sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dia Mundial da Poesia - 21 de março - Parte 1

     No passado mês de março, ainda com a primavera quase a chegar, as flores começam já a despontar, aqui e ali, com o seu vivo colorido, por entre o verde da Natureza... 
     Foi o que aconteceu na nossa escola quando, de um dia para o outro, ela se viu enfeitada de flores recheadas de poesias...
     A D. Patrícia, ajudada por alguns pequenos e jovens duendes, teve a honra de semear essa magia!
      Vejam como ela aconteceu no dia 18 de março...





      Para quem não conseguiu ler todas as poesias que foram espalhadas aos quatro cantos da escola, aqui fica a reprodução de algumas, dedicadas aos mais jovens.
     
   
É a sombra
das folhas verdes
de todas as árvores
do mundo.
E debaixo da sombra,
Os ovos brancos
Das aves:
Suas asas livres,
Em caixa redonda,
De sombra,
Onda.
            Matilde Rosa Araújo,  “A sombra”,
               In A Guitarra da Boneca (1983)

Era uma vez um dia de Abril,
um dia de chuva, com o sol a espreitar
e no céu, a brilhar, um arco de cores.
Uma era vermelha, outra alaranjada,
havia uma verde, uma amarelada,
uma violeta, uma era azulada
e uma outra anil.
Que arco tão lindo brilhava no céu!
O nome arco-íris não sei quem lho deu.
     Regina Gouveia, “Arco-íris”,
       In Ciência Para Meninos e Poemas Pequeninos



O sol estava tão cansado
E viu mesmo ali ao lado
Uma nuvem tão branquinha.
- Como foi que apareceu
Esta almofada tão fofinha?
Vou dormir uma soneca.
Um pastor olhou para o céu:
- Onde é que o sol se meteu?
Preciso do calor seu,
Já não me chega a jaleca.
            Regina Gouveia, “Sol de Inverno” 
                In Ciência Para Meninos e Poemas Pequeninos

O girassol
Que tanto gira,
Que nunca para,
Para estar de cara
Virada ao sol.
O girassol;
Vira que vira, como quem dança
Um tango a solo;
O girassol,
Não me admira
que um dia arranje
um torcicolo.
           Raul Malaquias Marques “Girar ao sol”
               In Conto Estrelas em ti (2003)



Dia de Verão. Hora de sesta.
Queres uma festa? – disse a urtiga à mão.
Esta, esquiva, disse que não.
Depois, que sim.
Irra!
E a sesta acabou em comichão.
                 António Torrado, “A urtiga e a mão”
                       In Conto Estrelas em ti (2003)

Rente à folhagem do lago,
Onde inda há pouco dormia,
Nas águas espelha o afago
Da luz desperta por um mago
Na terra ao nascer do dia.
 Vergílio Alberto Vieira “Libelinha linda, libelinha feia”
  In Conto Estrelas em ti (2003)



O canário fugiu da gaiola
E o gato comeu
Sem ninguém reparar.
Desde então
Quando o gato olha para o céu
Ouve-se um canto ao luar.
                  Mário Castrim “História”
                       In Conto Estrelas em ti (2003)

O escuro e o silêncio
À esquina se encontraram.
Toda a noite conversaram,
Em altas vozes falaram.
Ninguém os viu,
Ninguém ouviu
Tirando eu.
          João Pedro Mésseder “Noite”
             In Conto Estrelas em ti (2003)



Ao fim da tarde
Uma rodela de sol
Ficou na ponta da pedra mais alta.
Lancei-me a correr
A ver se apanhava
A moeda de ouro.
Mas quando lá cheguei
Já a noite a tinha guardado
No bolso do capote
Para comprar
o dia seguinte.
        Mário Castrim “A moeda”
          In Conto Estrelas em ti (2003)

Na escola da poesia
Ninguém tem notas para lhe dar,
Pois ela não está
Nem nunca esteve
Ali só para passar.
Tem um desejo apenas:
Ficar no coração
De quem a quiser lembrar.
             José Jorge Letria “A casa da poesia”
                   In A casa da poesia (2009)



A poesia vai à escola
Com um bife feito de versos,
De mãos dados com os meninos
Que lhe querem perguntar
Qual é a idade certa
Para a poesia se revelar.
                  José Jorge Letria “A casa da poesia”
                       In A casa da poesia (2009)

Luzinha amarela no prado cantando,
P’la vozinha dela é que eu me comando!...
Com ela na noite não há solidão,
Há um brilhozinho em cada canção!
Luzinha amarela, porque brilha assim?
Parece uma estrela pertinho de mim!
Pertinho de mim, por mais longa a noite,
Não há solidão, enquanto a luzinha
Encher este prado de luz e canção!
                    Alexandre Parafita “O vaga-lume”
                           In Conto Estrelas em ti (2003)



Levarás pela mão
O menino até ao rio.
Dir-lhe-ás
Que a água é cega e surda;
Muda não.
Que o digam os peixes,
Que em silêncio
Com ela sustentam
Seu diálogo líquido,
De líquidas sílabas
De submersas vogais.
        Albano Martins “Diálogo”
           In Conto Estrelas em ti (2003)

A poesia anda de metro,
Ou nos elétricos da cidade,
Sem ter pressa de chegar,
Porque isto de não ter pressa
É a sua liberdade,
E é de liberdade
Que se gosta de alimentar.
               José Jorge Letria “A casa da poesia”
                    In A casa da poesia (2009)



























Semana das Ciências - "Dia Aberto" a todos os alunos do 4º ano

     No passado mês de março, durante a Semana  das Ciências, o dia 17 foi a data escolhida para um Dia Aberto a todos os alunos do 4º ano pertencentes às escolas da foz do Neiva de modo a conhecerem e familiarizarem-se com o futuro ambiente escolar.  
     A Biblioteca da EB1CN juntou-se a esta iniciativa e colaborou com o Laboratório de Matemática e  Ciências e o Laboratório de Física e Química e, dentro da temática científica, preparou um jogo de pistas que permitiu aos alunos a descoberta dos diferentes espaços da Biblioteca, as várias polivalências e os recursos disponíveis.
     Assim, do 1º ciclo da Amorosa, de Chafé, de Fieiros do Mar, de Santana e de Castelo do Neiva vieram 79 alunos, ávidos de conhecer a "escola dos grandes".
      Sob o lema "O Mundo das Ciências: como pesquisar nos recursos da biblioteca", todos os alunos partiram, com entusiamo, numa aventura  de descoberta que os filmes abaixo ilustram.





     O Bi aproveitou a visita dos convidados para avaliar a perceção das crianças sobre o espaço da biblioteca, sobre a atividade que realizaram e ainda sobre o acolhimento que lhes foi dado pelas pessoas que lá trabalham, e o resultado foi este:

Como avalio…
L
K
J
C
mau
médio
bom
ótimo
O espaço da biblioteca é…


7
72
O acolhimento das pessoas que trabalham na biblioteca é…

1
10
68
Este encontro com a biblioteca foi…


10
69

      Para que também possam consultar em casa, estes foram os sites que os pequenos cientistas visitaram:
             http://www.mocho.pt/

quinta-feira, 23 de abril de 2015

O ESCUTISMO À LUZ DA BIBLIOTECA

     No passado dia 22 de fevereiro, para assinalar mais um aniversário sobre o nascimento de Baden Powell, o fundador do Escutismo, a Biblioteca abriu as suas portas e incidiu a sua luz sobre a exposição que o professor Jorge Silva trouxe até nós para que pudéssemos apreciar algumas preciosidades e raridades relacionadas com o mundo escutista.


     Fica a partilha da "aventura"...





terça-feira, 21 de abril de 2015

Contornos da Palavra - atividades do dia 26 de fevereiro

     No último dia de atividades relacionadas com os Contornos da Palavra, a azáfama foi enorme com 4 eventos distribuídos por 3 escolas.
     A escritora Susana Silva, autora do livro "O espantalho sem nome" voou como o vento para poder conversar com os alunos da EB1 de Santana, da EB1/JI de Fieiros do Mar e com os alunos do 1º ciclo da EBI de Castelo do Neiva.
     Os 3 filmes que se seguem compilam as fotografias que reportam o que sucedeu em cada uma, na sequência acima referida.





     Entretanto, os alunos do 8º ano assistiram à peça de teatro intitulada "A vida é mesmo assim - dia e noite, não e sim" representada pelos atores Jorge Alonso e Eva Fernandes.
     No filme que se segue, sempre se pode, ao  ver as fotos, ficar com uma ideia do que lá aconteceu.


segunda-feira, 20 de abril de 2015

Notícia de última hora: os livros também ficam doentes...

     Na passada quinta feira, dia 16 de abril, um livro apareceu doente... e foi um aluno do 1º ano que, ao requisitar "Ondina e o peixinho vermelho" descobriu que ele precisava de ir, urgentemente, ao hospital.
    O livro, pobre coitado, tinha algumas folhas de fora... outras, estavam tão separadas umas das outras que até parecia quererem ganhar vida para se escaparem dele... e ainda havia aquelas que se mantinham unidas em cima mas afastadas em baixo, num contacto estranhamente irregular...
     Era urgente tratá-lo! Corria o risco de ficar sem entranhas e sem história para se ler... Teria que ser submetido a uma rápida intervenção cirúrgica!
    Sob o olhar atento do Bi e do pequeno Miguel, a D. Patrícia, funcionária da Biblioteca, muniu-se dos instrumentos necessários: tesoura... fita-cola... mãos hábeis e precisas... paciência e determinação. 
     Assistam também a esta operação de salvamento de um livro e, para a próxima, quando pegarem num, estejam muito atentos ao seu "estado de saúde" e tratem dele com todo o cuidado... porque, afinal, um livro também é um amigo!



domingo, 19 de abril de 2015

Contornos da Palavra - atividades do dia 25 de fevereiro

     No passado dia 25 do segundo mês do ano, a diversidade das atividades apresentadas pelos Contornos da Palavra foi bastante evidente como se pode comprovar pelos registos que se seguem.
       A Biblioteca e o Bi receberam a visita da escritora Raquel Ramos, autora do livro Episódios da vida de um jovem gato. Os alunos das turmas do 6º ano foram uma assistência atenta e interessada como se pode ver com o filme que se segue:




     Posteriormente, as turmas do 5º ano tiveram a sorte de lhes sair da cartola uma animação mágica que o Grupo Neiva Trupe trouxe à luz da cena com o espetáculo "Arbadacarba". Confiram como foi animada...



     Por fim, os alunos do 1º ciclo da EB1 de Chafé tiveram a honra de, pela mão da escritora Elisabete Freire, entrar no mundo encantado da "Princesa Aurora" através do livro que ela escreveu.  Vejam esses momentos...



     

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Contornos da Palavra - Luz e Trevas - atividades do dia 24 de fevereiro

     Fazendo, novamente, marcha atrás no tempo e voltando aos Contornos da Palavra e às atividades que se desenvolveram no dia 24 de fevereiro, convém salientar a intervenção do grupo dos Serviços Educativos da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo que levou, até à EB1 de Amorosa, uma pequena peça de teatro intitulada "Pablo, o pintor".

     No pequeno filme que se encontra abaixo podemos ver alguns instantes capturados desse evento, o que nos permite fazer de conta que  somos, também, espectadores a assistir ao desenrolar da peça.

     

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Concurso – 5º Prémio Escolar António Manuel Couto Viana

          Hoje parece que estamos dedicados aos concursos…
     Por isso, aqui vai mais um artigo, mas desta vez, sobre o concurso promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e intitulado 5º Prémio Escolar António Manuel Couto Viana.
     A este prémio podem candidatar-se alunos dos diversos níveis de ensino, desde o 1º ciclo até ao secundário, concorrendo nas modalidades à escolha de Conto, Poesia, Ensaio ou Ilustração e há prémios em dinheiro para os vencedores.
     Pode-se obter mais informações aqui http://bmvc-planodeactividades.blogspot.pt/p/premio-escolar-a.html junto dos teus professores ou na biblioteca da tua escola. A nossa Biblioteca possui um pequeno cartaz informativo para consulta que podes ver quando quiseres.
     Atenção que o prazo para a entrega dos trabalhos, a efetuar na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, através do teu professor de Português ou da professora da Biblioteca, termina no dia 30 de abril de 2015!

     Ainda vais a tempo de aceitar o desafio, de pôr a tua criatividade em reboliço e... mãos à obra!!