quarta-feira, 12 de novembro de 2014

S.MARTINHO

No dia 11 de Novembro, em atividade livre, alguns dos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos leram as histórias apresentadas no expositor da biblioteca e  escreveram alguns provérbios e quadras relativas ao acontecimento.
 
 
Aqui fica o registo de algumas das quadras que foram selecionados.
 
A castanha é muito boa

Ainda melhor com um copinho de vinho

No dia de S. Martinho,

Haja sempre alegria (Miguel, 4º ano)

 
Quentes e boas,

é o que elas são.

E no S. Martinho,

 estão sempre à mão (Beatriz 6º A)

 
Há castanhas para assar.

O vinho novo para provar.

No S. Martinho, há muita alegria.

É para festejar!... (Alice 6º B)


S. Martinho, S. Martinho

Foste corajoso e amigo.

Saltaste do teu cavalo,

E ajudaste um mendigo. (Ana 5º C)


No S. martinho, quero brincar,

Saltar por cima da fogueira.

As castanhas, vou apanhar

É um dia de brincadeira. (Ana 5º C)

terça-feira, 11 de novembro de 2014

PAPOILAS

Para comemorar o fim da I Guerra, como se sabe, os Ingleses colocam na lapela uma papoila que simboliza os mortos desse conflito. Desde 1921 que, baseado num poema de John McCrae - Nos campos da Flandres - as papoilas são compradas, revertendo esse dinheiro para ajuda aos antigos combatentes.
   Este ano, no início das comemorações do centenário,  Paul Cummins criou 888.246 papoilas de cerâmica, uma por cada britânico morto, que foram colocadas junto da Torre de Londres. A sua colocação só foi possível graças ao extraordinário espírito de voluntariado que os britânicos têm - 8 000  voluntários ajudaram a "plantá-las".
 
 
 
 
 
Todos os dias, desde julho, no final da tarde, as pessoas reúnem-se junto do 'campo de papoilas' e ouvem o nome de 180 militares mortos seguido do toque de recolher. Depois do Dia do Armistício, hoje, as papoilas serão levadas pelos que as compraram, a 25 £ cada uma.
   Muitos londrinos preferiam que as flores ficassem sempre naquele espaço, mas Cummins diz que esta existência temporária simboliza a efemeridade das nossas vidas.


terça-feira, 4 de novembro de 2014

Semana da BE

As sessões da semana  da leitura, na biblioteca, foram um sucesso.
Foram 256 alunos que visitaram a biblioteca para apreciar a exposição "á luz da leitura da BE através dos tempos" e folhear livros antigos cujo páginas amareladas já não eram visitadas há algum tempo. Que felizes eles se sentiram.
Baseado no modelo Big6, também foram apresentadas as etapas de um trabalho de pesquisa, aos alunos dos 2º e 3º ciclos. Para os alunos do 1º ciclo, nomeadamente o 1º e 2º anos foi lido o texto digital "a Joaninha vaidosa "de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Os alunos dos 3º e 4º anos desfrutaram da leitura do primeiro conto, incluído no livro "Dez dedos dez segredos" de Maria alberta Menéres.
A semana da BE terminou com atividades que assinalaram o dia do Halloween. Os mais pequenos leram a fábula "O morcego e a doninha"  de Esopo. Os 5º anos assistiram à palestra sobre morcegos, apresentada pelo professor Jorge silva.
 
 

 

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

As nossas leituras


     Na sequência da comemoração da “Semana da Biblioteca” proponho-me aqui partilhar algumas das leituras que tive o privilégio de fazer nos últimos tempos.

      “O Olho de Hertzog” e “O Império dos Homens Bons” são dois fascinantes romances que, ainda que por breves instantes, tiveram o condão de me transportar a outros tempos e cenários.
     Com a leitura do primeiro dos romances acima mencionados, da autoria do escritor moçambicano Borges Coelho, vi-me transportado aos longínquos tempos da 1ª Guerra Mundial. Numa narrativa densa, cheia de mistério e repleta de ação, o autor confronta-nos com os combates travados entre Portugal e a Alemanha no Norte de Moçambique. Trata-se de uma obra apaixonante, em que o autor nos dá uma verdadeira lição sobre a História da África Austral, inserida no contexto do primeiro conflito mundial.

     No “Império dos Homens Bons”, Tiago Rebelo, um dos mais promissores escritores portugueses da atualidade, descreve-nos uma história de amores proibidos. O espaço da narrativa é a pacata vila de Inhambane, no Sul de Moçambique. O tempo é a 2ª metade do século XIX. Assente em factos verídicos, o romance aborda a epopeia da colonização portuguesa na África Oriental, com todas as suas grandezas e misérias.
 
 

     A terminar esta partilha literária, resta-me formular um voto. Que este testemunho sirva, se não para despertar a curiosidade relativamente aos escritores e obras selecionadas, pelo menos, para estimular o gosto pela leitura.

  Morais

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dia da Biblioteca Escolar



 
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.
Este ano, a Internacional Association of school Librarianship   (IASL) propõe um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE).
 
Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar. No decorrer da semana de 27 a 31 de Outubro, serão promovidas várias atividades, nas bibliotecas do agrupamento Monte da Ola. Assim, na escola da Foz do Neiva, os alunos poderão visitar uma exposição evocativa do seu percurso. Estarão afixadas fotografias de atividades realizadas pela biblioteca escolar ao longo da sua existência, destacando-se os documentos e imagens mais marcantes ao longo do tempo. Também poderão folhear alguns livros antigos e participar na apresentação do modelo big6. Na sala de aula, durante 5 minutos, será apresentado o livro que o professor/aluno anda a ler ou que já leu e que gostou muito ou far-se-á a leitura de um texto previamente selecionado.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Antônio Houaiss

No âmbito das efemérides, os alunos do 8ºano, turma C, na disciplina de português, realizaram uma pesquisa sobre Antônio Houaiss professor, diplomata, filólogo, lexicógrafo e ensaísta, que nasceu a 15 de outubro de 1915. Para saber mais sobre este intelectual brasileiro, vejam o video que os alunos prepararam.

DIA DE ALIMENTAÇÃO

  Giuseppe Arcimboldo, nascido em Milão em 1527, muito antes de se instituir o Dia da Alimentação, pintou a série As quatro estações, representando o Outono, como se vê na imagem, recorrendo a frutas, flores e legumes para construir um rosto. 
  Era o tempo em que só se comia a fruta da época, em que as estações estavam perfeitamente diferenciadas. Hoje, impera o plástico, o rápido, o pronto a comer.
 
 
 
O  jornal i, no dia 2 de outubro, publicou alguns conselhos de modo a serem evitados alguns riscos. Sigam-nos.
  Comam de tudo. Comam variado e, de vez em quando, ... façam umas asneirinhas... Sabem tão bem!!!

Dia Mundial da alimentação



No âmbito do dia mundial da alimentação, cujos objetivos são promover hábitos alimentares saudáveis e interiorizar valores e condutas, a biblioteca escolar, em articulação com o grupo de ciências naturais do 2º ciclo, assinala o dia com a realização da roda dos alimentos, uma exposição intitulado “Alimentos à luz da arte e da escrita”, a audição e exploração do “Caldo de pedra”de Viale Moutinho. os mais pequenos assistirão à leitura do texto “o Tomás não cabe nos calções”. Ao longo do dia, os alunos da escola básica integrada da Foz do Neiva poderão visitar a exposição, descobrir provérbios, brincar e aprender com os alimentos, realizando várias atividades: “sudoku dos alimentos”, “quem sou eu?”, “procura palavras”, “completa os espaços" e para os alunos do 1º ano a atividade “dá-me cor”.

Esperemos que estas iniciativas e os conselhos dados aos alunos durante a visita tragam alterações nos comportamentos alimentares dos nossos jovens e deem os seus frutos.



Roda dos alimentos

















                             
Alimentos à luz da arte e da literatura.