sábado, 16 de maio de 2015

Visita ao museu



ESTA NOITE FAZ-SE LUZ...

  Em mais uma iniciativa para a comunidade, hoje, às 21.30, vamos visitar o Museu de Artes Decorativas.

   O Museu, no Largo de S. Domingos, foi sujeito a uma remodelação, pelo que merece ser visitado, mesmo para quem já o conhece. Como a visita está integrada na Noite dos Museus, ainda é mais uma razão para se tornar imperdível.


   Enquanto a visita não se realiza, vamos abrir esta hiperligação  olá biblioteca!  que nos dá uma resenha da história do museu.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Faça-se luz sobre... o "Novo Atual" Acordo Ortográfico

     Ontem, dia 14 de maio, foi o dia estipulado para se dar início ao uso obrigatório do novo acordo ortográfico... por isso deixa de ser "o novo" e passa a ser o atual acordo ortográfico!  
     Para quem ainda anda um pouco às escuras com esta matéria, seguem-se uma série de ligações onde se pode fazer luz sobre a forma como se escreve o presente Português.
     
     http://www.portaldalinguaportuguesa.org/lince.html (permite baixar o programa Lince - um conversor para a nova ortografia - e aceder a outros recursos do Instituto de Linguística Teórica e Computacional)

       http://www.portoeditora.pt/acordo-ortografico/conversor-texto/   (deixa aceder gratuitamente ao Conversor do Acordo Ortográfico da Porto Editora possibilitando também a resolução de qualquer dúvida ortográfica)

       http://visao.sapo.pt/agora-e-obrigatorio-guia-para-perceber-o-acordo-ortografico=f543282 (possibilita o acesso a um guia prático fornecido pela Visão com as regras do Acordo Ortográfico) 

       http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1&did=187153 (a Rádio Renascença fornece um teste para verificar rapidamente se já se domina o Acordo Ortográfico )

     Boas escritas à luz do atual Acordo Ortográfico!



quinta-feira, 14 de maio de 2015

Ainda sobre o 1º de Maio - Faça-se luz...

     Sobre o 1º de Maio, também é digno de registo o trabalho realizado pelos alunos do 9º ano, das turmas A e B, sob a orientação da professora Maria do Céu Lourenço, trabalho esse que nos permite fazer um pouco mais de luz sobre esta temática.
     A pesquisa por eles realizada, sob o título "O 1º de Maio em França", permite-nos entender a tradição das flores do 1º de Maio que por terras francesas se chama Muguet (lírio-do-vale) e a comemoração do Dia dos Trabalhadores.
     Aqui fica a partilha para saberem mais...




Ainda sobre o 25 de Abril... Uma outra luz na biblioteca!

     Fazendo um pouco de marcha atrás no tempo, magia que um blogue permite realizar, retrocedemos por instantes até à Revolução do 25 de Abril para divulgar o momento em que o Bi e a biblioteca foram presenteados, pelas mãos do Tiago e da Marta, com um "Cravo de Abril" gigante.
     Esta iniciativa simboliza um gesto de apreço e carinho para com todos os que visitam a biblioteca porque deixou o espaço muito mais bonito, com uma luminosidade mais colorida e primaveril que acolhe todos os que até lá se deslocam. Os criadores são os alunos do 5º B sob orientação da professora Lurdes Belo.
     O momento teve direito a fotos que foram convertidas no filme que abaixo se pode ver, permitindo visualizar a nova luz com que ficou a biblioteca.




    



     

quarta-feira, 6 de maio de 2015

À LUZ DAS ESTRELAS - divulgação de atividade da EB1 de Santana de S. Romão de Neiva

     
     O Bi, quando  viu o panfleto de divulgação deixado na biblioteca a informar que esta sexta-feira iria ser diferente, não hesitou em sugerir a todos aqueles que o acompanham a vivência de uma noite especial. Por isso, aqui fica a deixa:

     Inserida no Projeto “Faz-se Luz”, integrado no Ano Internacional da Energia, a Escola Básica do 1º Ciclo de Santana de S .Romão de Neiva,  com a colaboração do Grupo de Ciências Físico Químicas da EBI 2/3 de Castelo de Neiva, do Agrupamento de Escolas do Monte da Ola, em parceria com a Junta de Freguesia e Centro Social e Paroquial de S . Romão de Neiva – Viana do Castelo, vai  levar a efeito uma Sessão de Astronomia – Observação Noturna do Céu e Astrofotografia, no dia 8 de maio de 2015, pelas 21h30m no Monte da Senhora do Crasto, em S .Romão de Neiva.
     Vimos convidá-los para disfrutar de uma noite diferente, onde a nossa curiosidade é despertada para a beleza da noite, em que os astros estão à nossa volta. Após uma breve introdução, o telescópio captará a luz dos astros na imensidão do Universo, deslumbrando os nossos olhos, “À luz das Estrelas”.
     Aos organizadores, parabéns pela iniciativa...
     Aos restantes leitores, aceitem o convite! Será, certamente, uma noite inesquecível!


segunda-feira, 4 de maio de 2015

28 de abril - Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

      Entre o 25 de Abril (Revolução dos Cravos) e o 1º de Maio (Dia do Trabalhador), comemora-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.
     Porque a Escola também é um local de trabalho, o Bi e a biblioteca não quiseram deixar passar em claro esta data e aproveitaram para fazer passar mensagens junto dos alunos de modo a que, com as aprendizagens realizadas e com as sementes lançadas para uma atitude defensiva e preventiva, o nosso comportamento se possa pautar pela diferença entre a Luz (vida) e as Trevas (morte ou danos corporais).
     Assim, no dia 29 de abril, os alunos do 3º ano puderam assistir, no espaço multimédia da biblioteca, a um episódio da série Napo - "Napo e os sinais" (ver aqui: http://www.napofilm.net/pt/napos-films/multimedia-film-episodes-listing-view?filmid=napo-001-best-signs-story  e debater algumas ideias acerca dos espaços que, no interior e exterior da escola, se podem tornar perigosos e, por tal motivo, necessitam de alertas e orientações de sinalização especifíca e adequada.
        Neste filme ilustra-se este momento.       
 
    




     Já no dia 30, os alunos das turmas do 7º A, 7º D, 8º B, 8º C e 9º B, estiveram à conversa com o professor Bouça Morais, formador nesta área, sobre a Segurança e Prevenção de Riscos. 
     Perante uma audiência atenta e participativa, foram abordados certos pontos essenciais desta temática. Confirme-se aqui alguns dos instantes dessa sessão de sensibilização.





      

sábado, 2 de maio de 2015

25 de Abril (4) - A Biblioteca trouxe músicas de intervenção e poemas sobre a revolução

     Na tarde do dia 24 de abril, o Bi, com a ajuda dos professores Fernando, Eduardo e Luís que criaram o ambiente propício, conseguiu trazer até à EBI de Castelo do Neiva algumas músicas de intervenção nas vozes de Adelino Queirós e Rego Meira, ao som da guitarra e do bandolim.
     Na sala de ginástica do pavilhão de desporto, foi possível, em 2 sessões, levar as canções de Abril a todas as turmas do 2º e do 3º ciclos, com o curso vocacional incluído. 

     Os filmes que se seguem, dão-nos um pouco do tom da festa.







     As fotos tiradas permitem-nos, também, ter uma ideia dos momentos então vividos, dos quais há ainda a registar a declamação de 3 poemas pelos professores Florbela Amaral e Fernando Faria e pela aluna Nádia Santos do 9º A que soube corajosamente aceitar o desafio que lhe foi lançado. O poemas encontram-se mais abaixo para poderem ser apreciados...





Abril de Sim Abril de Não

Eu vi Abril por fora e Abril por dentro
vi o Abril que foi e Abril de agora
eu vi Abril em festa e Abril lamento
Abril como quem ri como quem chora.

Eu vi chorar Abril e Abril partir
vi o Abril de sim e Abril de não
Abril que já não é Abril por vir
e como tudo o mais contradição.

Vi o Abril que ganha e Abril que perde
Abril que foi Abril e o que não foi
eu vi Abril de ser e de não ser.

Abril de Abril vestido (Abril tão verde)
Abril de Abril despido (Abril que dói)
Abril já feito. E ainda por fazer. 


Manuel Alegre
30 Anos de Poesia
Publicações Dom Quixote

Abril de Abril

Era um Abril de amigo Abril de trigo
Abril de trevo e trégua e vinho e húmus
Abril de novos ritmos novos rumos.

Era um Abril comigo Abril contigo
ainda só ardor e sem ardil
Abril sem adjectivo Abril de Abril.

Era um Abril na praça Abril de massas
era um Abril na rua Abril a rodos
Abril de sol que nasce para todos.

Abril de vinho e sonho em nossas taças
era um Abril de clava Abril em acto
em mil novecentos e setenta e quatro.

Era um Abril viril Abril tão bravo
Abril de boca a abrir-se Abril palavra
esse Abril em que Abril se libertava.

Era um Abril de clava Abril de cravo
Abril de mão na mão e sem fantasmas
esse Abril em que Abril floriu nas armas. 


Manuel Alegre
30 Anos de Poesia
Publicações Dom Quixote

O Cravo

A 25 de Abril de 1974
festejou-se a liberdade e o sonho,
com hinos nos lábios,
com votos renovados de esperança.
Com o País aberto à verdade,
e os braços estendidos aos Heróis,
às promessas e à confiança.
Foi dia de luta, de lágrimas,
de adeus às armas, de acolhimento.
De um sorriso para uma certeza.
As prisões e as torturas
queriam-se longe da lembrança,
pois agora reforçavam-se os desejos
de uma Pátria nova, Renascida,
de uma Pátria nova Portuguesa!

Porém,
o tempo passou,
e um cravo rubro, solitário,
ficou na estrada tombado.
As desilusões esmagaram-no
e o Homem Novo ignorou-o,
tomando-o por vinho entornado.

E hoje,
é recordado com brindes e discursos de glória
esse dia que ninguém esqueceu.
Mas há novos pés, no silêncio, a pisarem
aquele cravo de sangue exaltado e vitória
que no auge da festa alguém perdeu!..

No futuro,
uma criança,
brincando na areia da estrada,
encontrará o cravo,
que à Revolução foi ceifado.
Ao romper de uma aurora,
em vigor, plantá-lo-á de novo,
para que a fé não se apague.
E crente nas razões do povo,
na sua justiça, na sua dor,
estará a plantar, sem o saber,
a mais doce força da Saudade,
e o mais intenso poema de Amor. 

Helena de Sousa Freitas, Setúbal, Portugal
     

25 de Abril (3) - Fez-se luz sobre o conceito de Liberdade...

     A biblioteca aproveitou também o dia para tomar a liberdade de sondar, junto dos seus utentes, quais as conceções que tinham de Liberdade e o que fariam com ela...

     Neste breve filme regista-se alguns dos momentos dessa atividade.



     Fica também o registo do apanhado das ideias que se recolheram...

Para mim, Liberdade é…

Gostava de ter Liberdade para...
É ser feliz e acabar com a guerra.
Poder ser uma pessoa feliz.
É uma libertação do 25 de Abril…
Fazer amigos e gostar de outros amigos.
É brincar na rua com os amigos.
Viajar.
É poder ser livre e fazer o que quisermos.
Poder ter amor.
É poder brincar à vontade e poder fazer tudo o que nos apetecer.
Eu poder fazer o que quiser e tu o que quiseres.
É uma coisa maravilhosa.
Dizer o que penso.
Primeiro não poder fazer uma coisa e quando tiver liberdade já podes fazer essa coisa.
Poder estar sempre com as minhas amigas.
É poder escolher as minhas coisas.
Nascer, viver, morrer.
É ser feliz.
Poder escolher as minhas coisas e poder comprar o que quiser…
É amor, liberdade e felicidade.
Para ajudar pessoas pobres.
É ser livre para poder ter direitos.
Ir ao shopping sozinha e ir passear com os meus colegas.
É uma dádiva que nos permite fazer o que quisermos.
Poder ajudar o mundo a ser um lugar melhor.
É poder fazer o que quiser se não incomodar os outros.
Sair à rua sozinha.
É viver.
Pensar…
É pensar, falar.
Decidir por nós próprios.
É o poder de falar sem censura e pensar no que quisermos.
Poder pensar e falar sem censura.
É poder estar e sentir-me sem restrições como falar do governo, ter direitos e deveres, assim como igualdade perante a lei
Pensar, dizer, escolher, etc… tudo o que quisesse e não ser julgado por nenhuma pessoa.
É poder dizer o que quero.
Ser livre de me exprimir e poder estar em lugares públicos sem pagar.
É ser feliz e livre.
Dar a minha opinião.
É dizer tudo e fazer tudo que eu dissesse.
Ir para onde quero.
É uma pessoa poder fazer mais… ter liberdade para poder escolher por nós.
Poder viajar pelo mundo todo.
É um ato de alegria e amizade.
Decidir o futuro do país.
É poder fazer algo de bom por alguém.
Poder ajudar todos e poder praticar o bem.
É poder fazer coisas sem restrições e ajudar ao nível do bem.
Definir o futuro e poder ajudar algumas pessoas.
É poder expressar-me sem ser criticado por ninguém.
Fazer os outros felizes.
A liberdade é uma coisa boa porque sem ela não podíamos fazer certas coisas.
Dar liberdade a todas as pessoas.
É poder escolher quem decide o nosso destino e ajudar os outros a fazer do mundo um lugar melhor com felicidade.
Poder viver a vida com dignidade.
É ser livre e os nossos pais deixarem-nos ir onde quisermos.

É como nascer… poder brincar e depois estudar.




25 de Abril (2) - Como a biblioteca foi palco de uma "revolução de cravos"...

     Ainda no dia 24, mas da parte da tarde, quem entrasse na biblioteca era convidado a participar na elaboração coletiva de um cartaz sobre o 25 de Abril.
     A proposta era deixar o registo do seu empenho na construção do cartaz, usando os dedos e digitinta verde e vermelha, para nele pintar um cravo, assinando-o e datando-o como qualquer artista.
     Sob o título "25 de Abril na tua mão", fica aqui o passo a passo.

 

O 25 de Abril (1) - a revolução na Biblioteca...

     A celebração do 41º aniversário do 25 de Abril começou mais cedo... 
     Foi a 24 de Abril, sexta-feira, que logo pela manhã a Biblioteca saiu das suas portas e levou aos alunos do 1º ciclo da EBI de Castelo do Neiva, na sala dos "Grandes Grupos", uma série de questões para as quais tinha as respostas em pequenos filmes de animação.
     A título de exemplo, fica já de seguida a ligação para um dos pequenos vídeos, bastando clicar na pergunta Nas pontas das espingardas foram colocados cravos vermelhos. Porquê? 
     Entretanto, estava patente no espaço da biblioteca uma pequena exposição sobre a "Revolução dos Cravos" onde era possível consultar vários livros sobre este tema.

    Para que se fique com uma ideia do que lá estava exposto basta visualizar o pequeno filme que se segue.   

     

quinta-feira, 30 de abril de 2015

23 de abril - 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura - Prova Distrital em Melgaço

     Na quinta-feira da semana passada, dia 23 de abril, os nossos 3 finalistas deslocaram-se a Melgaço para representar a EBI de Castelo do Neiva e participar na 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura.
     Acompanhados pela diretora de turma, professora Lurdes Lopes, deram o seu melhor.
     Aqui fica o depoimento da Bruna, do Diogo e do José...
     A fase distrital do Concurso Nacional de Leitura realizou-se na Casa da Cultura, em Melgaço, onde realizamos as nossas provas e assistimos a um espetáculo de dança e a um pequeno vídeo para conhecermos melhor Melgaço e os seus costumes. Contamos com a presença de um contador de histórias (Jorge Serafim) que animou a cerimónia de entrega dos vencedores do terceiro ciclo e do secundário. Embora não tenhamos passado à segunda fase, apreciamos a experiência e gostávamos de para o ano repeti-la. Nenhum de nós ganhou esta fase, mas trouxemos para a escola um prémio: livros sobre Melgaço.



     O espírito destes três jovens é de louvar... 
     Parabéns pela participação! 
     Parabéns pelo desempenho! 
     E parabéns pela vontade e determinação em voltar a aceitar este desafio para o próximo ano!

      No filme que se segue fica o registo fotográfico deste dia diferente e, no seguinte, o diploma e as capas dos novos livros que vieram enriquecer o acervo da biblioteca da EBI de Castelo do Neiva e que o Bi muito agradece...
     Bem hajam! 




      

quarta-feira, 29 de abril de 2015

La Fontaine - Saber mais...

            Já alguma vez te contaram a história da "Lebre e da tartaruga" ou "A raposa e as uvas", ou ainda "O leão e o rato"? 
          Pois bem, os alunos do 9º B realizaram um trabalho no âmbito da disciplina de Português, sob orientação da professora Maria do Céu Arouca, cujo resultado final nos permite ficar a saber um pouco mais sobre o autor de algumas das fábulas que escutamos na nossa infância: La Fontaine!
               Faça-se um pouco de luz sobre a biografia deste autor...



Sessão de sensibilização sobre o Envelhecimento - Saber mais...

     No passado dia 22 de abril, algumas turmas do 3º ciclo estiveram presentes, juntamente com os seus professores, numa sessão de sensibilização promovida pela Instituto de Emprego e Formação Profissional em parceria com a Biblioteca, onde se ficou a saber um pouco mais sobre o estádio mais avançado da idade adulta - a velhice e o envelhecimento.
     O filme que se segue mostra algumas fotografias do evento.

     

Animais noturnos - Saber mais...

     Os alunos do 5º A, sob a orientação da professora Cândida Barros, fizeram um trabalho de pesquisa subordinado ao tema "Animais que vivem nas trevas", também designados por animais noturnos e, desta forma, ficaram a saber mais sobre o modo de vida de alguns deles.
    Os trabalhos resultantes estiveram expostos na biblioteca para que o Bi e outros interessados pudessem aprender um pouco mais sobre a vida daqueles animais que, preferindo as trevas à luz, se encontram especialmente ativos durante a noite e mais sonolentos de dia.
     Segue-se o registo fotográfico da exposição dos trabalhos.