ciclo da escola básica Foz do Neiva, visitaram a biblioteca juntamente com o professor titular na semana do 15 a 19 de outubro. Com a orientação da professora bibliotecária, os alunos ouviram e visualizaram a história digital "A magia do pequeno almoço", texto que destaca a importância do pequeno almoço e serviu ainda para assinalar o Dia Mundial da Alimentação. Concluída a audição da história, os alunos partilharam os seus conhecimentos sobre a alimentação, identificando os alimentos e suas características. Seguidamente, ilustraram o seu prato preferido tendo em conta a pirâmide alimentar.
No final, cada aluno fez a requisição de um livro para leitura autónoma que será partilhada na próxima sessão, dinamizando assim o projeto Está na hora da leitura
Dia Mundial da Alimentação
No dia 16 de outubro de 1981, deu-se inicio à comemoração do Dia Mundial da Alimentação. Assim todos os anos celebra-se a data e hoje em dia já abrange mais de 150 países. O objetivo é consciencializar a opinião pública sobre a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis.
quarta-feira, 10 de outubro de 2018
Dia Internacional da Biblioteca Escolar

O Dia Internacional da Biblioteca Escolar será assinalado na quarta segunda-feira de outubro, dia 22.
Como habitualmente, a Rede de Bibliotecas Escolares lança o habitual desafio, para assinalar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e celebrar a importância das bibliotecas e de tudo o que têm de bom.
Vem descobrir o desafio e participa, dizendo-nos qual a tua ligação com a biblioteca.
quarta-feira, 26 de setembro de 2018
Formação de utilizadores- Ler+ para celebrar a diversidade
No âmbito do projeto Ler+ para celebrar a diversidade, promovido pela biblioteca escolar em articulação com os docentes de português, foram agendadas sessões, no espaço da biblioteca da escola básica Foz do Neiva, que vão decorrer de 25 de setembro a 2 de outubro. Pretende se divulgar as ações que vão ser implementadas nas turmas do 2º e 3º ciclo.
Na apresentação da sessão, o aluno foi orientado para a criação e manutenção de um diário pessoal que reflita o seu percurso leitor. A atividade irá permitir o desenvolvimento de competências de leitura , escrita e oralidade. Este ano, os alunos foram convidados a utilizar uma aplicação digital para registo do seu diário. Assim, cada turma foi apoiada no registo da aplicação e orientada no processo da sua utilização.
Tudo aconteceu assim:
Divulgação
Registo na aplicação Padlet
Registo na aplicação Padlet
Escolha de livros para requisiçãoInicio da leitura
terça-feira, 25 de setembro de 2018
Aprender com a biblioteca escolar- usar os media
Queres usar os media de forma ética e responsável? Então consulta o sítio Web Usar os média sobre educação com e para os media, com a chancela RBE.
A biblioteca escolar escolar da tua escola cria condições de acesso e oportunidades de aprendizagem, capacitando os jovens para a compreensão crítica da mensagem mediática, de forma a contribuir para a sua inclusão numa sociedade dominada pelas tecnologias e pelos media.
segunda-feira, 24 de setembro de 2018
Aos LeiToReS
Neste
início do ano letivo, o Plano Nacional Leitura2027 dirige-se à comunidade educativa através da mensagem que a biblioteca escolar da escola básica da Foz do Neiva divulga:
Não é
muito diferente do que acontece com outras atividades que preenchem o nosso
quotidiano, como comer ou fazer exercício físico. Comer pode ser um prazer,
para quem desde cedo aprendeu a distinguir o sabor dos alimentos; fazer
exercício físico também pode ser um prazer, para quem cresceu a fazer
cambalhotas e pinos, a jogar à bola e a correr atrás dos amigos. É certo que
todas estas atividades, sendo à partida naturais, implicam depois uma decisão e
uma prática. No caso da leitura, essa decisão e essa prática dependem, muitas
vezes, de quem nos rodeia: das famílias, dos amigos, dos professores... Se quem
nos rodeia tiver a capacidade de nos contaminar com boas leituras, leituras que
alimentem a nossa curiosidade e estimulem a nossa imaginação, de certeza que
cresceremos leitores.
Essa
troca — de professores com alunos, de famílias com professores, de pais com
filhos — é essencial para formar leitores e para, no meio das dezenas de livros
que são diariamente publicados em Portugal, distinguir os melhores. Só deste
modo será possível criar uma rede em que os livros, escolhidos por
especialistas, possam circular pelas mãos dos leitores, os que já o são e os
que se tornarão. A leitura implica essa prática. E essa conquista."
" Ler é
um prazer. Mas só para alguns. Para quem cresceu entre livros, por exemplo, e
conquistou, a cada página lida, o gosto pela leitura. Ao mesmo tempo, descobriu
que cada livro guarda dentro outros mundos, outras pessoas, outros lugares,
outros tempos, outras memórias, outras formas de ser, de estar, de sentir, de
comunicar, de rir... E essa descoberta, intimamente ligada à preservação da
capacidade de espanto que caracteriza a infância, terá sempre alimentado a
vontade de continuar a ler. Por prazer, não por obrigação.
É
também esse o momento em que se torna fundamental o papel do Plano Nacional de
Leitura, fornecendo coordenadas para que a leitura se torne um prazer, isto é,
sugerindo livros capazes de entusiasmar não apenas os que já são leitores, como
aqueles que ainda não são. Funciona como um mapa, útil em qualquer viagem,
sobretudo em viagens por territórios desconhecidos, e pode ser usado para
orientar leitores de todas as gerações. Assim como para dar pistas para que as
famílias e os professores saibam o que partilhar com os leitores mais novos, e
até entre si.
domingo, 16 de setembro de 2018
Abertura do ano escolar 2018-2019
Feliz regresso às aulas
No dia 14 de setembro, das 9h30 às 11h30, os alunos dos 1º e 5º anos de escolaridade da Foz do Neiva foram recebidos pelo professor titular e diretores de turma. No final da receção, os alunos passaram pelos diferentes espaços da escola e visitaram a biblioteca onde receberam algumas informação sobre funcionamento e atividades.
Sessão com os alunos e encarregados de educação, na biblioteca.
No dia 17 de setembro, iniciam as atividades letivas para todos os ciclos.
quarta-feira, 30 de maio de 2018
Trabalhos realizados na EB1 de Chafé
A turma do 2ºano da EB1 de Chafé, em
Educação Literária e no âmbito dos Projetos, Ler+ e Personalidade+ realizou
pesquisas sobre escritores de várias obras estudadas, tais como, Sidónio
Muralha, “Bichos, Bichinhos e Bicharoco”; Manuel António Pina, “O têpluquê”; Adolfo
Coelho, “in Contos Populares Portugueses”;
Cecília Meireles, “Ou isto ou aquilo”; José Eduardo Agualusa, “A Girafa
que Comia Estrelas”, “Estranhões e Bizarrocos”; Luísa Dacosta, “O Elefante Cor‐de‐rosa”;
Os alunos, fizeram, também, recontos orais, leitura, ilustração e dramatização de poemas e fichas de leitura. Participaram no concurso “Prémio António Manuel Couto Viana, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Os alunos, fizeram, também, recontos orais, leitura, ilustração e dramatização de poemas e fichas de leitura. Participaram no concurso “Prémio António Manuel Couto Viana, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Na EB1 de Chafé também se comemorou, em outubro, o Dia Internacional das Bibliotecas. Os alunos declamaram poemas,
realizaram um teatro de fantoches, e dramatizaram o poema de Cecília Meireles
“A Bailarina”.
Subscrever:
Mensagens (Atom)






