quarta-feira, 15 de abril de 2015

Novidades fresquinhas: Concurso Nacional de Leitura 2014/2015 – temos finalistas a ir à distrital!


     O Concurso Nacional de Leitura (CNL) deste ano letivo (pode-se saber mais aqui: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/escolas/projectos.php?idTipoProjecto=62) é composto por 3 fases: a 1ª fase a nível das escolas (local), a 2ª fase a nível das bibliotecas municipais (distrital) e a 3ª fase a nível nacional com a grande final.
     A nossa escola tem 3 finalistas que vão competir no dia 23 de Abril com os restantes colegas das outras escolas do distrito, na Final Distrital que se realiza na Biblioteca Municipal de Melgaço.
     Mas toda a aventura começou com a divulgação e abertura do concurso e com as respetivas inscrições cuja data limite terminava a 7 de novembro de 2014, com 34 aventureiros.
      A partir daí estavam lançados os dados para todos os que aceitaram o desafio e a proeza de queimarem as pestanas a ler os livros selecionados (os 22 alunos resistentes). Entre apuramentos e eliminatórias foram estes os 4 livros que o Diogo Manuel Brito Pires, o José Pedro Peixoto Ferreira e a Bruna Pereira Sá, os 3 finalistas e alunos do 8º C, tiveram que ler:


        
     

 
    
          Parabéns aos três e que tenham o mérito e a honra de continuar a seguir este percurso até à Final Nacional.


     No dia 23 de Abril todos iremos torcer por vocês! 
     
     Força, finalistas!


terça-feira, 14 de abril de 2015

Contornos da Palavra - Luz e Trevas - dia 24 de Fevereiro

     Para não se ser muito maçador ao dar conta da diversidade de atividades que ocorreram nestes três dias,  optar-se-á por se dedicar um artigo por espetáculo ou escritor tendo em atenção a data da sua ocorrência.
     Assim, no dia 24 de fevereiro, os declamadores Alexandre Martins e Francisco Pires trouxeram-nos "Palavras em Obras" como um verdadeiro presente para os ouvidos, num leque alargado de textos retirados de algumas obras de ilustres autores portugueses. 
     As fotos abaixo e os pequenos filmes ilustram alguns desses momentos.







Contornos da palavra - Luz e Trevas

     O mês de fevereiro, foi ainda palco de uma série de atividades no âmbito dos Contornos da Palavra, ocorridas entre os dias 24 e 26.
     Sendo o tema deste ano "Luz e Trevas", foi interessante verificar as múltiplas abordagens com que os alunos das várias escolas foram presenteados.
     Na grelha que se segue, estão sintetizadas as diversas apresentações e os respetivos horários, os diversificados espaços onde se desenrolaram, os distintos atores que lhes deram vida  e o número de alunos que a elas assistiu, num total de 539 jovens que se distribuem desde o pré-escolar até ao 9º ano de escolaridade.


Data
Hora
Atividade
Ano
Nº alunos
Ciclo
Escola
Terça dia 24 fev.
10H
Serviços Educativos
BMVC
“Pablo, o pintor”
1º, 2º, 3º, 4º
ANOS
23
EB1 Amorosa
14H20
Alexandre Martins
Francisco Pires
“Palavras em Obras”
9ºANOS
69
EBICN
Quarta dia 25 fev.
10H50
Raquel Ramos
Livro: “Episódios da vida de um jovem gato”
6ºANOS
62
EBICN
10H50
Dramatização pelo Grupo Neiva Trupe
 Teatro: Arbadacarba”
5ºANOS
58
EBICN
14H
Elisabete Freire
Livro: “A princesa Aurora”
1º, 2º, 3º, 4º
ANOS
50
EB1 Chafé
Quinta dia 26 fev.
9H
Susana Silva
Livro: “O espantalho sem nome”
1º, 2º, 3º, 4º
ANOS
88
EBICN
11H
Susana Silva
Livro: “O espantalho sem nome”
Pré-escolar
28
Pré
EB1/JI Fieiros do Mar
1º, 2º, 3º, 4º
ANOS
28
14H
Susana Silva
Livro: “O espantalho sem nome”
1º, 2º, 3º, 4º
ANOS
83
EB1 Santana
14H20
Dramatização pelo grupo Jorge Alonso e Eva Fernandes
Teatro: “A vida é mesmo assim – dia e noite, não e sim”
8º ANOS
50
EBICN

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Fez-se luz sobre o mundo dos afetos...

     Nos passados dias 12 e 13 de fevereiro, a biblioteca resolveu, de forma simples e desprendida, assinalar o dia de S. Valentim e sondar, junto dos frequentadores deste espaço, as conceções que tinham sobre o Amor.
     No quadro abaixo poderão ser analisadas, desde o 2º ano até ao 9º ano de escolaridade e Curso Vocacional, as várias perspetivas recolhidas.

Amor é…
A alegria, a felicidade e o desejo que os outros tenham uma ótima e longa vida . T.Q. 5 º ano
O nosso coração. D. P. 5º ano
Paixão. D. B. 6 º ano
Ser feliz. R. A. B.  3º ano
Dar o nosso coração por alguém. A.M. 5º ano
Ter carinho. S. S. L. 3º ano
Ter amizade. A. V. D. 3º ano
Ter carinho. M. M. F. 3º ano
Dar o nosso coração a alguém de quem gostamos muito. C. M. 7º ano
Um sentimento. L. 7º ano
Felicidade. R. 7º ano
Confiar no outro… Anónimo
Amor é amar muito alguém. L. 3º ano
Alegria. T. 3º ano
Felicidade, partilha. F. S. 9º ano
Luz intensa na alma. Anónimo
Amizade com todos os amigos e pessoas. J. P. S. M. 5º ano
Um sentimento inexplicável, lindo, e algo muito forte, porque mesmo quando não queremos que ele apareça, ele aparece. T. M. 7º ano
Responsabilidade, amizade e afinidade. R. A. 9º ano
Simpatia com todos os nossos amigos e a alegria com todos. D. S. T. 5º ano
Alegria que sai do coração. G. C. 3º ano
Uma amizade muito grande entre duas pessoas muito amigas. M. G. C. 5º ano
Paixão, delicadeza, respeito. R. A. 6 º ano
Aquilo que sentimos por uma pessoa… é ser amável e prestar atenção a essa pessoa. E. C. M. 5º ano
Respeitar, amar e tudo o mais. S. P. 6º ano
Uma sensação inesperada, bonita e única. A. M. 7º ano
Ser feliz e ter paz. T. S. L. 3º ano
Um sentimento que só pode ser expressado junto de uma pessoa que amamos. M. A. C. 8º ano
Ter carinho e felicidade e amar alguém. S. 3º ano
Estar perto da pessoa que mais gostamos, aceitar a pessoa como ela é, com todos os seus defeitos. Estar em todos os momentos presentes. C. L. Curso Vocacional
Amor para mim é carinho, é muito amor. B. J. S. 3º ano
Paixão e amar muito alguém do fundo do coração. Anónimo
Carinho e nunca desistir de tentar. 5

O amor para mim é uma paixão muito grande: é como estar apaixonado. F. D. C. 3º ano
Amar muito alguém. A. 3º ano
Carinho, felicidade, amizade e amar uma pessoa de quem gostamos. M. D. S. 2º ano
Fogo que arde e não se vê. É uma luz ao fundo do túnel. É… Anónimo
Estar perto da pessoa que mais gostamos , aceitar a pessoa como ela é, com todos os seus defeitos. É amar e ser amado. J. C. 9º ano

     Em simultâneo, nesses dois dias, foi colocado em exibição contínua, no painel de projeção do espaço multimédia, um filme passível de chegar a todos os públicos, sem qualquer legenda ou enunciado oral, intitulado "Paperman" que também pode ser visto aqui https://www.youtube.com/watch?v=1QAI4B_2Mfc
     Aos poucos, o espaço foi-se compondo com uma assistência que ficou cativada e houve até quem, ingenuamente, fosse buscar uma folha de papel para tentar fazer um aviãozinho, na esperança de que ele ganhasse vida, como na história visualizada. 
     O pequeno vídeo abaixo regista algumas fotos de ambos os momentos.




quinta-feira, 9 de abril de 2015

Animação na Biblioteca

     Durante o mês de fevereiro, o Bi e a biblioteca foram visitados por alunos do 1º ciclo bastante dinâmicos e cheios de vontade de ler livros e de partilhar com os mais novos as suas leituras.
     Os alunos da EB1 de Santana, durante a sua permanência na nossa escola, aquando da realização das obras no seu edifício escolar, ficaram fascinados com o espaço e recursos da nossa biblioteca e para além de serem seus "clientes" assíduos, sugeriram, também, a criação de um Clube de Amigos Leitores. 
     A biblioteca até se tornou o palco improvisado para a apresentação de uma pequena peça de teatro espontânea baseada no livro "A Mariana não quer dormir".
     Aqui fica o registo de alguns desses momentos.







O CHUMBO - Vamos saber mais

     "O soldadinho de chumbo" foi o mote inspirador que levou  o Diogo e o Tomás, ambos alunos do 8º A, a efetuarem a pesquisa sobre o chumbo (um material que nos permite fazer soldadinhos de chumbo e muitas outras coisas mais...). 
     O resultado do seu trabalho está aqui disponível para que se faça luz sobre a história, curiosidades e versatilidade deste metal.


quarta-feira, 8 de abril de 2015

O SOLDADINHO DE CHUMBO

    Ainda no âmbito do projeto "LER+ MAR" desenvolvido no ano anterior, publicamos o trabalho realizado por alguns alunos da turma 8ºA sob orientação da docente Maria do Céu Lourenço, tendo por base o conto tradicional "O Soldadinho de Chumbo" do escritor Andersen.
     Estão todos convidados a apreciar a apresentação desta versão adaptada e animada.







O Bi está de volta

Após alguns meses de interregno, cá estamos outra vez!...



segunda-feira, 17 de novembro de 2014

ONDA PINA- a Poesia em Movimento

O Museu da Imprensa lançou a iniciativa Onda Pina, para homenagear o poeta Manuel António Pina (1943-2012), na data em que se comemorava o seu aniversário.
No dia 18 de novembro, amanhã , sugere-se que sejam lidos poemas de Manuel António Pina, em algum momento do dia, em salas de aula, bibliotecas, ou outros locais.
Apelamos a todos os docentes, para que no dia de amanhã, iniciem as suas aulas com a leitura de um poema de Manuel António Pina.
Ficam aqui alguns poemas. Também podem requisitar, na biblioteca, livros do referido poeta.
 
 
Pensar de pernas para o ar
Pensar de pernas para o ar
é uma grande maneira de pensar
com toda a gente a pensar como toda a gente
ninguém pensava nada diferente Que bom é pensar em outras coisas
e olhar para as coisas noutra posição
as coisas sérias que cómicas que são
com o céu para baixo e para cima o chão

 
O Jardim das Oliveiras
Se procuro o teu rosto
no meio do ruído das vozes
quem procura o teu rosto?
Quem fala obscuramente
em qualquer sítio das minhas palavras
ouvindo-se a si próprio?
Às vezes suspeito que me segues,
que não são meus os passos
atrás de mim.
O que está fora de ti, falando-te?
Este é o teu caminho,
e as minhas palavras os teus passos?
Quem me olha desse lado
e deste lado de mim?
As minhas dúvidas, até elas te pertencem?
 
 
Os Lugares
Os lugares são
a geografia da solidão.
São lugares comuns casa a casa
 
 

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

S.MARTINHO

No dia 11 de Novembro, em atividade livre, alguns dos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos leram as histórias apresentadas no expositor da biblioteca e  escreveram alguns provérbios e quadras relativas ao acontecimento.
 
 
Aqui fica o registo de algumas das quadras que foram selecionados.
 
A castanha é muito boa

Ainda melhor com um copinho de vinho

No dia de S. Martinho,

Haja sempre alegria (Miguel, 4º ano)

 
Quentes e boas,

é o que elas são.

E no S. Martinho,

 estão sempre à mão (Beatriz 6º A)

 
Há castanhas para assar.

O vinho novo para provar.

No S. Martinho, há muita alegria.

É para festejar!... (Alice 6º B)


S. Martinho, S. Martinho

Foste corajoso e amigo.

Saltaste do teu cavalo,

E ajudaste um mendigo. (Ana 5º C)


No S. martinho, quero brincar,

Saltar por cima da fogueira.

As castanhas, vou apanhar

É um dia de brincadeira. (Ana 5º C)

terça-feira, 11 de novembro de 2014

PAPOILAS

Para comemorar o fim da I Guerra, como se sabe, os Ingleses colocam na lapela uma papoila que simboliza os mortos desse conflito. Desde 1921 que, baseado num poema de John McCrae - Nos campos da Flandres - as papoilas são compradas, revertendo esse dinheiro para ajuda aos antigos combatentes.
   Este ano, no início das comemorações do centenário,  Paul Cummins criou 888.246 papoilas de cerâmica, uma por cada britânico morto, que foram colocadas junto da Torre de Londres. A sua colocação só foi possível graças ao extraordinário espírito de voluntariado que os britânicos têm - 8 000  voluntários ajudaram a "plantá-las".
 
 
 
 
 
Todos os dias, desde julho, no final da tarde, as pessoas reúnem-se junto do 'campo de papoilas' e ouvem o nome de 180 militares mortos seguido do toque de recolher. Depois do Dia do Armistício, hoje, as papoilas serão levadas pelos que as compraram, a 25 £ cada uma.
   Muitos londrinos preferiam que as flores ficassem sempre naquele espaço, mas Cummins diz que esta existência temporária simboliza a efemeridade das nossas vidas.