segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dia da Biblioteca Escolar



 
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.
Este ano, a Internacional Association of school Librarianship   (IASL) propõe um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE).
 
Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar. No decorrer da semana de 27 a 31 de Outubro, serão promovidas várias atividades, nas bibliotecas do agrupamento Monte da Ola. Assim, na escola da Foz do Neiva, os alunos poderão visitar uma exposição evocativa do seu percurso. Estarão afixadas fotografias de atividades realizadas pela biblioteca escolar ao longo da sua existência, destacando-se os documentos e imagens mais marcantes ao longo do tempo. Também poderão folhear alguns livros antigos e participar na apresentação do modelo big6. Na sala de aula, durante 5 minutos, será apresentado o livro que o professor/aluno anda a ler ou que já leu e que gostou muito ou far-se-á a leitura de um texto previamente selecionado.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Antônio Houaiss

No âmbito das efemérides, os alunos do 8ºano, turma C, na disciplina de português, realizaram uma pesquisa sobre Antônio Houaiss professor, diplomata, filólogo, lexicógrafo e ensaísta, que nasceu a 15 de outubro de 1915. Para saber mais sobre este intelectual brasileiro, vejam o video que os alunos prepararam.

DIA DE ALIMENTAÇÃO

  Giuseppe Arcimboldo, nascido em Milão em 1527, muito antes de se instituir o Dia da Alimentação, pintou a série As quatro estações, representando o Outono, como se vê na imagem, recorrendo a frutas, flores e legumes para construir um rosto. 
  Era o tempo em que só se comia a fruta da época, em que as estações estavam perfeitamente diferenciadas. Hoje, impera o plástico, o rápido, o pronto a comer.
 
 
 
O  jornal i, no dia 2 de outubro, publicou alguns conselhos de modo a serem evitados alguns riscos. Sigam-nos.
  Comam de tudo. Comam variado e, de vez em quando, ... façam umas asneirinhas... Sabem tão bem!!!

Dia Mundial da alimentação



No âmbito do dia mundial da alimentação, cujos objetivos são promover hábitos alimentares saudáveis e interiorizar valores e condutas, a biblioteca escolar, em articulação com o grupo de ciências naturais do 2º ciclo, assinala o dia com a realização da roda dos alimentos, uma exposição intitulado “Alimentos à luz da arte e da escrita”, a audição e exploração do “Caldo de pedra”de Viale Moutinho. os mais pequenos assistirão à leitura do texto “o Tomás não cabe nos calções”. Ao longo do dia, os alunos da escola básica integrada da Foz do Neiva poderão visitar a exposição, descobrir provérbios, brincar e aprender com os alimentos, realizando várias atividades: “sudoku dos alimentos”, “quem sou eu?”, “procura palavras”, “completa os espaços" e para os alunos do 1º ano a atividade “dá-me cor”.

Esperemos que estas iniciativas e os conselhos dados aos alunos durante a visita tragam alterações nos comportamentos alimentares dos nossos jovens e deem os seus frutos.



Roda dos alimentos

















                             
Alimentos à luz da arte e da literatura.
                            

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

“República das Crianças”


«República das Crianças um sítio web disponibilizado pela CNCCR – Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.»

Diverte-te e aprende.



segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Vem aí o dia mundial da música!!!

 


Na próxima  4ª feira, dia 1 de Outubro, celebra-se o dia mundial da música.

Na EBI Foz do Neiva está  já a decorrer uma exposição na tua BE com o objetivo de divulgar os instrumentos musicais de que dispomos.  Para além de fisicamente visíveis, os ditos "objetos" são acompanhados do seu "B.I. de identificação" para que todos lembrem / relembrem a sua nomenclatura.

No dia 1 de Outubro propriamente dito far-se-á ainda a exposição paralela e complementar de livros e CDs alusivos ao tema, e o ambiente da BE será "embalado" pelo som da música que permanentemente faremos passar.

No intervalo do almoço proceder-se-á à exibição dum filme para os mais novos, da "Turma da Mônica", tendo subjacente a temática em causa, bem como as vantagens da música na vida das pessoas.


A equipa da BE deseja a todos, e em todas as horas, felizes audições de música!
Que ela vos faça flutuar... Sentir mais leves, mais soltos, melhores seres humanos, mais satisfeitos e plenos!

Até lá aqui vos deixamos este pequeno, grande miminho! Esperamos que gostem!


;-)


http://youtu.be/egwARrX1ik8