segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Bom ano letivo 2014-2015


Desejamos a todos

um regresso às aulas em grande

e um bom ano letivo!





E como a escola também é (e deve ser!) POESIA... aqui vai... um pequeno grande miminho para todos,

da equipa da tua BE 



Escola é 

... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.


(Paulo Freire*)
 _____________________________________________________________

* Educador, pensador e pedagogo brasileiro, 1921//1997
 



sábado, 6 de setembro de 2014

Dia Internacional da Literacia

8 de setembro é o Dia Internacional da Literacia








"Literacy is a key lever of change and a practical tool of empowerment on each of the three main pillars of sustainable development: economic development, social development and environmental protection." 

Former UN Secretary-General, Kofi Annan
 
 
( A literacia é uma alavanca-chave de mudança e um instrumento  de reforço em cada um dos 3 principais pilares do desenvolvimento sustentável: o desenvolvimento económico, social e a proteção do ambiente.)*
 
antigo secretário-geral da ONU, Kofi Annan
 
 
*Tradução livre, por Celeste Santos, Prof. Colaboradora n(d)a
 



quinta-feira, 3 de julho de 2014

Somos... livro(e)s



Estamos quase, quase a fazer um interregno na publicação dos nossos 'posts' , já que o nosso blogue, tal como a nossa equipa, vai de férias.
Contamos ainda atualizar este espaço antes da nossa "entrada" nesse esperado, desejado e (por que não dizê-lo?) merecido período de descanso e lazer.
Já lhe sentimos o cheiro. Já lhe ouvimos a leveza e o descompromisso. Já sonhamos com os dias sem relógio, sem agenda, sem toques de entrada e saída, sem sapatos apertados, sem roupas  formais,  sem horas "marcadas" para ir dormir.
Não precisamos de muitas coisas para ter umas boas férias. Sossego, calma, paz de espírito e livros bastam-nos! Poucas vezes desfrutamos de melhor e mais fidedigna companhia! 
A opção é variada e há livros para todas as horas. O mais incrível é que todos nos faltam e todos nos fazem falta! Até mesmo aqueles que não chegamos a abrir na praia porque o vento não o permite ou os que abandonamos (ou nos caem) n(d)a cadeira de repouso quando o sono (nos) espreita.
Amamos de paixão os livros que carregamos connosco, na bolsa ou no braço, mesmo que não passemos da boa vontade de os ler. É que, às vezes, a esplanada distrai-nos, o sol faz-nos cócegas e torna-se brincalhão e nós cedemos à tentação daquela preguiça boa... Esticamo-nos um pouco e... pronto. Ali ficamos, mais um pouco, entre um gelado e um café, entre um sorriso, um olá, um aperto de mão e uma amena cavaqueira, ou simples e solitariamente vagueando pelas autoestradas da mente, das memórias, do tudo e do nada, do longe e do perto, do que fomos e somos e queremos ser.
Até que paramos no tempo e contemplamos o vácuo.
(...)
E, numa dessas paragens, olhamos um livro de soslaio, pegamos nele, detemos o olhar numa página e sentimo-nos voar. Leves. Livres. Soltos.
É então que somos flor, ave, borboleta, sorriso, página em branco, livro aberto.
Somos.



A Equipa da BE






terça-feira, 17 de junho de 2014

A leitura em festa!!!


Como devem lembrar-se, já que o demos a saber num dos nossos últimos posts, decorreu no passado dia 4 de Junho a 2ª e derradeira fase do concurso interno de leitura. Os intervenientes, alunos dos 5º e 6º anos, participaram novamente em larga escala, com grande entusiasmo e  enorme vontade de vencer. 
 
Antes de aqui revelarmos os nomes dos vencedores, queremos primeiramente felicitar TODOS os alunos que, LIVREMENTE, se dedicaram à leitura, principalmente nesta reta final do ano letivo em que todo o tempo livre parece sempre faltar.
 
 
 
Obrigada a todos! Sem a vossa participação nada faria sentido!
 
Só com vocês podemos fazer da leitura uma FESTA!





 
E agora aqui desvendamos o mistério das 3 grandes finalistas:
 
1º lugar: Beatriz Maciel, nº2, 5ºA
 
 2º lugar: Beatriz Arezes, nº4, 5ºA
 
   3º lugar: Vera Sobral, nº14, 6ºD
 
 
PARABÉNS às 3!!!
:-)
 
 
A Equipa da BE deseja às 3 finalistas em particular e a todos os participantes em geral umas grandes e merecidas férias, cheias de sonhos e leituras... Mais ou menos... assim...

 
 





 
 
 
 
 

quinta-feira, 5 de junho de 2014

CIL- 2ª fase- Olhar fotográfico

Uma máquina fotográfica curiosa e algo indiscreta "eternizou" fragmentos do que foi a 2ª fase do Concurso Interno de Leitura que decorreu no passado dia 04/06 /2014.
As imagens, julgamos nós, falam por si.
Talvez não revelem a totalidade das emoções vividas e manifestadas pelos participantes, mas são indicadoras da grande adesão e voluntariedade dos mesmos.
Bem sabemos que as fotos ainda não têm cheiro, nem sabor, nem indicador de temperatura... Mas podemos adivinhar os níveis de adrenalina atingidos por muitos participantes, pressentir o cheiro das palavras por eles lidas e relidas, quiçá mesmo o seu sabor, observar as tonalidades das frases parágrafos e textos, bem como o colorido dos alunos à medida que redigem as provas referentes aos livros selecionados para o concurso que os moveu ... Como se, eles mesmos, se entregassem à escrita livre e sem amarras duma obra da sua autoria.











 CIL 2ª fase- BE Castelo do Neiva

 
 
 

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Criações dos "Ratinhos da Biblioteca"



Com uma nova página cheia de "criações", o blogue "Os Ratinhos da Biblioteca" ressurge agora com nova roupagem, novas ideias,  mais trabalhos e mais leituras!
Tudo isto... apenas à beira dum simples e rápido click:  criações dos ratinhos
 
Acedam ao blogue e à nova página!
Vai valer a pena, vão ver!
Os ratinhos do 6ºD vão dar pulos de alegria, de livro em livro...


A Biblioteca... agradece!       :-)
 

 

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Concurso Interno de Leitura- 2º ciclo- 2ª fase

 
A 2ª Fase do concurso interno de leitura realiza-se no próximo dia 4 de Junho, pelas 14:00H, na BE da EBI de Castelo do Neiva.

 São concorrentes os alunos dos 5º e 6º anos que, logicamente, foram apurados na 1ª fase do concurso.

"A História mágica da sementinha", de Alves Redol e "O Zé das Moscas e outras histórias", de António Torrado, foram as obras selecionadas para o evento.








A Equipa da BE deseja desde já a todos os participantes coragem, empenho dedicação boas leituras para que o concurso seja um êxito...

E que ganhe... o melhor! 
Vencedores são já todos!




quinta-feira, 8 de maio de 2014

2ª Fase do CNL em Paredes de Coura


Realizou-se, no passado dia 6 de Maio, a 2ª fase do concurso nacional de leitura a nível distrital.

Este decorreu em Paredes de Coura, no Auditório Aquilino Ribeiro, e contou com a participação das alunas Beatriz Silva, do 9ºA, Liliana Viana e Madalena Branco do 9º ano, turma D.

Os livros seleccionados para o concurso (ambos de leitura obrigatória) foram:




"O Papalagui", de Erich Scheurmann
"Romance da Raposa", de Aquilino Ribeiro


A Equipa da BE apresenta aqui as felicitações às três corajosas e dedicadas participantes que conseguiram chegar até esta fase.
Sabemos que o que as motivou e moveu foi o amor pela leitura e não somente a vontade de ganhar a qualquer preço. E é precisamente isso que aqui elogiamos. A vitória ter-lhes-ia assentado bem, também por isso mesmo: pela humildade, empenho, desprendimento, simplicidade, entrega... pelo prazer de ler, acima de tudo.
Obrigada às 3! E bem hajam!
Obrigada também a todos os participantes envolvidos no CNL! Sem eles, nem este, nem qualquer outro concurso faria sentido!

Entretanto... não deixem de dar uma espreitadela às fotos que fizemos das 3 felizes candidatas a finalistas  em Paredes de Coura.















Quanto a nós, equipa da tua BE, até já!


sexta-feira, 2 de maio de 2014

Os "Contornos da palavra" na EBI Castelo do Neiva


 
"Contornos da Palavra"
na EBI Castelo do Neiva


Como já referimos no post anterior, o tema dos "Contornos da Palavra" 2014  relembra a Escola enquanto casa de conhecimentos e de afetos. Por essa razão as atividades levadas a cabo para ambos alunos e professores, procuram incentivar para /promover a leitura dos afetos, assim como os afetos através da literatura. 

Na EBI Castelo do Neiva, entre os dias 28 de Abril e 2 de Maio, vão ser desenvolvidas sessões várias, para públicos distintos, por forma a abranger os diferentes ciclos de aprendizagem.

 Aqui se apresenta a programação de toda uma semana repleta de atividades, para que todos vós, pais, encarregados de educação, alunos, familiares, amigos, colegas, (...) se inteirem do que a nossa escola tem para lhes oferecer. Muito, mas muito em prol dos afetos, componente essencial naquela que é para tantos a segunda casa, para alguns a primeira e única.



Dia 28 de Abril

9:00h

Filipe Monteiro- escritor
Livro: "O menino que sonhava salvar o mundo"
Público- alvo: 1º Ciclo

13:15h

Manuela Ribeiro- escritora
Livro: "Aventuras de Miguel e Ricardo"
Público- alvo: 5º ano

15:30h

Jorge Alonso e Eva Fernandes
Espetáculo teatral: "Mal me quer Bem me quer"
Público- alvo: 9ºano

Dia 29 de Abril

9:00h

Isabel Ricardo- escritora
Livro: "Os aventureiros na cidade flutuante"
Público- alvo: 7ºano

13:15h

Pedro Seromenho- escritor, ilustrador
Livro: "900- História de um Rei"
Público- alvo: 8ºano

Dia 30 de Abril

9:00h

Sebastião Peixoto- ilustrador
Atelier de ilustração do livro: "O país sem números"
Público- alvo: 6ºano

11:15h

Neiva Trupe
Espetáculo teatral "Tristão e Magnólia"
Público- alvo: 5ºano

Dia 2 de Maio

9:00h

Adelaide Graça- escritora
Livro: "Sem chaves nem segredos"
Público- alvo: 9ºano






segunda-feira, 28 de abril de 2014

"Contornos da palavra"- 2014



Alunos de 73 escolas públicas e privadas do ensino pré-primário ao secundário do concelho de Viana do Castelo participam este ano nas 141 sessões dos «Contornos da Palavra».
Esta iniciativa de promoção da leitura que a Câmara de Viana, através da Biblioteca Municipal, vai realizar de 28 de Abril  a 3 de Maio, será já a quinta do género, estando subjacente ao tema "Escola: casa de conhecimentos e de afetos."
Para além das sessões nas escolas, com a presença de diversos escritores e ilustradores, o programa inclui ainda momentos de animação da leitura, o encontro de bibliotecas escolares e workshops para formação de professores, tudo para proporcionar o contacto com a palavra nas suas diferentes vertentes.