No âmbito do projeto aler+, a biblioteca escolar em articulação com a disciplina de Matemática, celebrou o dia do PI. Organizou-se uma exposição com informação sobre o PI que foi visitada por muitos alunos da escola . Na parte da manhã, os alunos do 8ºC ainda deram a conhecer às turmas do 7º, 8º e 9º anos o quanto é importante o PI na vida de cada um de nós. Também produziram o seguinte texto que foi lido pelo número 3, nas diferentes aulas.
Segue o texto que foi dramatizado pelo número 3:
"Olá,
Eu sou
o PI, e hoje é o meu dia (3,14= 14março)!
Por
isso decidi fazer-lhes uma visita, com as minhas primeiras 13 casas decimais!
Haveria
muitas…, muitas,….. muitas….. mais!
Só para
teres uma ideia se trouxesse mil milhões de dígitos estender-se-iam por mais de
18000 km, sem nunca se repetirem!. E ainda não estavam todos!.....
Por
isso se diz que sou uma dízima infinita não periódica ou seja um número irracional!
Mas
quem sou eu?!!
Se
dividires o perímetro de um círculo pelo seu diâmetro encontras sempre o mesmo
valor,…… aproximadamente 3,14…..
Qualquer
que seja o tamanho do círculo, a razão entre o comprimento e o seu diâmetro,
sou eu, o PI!
Sou
mesmo muito interessante!!!!!
E onde
me podes encontrar?
No
cilindro, no cone, na esfera,……Hah!
Precisas
de mim para calcular o volume do cone, do cilindro, da esfera, mas também sou
preciso para determinar o tempo que um planeta leva a descrever uma órbita em
torno do sol.
Sou
mesmo muito importante e por isso ainda continuam à procurar de mais casa
decimais….Pergunto-me, será necessário encontrar mais?
Não
bastariam os 10 biliões (doze zeros) já conhecidos?
Podes
pesquisar muito mais sobre mim e quem sabe memorizar algumas das minhas casas
decimais. Sabias que em 2002 um japonês recitou 83.431 dígitos memorizados,
durante 13 horas?
Sabias
que Einstein nasceu neste dia?
Muitas mais curiosidades podes tu descobrir,
procura-me."