segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Dia Mundial da Alimentação



Na Escola de Chafé comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação com um pequeno-almoço saudável (leite com cereais e fruta).

Os alunos dançaram, cantaram, identificaram rimas em canções alusivas ao tema, analisaram e ilustraram provérbios relacionados com a alimentação.




sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Voltamos!!

Olá leitores

Após uma longa interrupção, voltamos para divulgar as atividades que já realizamos desde do início da abertura do ano letivo. No primeiro dia, recebemos os Encarregados de Educação dos alunos dos 1º e 5º anos os quais foram informados sobre o funcionamento da biblioteca, este espaço “mágico" e tão querido dos nossos leitores. Nos dias seguintes, realizaram – se várias sessões de formação de utilizadores para alunos dos 1º e 2º anos. Estes tiveram a possibilidade de ouvir /visualizar e trabalhar a história “Inês vai ao circo”. Os alunos dos 3º e 4º anos celebraram o dia da alimentação com a história “A ovelhinha que veio para jantar”de Steve Smallman  . NO mês de outubro celebrou-se a biblioteca escolar e para o efeito convidaram-se turmas e alunos a participar nas atividades promovidas pela BE: Sessões de formação de utilizadores para os alunos do 5º ano onde lhes foi apresentada a obra “Alice nos pais das maravilhas”; para os 6º e 7º anos realizaram-se sessões sobre “as fábulas e a língua”. Houve ainda visionamento de filmes e momentos do conto destinados aos alunos do 1º ciclo. O mês terminou com a festa do Halloween e, sendo já um ritual, a BE transformou-se, adornando-se com enfeites próprios da festividade e foram expostos alguns títulos de livros alusivos ao dia. Vejam como ficou o cantinho das novidades.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Fez-se luz sobre... Personalidades do Iluminismo

           Também já na reta final deste ano letivo, os alunos do 8º B, no âmbito da disciplina de História, sob a responsabilidade do professor Manuel Morais, elaboraram um trabalho sobre algumas "Personalidades do Iluminismo" que ficou exposto na biblioteca.
     Com a exposição destes trabalhos fez-se luz sobre os indivíduos que influenciaram com os seus pensamentos uma época muito específica da civilização europeia.
         Confira-se, no pequeno filme que se segue, o resultado final.



     

Fez-se luz sobre... As Religiões Abraâmicas

      Durante a última semana de aulas, já com um cheirinho a férias a entranhar-se em todos os poros, a biblioteca foi palco de uma exposição sobre as Religiões Abraâmicas.
  Sob a orientação do professor Carlos Pacheco que leciona a disciplina de Educação Moral e Religiosa, os alunos do 7º C realizaram diversos trabalhos que todos pudemos apreciar e com os quais pudemos também aprender um pouco mais sobre o tema abordado.
    Aqui estão alguns registos desse evento.




segunda-feira, 8 de junho de 2015

E assim se fez luz... à conversa com a escritora Mafalda Moutinho

          Foi no passado dia 2 de junho, que a escritora Mafalda Moutinho esteve entre nós, numa atividade promovida pela Biblioteca.
           Numa sessão de motivação para a leitura, os alunos do 7º ano ficaram cativos das aventuras de "OS PRIMOS", uma coleção de livros que nos levam em fantásticas viagens por diferentes civilizações, distintas épocas e por vários países dos quatro cantos do mundo...
           O filme abaixo mostra instantes deste evento, onde a autora também autografou alguns dos seus livros. 





segunda-feira, 1 de junho de 2015

Faz-se luz, à conversa com... a escritora Mafalda Moutinho

            Amanhã, dia 2 de junho, na Biblioteca da Escola Integrada de Castelo do Neiva, pelas 10h 50m, teremos a presença da escritora Mafalda Moutinho, autora dos livros da coleção OS PRIMOS.




       Conversando com ela, terás a oportunidade de descobrir e conhecer as aventuras dos mais jovens exploradores do mundo - os primos Ana, Maria e André - e, com eles, fazeres viagens fascinantes e incríveis...
          

          
            Sempre que vires o símbolo abaixo, saberás que estás na presença de um livro da coleção OS PRIMOS.



               E estes são alguns dos livros já editados que poderás adquirir, e assim, partir à aventura na companhia destes nossos novos heróis. Delicia-te com a sua leitura...

 
 

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Visita dos alunos do 4º ano do à Biblioteca da EBI de Castelo do Neiva

    O dia 18 de maio, foi o dia escolhido para que os alunos das diferentes turmas do 4º ano, pertencentes às escolas das redondezas, viessem fazer mais uma visista à nossa Biblioteca.
     Assim, após terem realizado o exame de Português na parte da manhã, a tarde serviu para que as diversas portas dos espaços desta escola se abrissem aos futuros alunos, sendo que as portas da Biblioteca não foram exceção.
     Foi com muito agrado que o Bi, a professora bibliotecária Maria de Jesus, a professora Florbela e a assistente operacional Patrícia acolheram estes jovens cheios de vida.
     Devido ao número elevado de crianças (74), estas tiveram que ser repartidas por dois espaços, onde lhes foram apresentadas duas atividades diferentes: na sala dos grandes grupos, os alunos das escolas de Fieiros do Mar, de Amorosa e de Castelo do Neiva assistiram ao filme de animação intitulado "Os fantásticos livros voadores do sr. Morris Lessmore (que pode ser visionado aqui - https://www.youtube.com/watch?v=LjkdEvMM5xs) e na biblioteca, os alunos das escolas de Chafé e  de Santana assistiram a uma demonstração de diapositivos que ilustravam as regras e a forma da organização de qualquer biblioteca do mundo (na imagem abaixo, recorda a Classificação Decimal Universal, ou CDU, pela qual se faz a pesquisa e arrumação dos livros nas estantes).



     Depois, os alunos que estavam na biblioteca trocaram com os que estavam na sala dos grandes grupos e, por fim, juntaram-se todos nesta última, para assistirem a um pequenino, mas bastante divertido, filme: "Mr Bean na Biblioteca" (pode ver-se aqui - https://www.youtube.com/watch?v=A5ATYXhhr2M)

     Para documentar estes momentos aqui ficam os dois registos que se seguem:








     

sábado, 16 de maio de 2015

Visita ao museu



ESTA NOITE FAZ-SE LUZ...

  Em mais uma iniciativa para a comunidade, hoje, às 21.30, vamos visitar o Museu de Artes Decorativas.

   O Museu, no Largo de S. Domingos, foi sujeito a uma remodelação, pelo que merece ser visitado, mesmo para quem já o conhece. Como a visita está integrada na Noite dos Museus, ainda é mais uma razão para se tornar imperdível.


   Enquanto a visita não se realiza, vamos abrir esta hiperligação  olá biblioteca!  que nos dá uma resenha da história do museu.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Faça-se luz sobre... o "Novo Atual" Acordo Ortográfico

     Ontem, dia 14 de maio, foi o dia estipulado para se dar início ao uso obrigatório do novo acordo ortográfico... por isso deixa de ser "o novo" e passa a ser o atual acordo ortográfico!  
     Para quem ainda anda um pouco às escuras com esta matéria, seguem-se uma série de ligações onde se pode fazer luz sobre a forma como se escreve o presente Português.
     
     http://www.portaldalinguaportuguesa.org/lince.html (permite baixar o programa Lince - um conversor para a nova ortografia - e aceder a outros recursos do Instituto de Linguística Teórica e Computacional)

       http://www.portoeditora.pt/acordo-ortografico/conversor-texto/   (deixa aceder gratuitamente ao Conversor do Acordo Ortográfico da Porto Editora possibilitando também a resolução de qualquer dúvida ortográfica)

       http://visao.sapo.pt/agora-e-obrigatorio-guia-para-perceber-o-acordo-ortografico=f543282 (possibilita o acesso a um guia prático fornecido pela Visão com as regras do Acordo Ortográfico) 

       http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1&did=187153 (a Rádio Renascença fornece um teste para verificar rapidamente se já se domina o Acordo Ortográfico )

     Boas escritas à luz do atual Acordo Ortográfico!



quinta-feira, 14 de maio de 2015

Ainda sobre o 1º de Maio - Faça-se luz...

     Sobre o 1º de Maio, também é digno de registo o trabalho realizado pelos alunos do 9º ano, das turmas A e B, sob a orientação da professora Maria do Céu Lourenço, trabalho esse que nos permite fazer um pouco mais de luz sobre esta temática.
     A pesquisa por eles realizada, sob o título "O 1º de Maio em França", permite-nos entender a tradição das flores do 1º de Maio que por terras francesas se chama Muguet (lírio-do-vale) e a comemoração do Dia dos Trabalhadores.
     Aqui fica a partilha para saberem mais...




Ainda sobre o 25 de Abril... Uma outra luz na biblioteca!

     Fazendo um pouco de marcha atrás no tempo, magia que um blogue permite realizar, retrocedemos por instantes até à Revolução do 25 de Abril para divulgar o momento em que o Bi e a biblioteca foram presenteados, pelas mãos do Tiago e da Marta, com um "Cravo de Abril" gigante.
     Esta iniciativa simboliza um gesto de apreço e carinho para com todos os que visitam a biblioteca porque deixou o espaço muito mais bonito, com uma luminosidade mais colorida e primaveril que acolhe todos os que até lá se deslocam. Os criadores são os alunos do 5º B sob orientação da professora Lurdes Belo.
     O momento teve direito a fotos que foram convertidas no filme que abaixo se pode ver, permitindo visualizar a nova luz com que ficou a biblioteca.




    



     

quarta-feira, 6 de maio de 2015

À LUZ DAS ESTRELAS - divulgação de atividade da EB1 de Santana de S. Romão de Neiva

     
     O Bi, quando  viu o panfleto de divulgação deixado na biblioteca a informar que esta sexta-feira iria ser diferente, não hesitou em sugerir a todos aqueles que o acompanham a vivência de uma noite especial. Por isso, aqui fica a deixa:

     Inserida no Projeto “Faz-se Luz”, integrado no Ano Internacional da Energia, a Escola Básica do 1º Ciclo de Santana de S .Romão de Neiva,  com a colaboração do Grupo de Ciências Físico Químicas da EBI 2/3 de Castelo de Neiva, do Agrupamento de Escolas do Monte da Ola, em parceria com a Junta de Freguesia e Centro Social e Paroquial de S . Romão de Neiva – Viana do Castelo, vai  levar a efeito uma Sessão de Astronomia – Observação Noturna do Céu e Astrofotografia, no dia 8 de maio de 2015, pelas 21h30m no Monte da Senhora do Crasto, em S .Romão de Neiva.
     Vimos convidá-los para disfrutar de uma noite diferente, onde a nossa curiosidade é despertada para a beleza da noite, em que os astros estão à nossa volta. Após uma breve introdução, o telescópio captará a luz dos astros na imensidão do Universo, deslumbrando os nossos olhos, “À luz das Estrelas”.
     Aos organizadores, parabéns pela iniciativa...
     Aos restantes leitores, aceitem o convite! Será, certamente, uma noite inesquecível!