segunda-feira, 6 de outubro de 2014

“República das Crianças”


«República das Crianças um sítio web disponibilizado pela CNCCR – Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.»

Diverte-te e aprende.



segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Vem aí o dia mundial da música!!!

 


Na próxima  4ª feira, dia 1 de Outubro, celebra-se o dia mundial da música.

Na EBI Foz do Neiva está  já a decorrer uma exposição na tua BE com o objetivo de divulgar os instrumentos musicais de que dispomos.  Para além de fisicamente visíveis, os ditos "objetos" são acompanhados do seu "B.I. de identificação" para que todos lembrem / relembrem a sua nomenclatura.

No dia 1 de Outubro propriamente dito far-se-á ainda a exposição paralela e complementar de livros e CDs alusivos ao tema, e o ambiente da BE será "embalado" pelo som da música que permanentemente faremos passar.

No intervalo do almoço proceder-se-á à exibição dum filme para os mais novos, da "Turma da Mônica", tendo subjacente a temática em causa, bem como as vantagens da música na vida das pessoas.


A equipa da BE deseja a todos, e em todas as horas, felizes audições de música!
Que ela vos faça flutuar... Sentir mais leves, mais soltos, melhores seres humanos, mais satisfeitos e plenos!

Até lá aqui vos deixamos este pequeno, grande miminho! Esperamos que gostem!


;-)


http://youtu.be/egwARrX1ik8

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Bom ano letivo 2014-2015


Desejamos a todos

um regresso às aulas em grande

e um bom ano letivo!





E como a escola também é (e deve ser!) POESIA... aqui vai... um pequeno grande miminho para todos,

da equipa da tua BE 



Escola é 

... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.


(Paulo Freire*)
 _____________________________________________________________

* Educador, pensador e pedagogo brasileiro, 1921//1997
 



sábado, 6 de setembro de 2014

Dia Internacional da Literacia

8 de setembro é o Dia Internacional da Literacia








"Literacy is a key lever of change and a practical tool of empowerment on each of the three main pillars of sustainable development: economic development, social development and environmental protection." 

Former UN Secretary-General, Kofi Annan
 
 
( A literacia é uma alavanca-chave de mudança e um instrumento  de reforço em cada um dos 3 principais pilares do desenvolvimento sustentável: o desenvolvimento económico, social e a proteção do ambiente.)*
 
antigo secretário-geral da ONU, Kofi Annan
 
 
*Tradução livre, por Celeste Santos, Prof. Colaboradora n(d)a
 



quinta-feira, 3 de julho de 2014

Somos... livro(e)s



Estamos quase, quase a fazer um interregno na publicação dos nossos 'posts' , já que o nosso blogue, tal como a nossa equipa, vai de férias.
Contamos ainda atualizar este espaço antes da nossa "entrada" nesse esperado, desejado e (por que não dizê-lo?) merecido período de descanso e lazer.
Já lhe sentimos o cheiro. Já lhe ouvimos a leveza e o descompromisso. Já sonhamos com os dias sem relógio, sem agenda, sem toques de entrada e saída, sem sapatos apertados, sem roupas  formais,  sem horas "marcadas" para ir dormir.
Não precisamos de muitas coisas para ter umas boas férias. Sossego, calma, paz de espírito e livros bastam-nos! Poucas vezes desfrutamos de melhor e mais fidedigna companhia! 
A opção é variada e há livros para todas as horas. O mais incrível é que todos nos faltam e todos nos fazem falta! Até mesmo aqueles que não chegamos a abrir na praia porque o vento não o permite ou os que abandonamos (ou nos caem) n(d)a cadeira de repouso quando o sono (nos) espreita.
Amamos de paixão os livros que carregamos connosco, na bolsa ou no braço, mesmo que não passemos da boa vontade de os ler. É que, às vezes, a esplanada distrai-nos, o sol faz-nos cócegas e torna-se brincalhão e nós cedemos à tentação daquela preguiça boa... Esticamo-nos um pouco e... pronto. Ali ficamos, mais um pouco, entre um gelado e um café, entre um sorriso, um olá, um aperto de mão e uma amena cavaqueira, ou simples e solitariamente vagueando pelas autoestradas da mente, das memórias, do tudo e do nada, do longe e do perto, do que fomos e somos e queremos ser.
Até que paramos no tempo e contemplamos o vácuo.
(...)
E, numa dessas paragens, olhamos um livro de soslaio, pegamos nele, detemos o olhar numa página e sentimo-nos voar. Leves. Livres. Soltos.
É então que somos flor, ave, borboleta, sorriso, página em branco, livro aberto.
Somos.



A Equipa da BE