segunda-feira, 20 de abril de 2015

Notícia de última hora: os livros também ficam doentes...

     Na passada quinta feira, dia 16 de abril, um livro apareceu doente... e foi um aluno do 1º ano que, ao requisitar "Ondina e o peixinho vermelho" descobriu que ele precisava de ir, urgentemente, ao hospital.
    O livro, pobre coitado, tinha algumas folhas de fora... outras, estavam tão separadas umas das outras que até parecia quererem ganhar vida para se escaparem dele... e ainda havia aquelas que se mantinham unidas em cima mas afastadas em baixo, num contacto estranhamente irregular...
     Era urgente tratá-lo! Corria o risco de ficar sem entranhas e sem história para se ler... Teria que ser submetido a uma rápida intervenção cirúrgica!
    Sob o olhar atento do Bi e do pequeno Miguel, a D. Patrícia, funcionária da Biblioteca, muniu-se dos instrumentos necessários: tesoura... fita-cola... mãos hábeis e precisas... paciência e determinação. 
     Assistam também a esta operação de salvamento de um livro e, para a próxima, quando pegarem num, estejam muito atentos ao seu "estado de saúde" e tratem dele com todo o cuidado... porque, afinal, um livro também é um amigo!



domingo, 19 de abril de 2015

Contornos da Palavra - atividades do dia 25 de fevereiro

     No passado dia 25 do segundo mês do ano, a diversidade das atividades apresentadas pelos Contornos da Palavra foi bastante evidente como se pode comprovar pelos registos que se seguem.
       A Biblioteca e o Bi receberam a visita da escritora Raquel Ramos, autora do livro Episódios da vida de um jovem gato. Os alunos das turmas do 6º ano foram uma assistência atenta e interessada como se pode ver com o filme que se segue:




     Posteriormente, as turmas do 5º ano tiveram a sorte de lhes sair da cartola uma animação mágica que o Grupo Neiva Trupe trouxe à luz da cena com o espetáculo "Arbadacarba". Confiram como foi animada...



     Por fim, os alunos do 1º ciclo da EB1 de Chafé tiveram a honra de, pela mão da escritora Elisabete Freire, entrar no mundo encantado da "Princesa Aurora" através do livro que ela escreveu.  Vejam esses momentos...



     

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Contornos da Palavra - Luz e Trevas - atividades do dia 24 de fevereiro

     Fazendo, novamente, marcha atrás no tempo e voltando aos Contornos da Palavra e às atividades que se desenvolveram no dia 24 de fevereiro, convém salientar a intervenção do grupo dos Serviços Educativos da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo que levou, até à EB1 de Amorosa, uma pequena peça de teatro intitulada "Pablo, o pintor".

     No pequeno filme que se encontra abaixo podemos ver alguns instantes capturados desse evento, o que nos permite fazer de conta que  somos, também, espectadores a assistir ao desenrolar da peça.

     

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Concurso – 5º Prémio Escolar António Manuel Couto Viana

          Hoje parece que estamos dedicados aos concursos…
     Por isso, aqui vai mais um artigo, mas desta vez, sobre o concurso promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e intitulado 5º Prémio Escolar António Manuel Couto Viana.
     A este prémio podem candidatar-se alunos dos diversos níveis de ensino, desde o 1º ciclo até ao secundário, concorrendo nas modalidades à escolha de Conto, Poesia, Ensaio ou Ilustração e há prémios em dinheiro para os vencedores.
     Pode-se obter mais informações aqui http://bmvc-planodeactividades.blogspot.pt/p/premio-escolar-a.html junto dos teus professores ou na biblioteca da tua escola. A nossa Biblioteca possui um pequeno cartaz informativo para consulta que podes ver quando quiseres.
     Atenção que o prazo para a entrega dos trabalhos, a efetuar na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, através do teu professor de Português ou da professora da Biblioteca, termina no dia 30 de abril de 2015!

     Ainda vais a tempo de aceitar o desafio, de pôr a tua criatividade em reboliço e... mãos à obra!!


Novidades fresquinhas: Concurso Nacional de Leitura 2014/2015 – temos finalistas a ir à distrital!


     O Concurso Nacional de Leitura (CNL) deste ano letivo (pode-se saber mais aqui: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/escolas/projectos.php?idTipoProjecto=62) é composto por 3 fases: a 1ª fase a nível das escolas (local), a 2ª fase a nível das bibliotecas municipais (distrital) e a 3ª fase a nível nacional com a grande final.
     A nossa escola tem 3 finalistas que vão competir no dia 23 de Abril com os restantes colegas das outras escolas do distrito, na Final Distrital que se realiza na Biblioteca Municipal de Melgaço.
     Mas toda a aventura começou com a divulgação e abertura do concurso e com as respetivas inscrições cuja data limite terminava a 7 de novembro de 2014, com 34 aventureiros.
      A partir daí estavam lançados os dados para todos os que aceitaram o desafio e a proeza de queimarem as pestanas a ler os livros selecionados (os 22 alunos resistentes). Entre apuramentos e eliminatórias foram estes os 4 livros que o Diogo Manuel Brito Pires, o José Pedro Peixoto Ferreira e a Bruna Pereira Sá, os 3 finalistas e alunos do 8º C, tiveram que ler:


        
     

 
    
          Parabéns aos três e que tenham o mérito e a honra de continuar a seguir este percurso até à Final Nacional.


     No dia 23 de Abril todos iremos torcer por vocês! 
     
     Força, finalistas!


terça-feira, 14 de abril de 2015

Contornos da Palavra - Luz e Trevas - dia 24 de Fevereiro

     Para não se ser muito maçador ao dar conta da diversidade de atividades que ocorreram nestes três dias,  optar-se-á por se dedicar um artigo por espetáculo ou escritor tendo em atenção a data da sua ocorrência.
     Assim, no dia 24 de fevereiro, os declamadores Alexandre Martins e Francisco Pires trouxeram-nos "Palavras em Obras" como um verdadeiro presente para os ouvidos, num leque alargado de textos retirados de algumas obras de ilustres autores portugueses. 
     As fotos abaixo e os pequenos filmes ilustram alguns desses momentos.







Contornos da palavra - Luz e Trevas

     O mês de fevereiro, foi ainda palco de uma série de atividades no âmbito dos Contornos da Palavra, ocorridas entre os dias 24 e 26.
     Sendo o tema deste ano "Luz e Trevas", foi interessante verificar as múltiplas abordagens com que os alunos das várias escolas foram presenteados.
     Na grelha que se segue, estão sintetizadas as diversas apresentações e os respetivos horários, os diversificados espaços onde se desenrolaram, os distintos atores que lhes deram vida  e o número de alunos que a elas assistiu, num total de 539 jovens que se distribuem desde o pré-escolar até ao 9º ano de escolaridade.


Data
Hora
Atividade
Ano
Nº alunos
Ciclo
Escola
Terça dia 24 fev.
10H
Serviços Educativos
BMVC
“Pablo, o pintor”
1º, 2º, 3º, 4º
ANOS
23
EB1 Amorosa
14H20
Alexandre Martins
Francisco Pires
“Palavras em Obras”
9ºANOS
69
EBICN
Quarta dia 25 fev.
10H50
Raquel Ramos
Livro: “Episódios da vida de um jovem gato”
6ºANOS
62
EBICN
10H50
Dramatização pelo Grupo Neiva Trupe
 Teatro: Arbadacarba”
5ºANOS
58
EBICN
14H
Elisabete Freire
Livro: “A princesa Aurora”
1º, 2º, 3º, 4º
ANOS
50
EB1 Chafé
Quinta dia 26 fev.
9H
Susana Silva
Livro: “O espantalho sem nome”
1º, 2º, 3º, 4º
ANOS
88
EBICN
11H
Susana Silva
Livro: “O espantalho sem nome”
Pré-escolar
28
Pré
EB1/JI Fieiros do Mar
1º, 2º, 3º, 4º
ANOS
28
14H
Susana Silva
Livro: “O espantalho sem nome”
1º, 2º, 3º, 4º
ANOS
83
EB1 Santana
14H20
Dramatização pelo grupo Jorge Alonso e Eva Fernandes
Teatro: “A vida é mesmo assim – dia e noite, não e sim”
8º ANOS
50
EBICN

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Fez-se luz sobre o mundo dos afetos...

     Nos passados dias 12 e 13 de fevereiro, a biblioteca resolveu, de forma simples e desprendida, assinalar o dia de S. Valentim e sondar, junto dos frequentadores deste espaço, as conceções que tinham sobre o Amor.
     No quadro abaixo poderão ser analisadas, desde o 2º ano até ao 9º ano de escolaridade e Curso Vocacional, as várias perspetivas recolhidas.

Amor é…
A alegria, a felicidade e o desejo que os outros tenham uma ótima e longa vida . T.Q. 5 º ano
O nosso coração. D. P. 5º ano
Paixão. D. B. 6 º ano
Ser feliz. R. A. B.  3º ano
Dar o nosso coração por alguém. A.M. 5º ano
Ter carinho. S. S. L. 3º ano
Ter amizade. A. V. D. 3º ano
Ter carinho. M. M. F. 3º ano
Dar o nosso coração a alguém de quem gostamos muito. C. M. 7º ano
Um sentimento. L. 7º ano
Felicidade. R. 7º ano
Confiar no outro… Anónimo
Amor é amar muito alguém. L. 3º ano
Alegria. T. 3º ano
Felicidade, partilha. F. S. 9º ano
Luz intensa na alma. Anónimo
Amizade com todos os amigos e pessoas. J. P. S. M. 5º ano
Um sentimento inexplicável, lindo, e algo muito forte, porque mesmo quando não queremos que ele apareça, ele aparece. T. M. 7º ano
Responsabilidade, amizade e afinidade. R. A. 9º ano
Simpatia com todos os nossos amigos e a alegria com todos. D. S. T. 5º ano
Alegria que sai do coração. G. C. 3º ano
Uma amizade muito grande entre duas pessoas muito amigas. M. G. C. 5º ano
Paixão, delicadeza, respeito. R. A. 6 º ano
Aquilo que sentimos por uma pessoa… é ser amável e prestar atenção a essa pessoa. E. C. M. 5º ano
Respeitar, amar e tudo o mais. S. P. 6º ano
Uma sensação inesperada, bonita e única. A. M. 7º ano
Ser feliz e ter paz. T. S. L. 3º ano
Um sentimento que só pode ser expressado junto de uma pessoa que amamos. M. A. C. 8º ano
Ter carinho e felicidade e amar alguém. S. 3º ano
Estar perto da pessoa que mais gostamos, aceitar a pessoa como ela é, com todos os seus defeitos. Estar em todos os momentos presentes. C. L. Curso Vocacional
Amor para mim é carinho, é muito amor. B. J. S. 3º ano
Paixão e amar muito alguém do fundo do coração. Anónimo
Carinho e nunca desistir de tentar. 5

O amor para mim é uma paixão muito grande: é como estar apaixonado. F. D. C. 3º ano
Amar muito alguém. A. 3º ano
Carinho, felicidade, amizade e amar uma pessoa de quem gostamos. M. D. S. 2º ano
Fogo que arde e não se vê. É uma luz ao fundo do túnel. É… Anónimo
Estar perto da pessoa que mais gostamos , aceitar a pessoa como ela é, com todos os seus defeitos. É amar e ser amado. J. C. 9º ano

     Em simultâneo, nesses dois dias, foi colocado em exibição contínua, no painel de projeção do espaço multimédia, um filme passível de chegar a todos os públicos, sem qualquer legenda ou enunciado oral, intitulado "Paperman" que também pode ser visto aqui https://www.youtube.com/watch?v=1QAI4B_2Mfc
     Aos poucos, o espaço foi-se compondo com uma assistência que ficou cativada e houve até quem, ingenuamente, fosse buscar uma folha de papel para tentar fazer um aviãozinho, na esperança de que ele ganhasse vida, como na história visualizada. 
     O pequeno vídeo abaixo regista algumas fotos de ambos os momentos.




quinta-feira, 9 de abril de 2015

Animação na Biblioteca

     Durante o mês de fevereiro, o Bi e a biblioteca foram visitados por alunos do 1º ciclo bastante dinâmicos e cheios de vontade de ler livros e de partilhar com os mais novos as suas leituras.
     Os alunos da EB1 de Santana, durante a sua permanência na nossa escola, aquando da realização das obras no seu edifício escolar, ficaram fascinados com o espaço e recursos da nossa biblioteca e para além de serem seus "clientes" assíduos, sugeriram, também, a criação de um Clube de Amigos Leitores. 
     A biblioteca até se tornou o palco improvisado para a apresentação de uma pequena peça de teatro espontânea baseada no livro "A Mariana não quer dormir".
     Aqui fica o registo de alguns desses momentos.