segunda-feira, 24 de março de 2014

Semana da leitura em fotografia

 
Da semana da leitura, que vivemos de forma intensa e bem entusiástica, registámos momentos únicos dos quais selecionámos algumas fotos para vos dar a conhecer um pouco do que por cá se passou.
Para além de se ter lido muito e bem, de se ter  feito leitura partilhada por anos e ciclos de aprendizagem,  quer nas salas-de-aula, quer no espaço biblioteca, também se fez da leitura teatralização.
Durante toda a semana, paralelamente, teve ainda lugar uma rica e vasta exposição permanente de trabalhos realizados por antigos e atuais alunos sobre inúmeros autores de língua portuguesa. 
Esta semana de trabalho e atividades lúdicas virá a culminar, posteriormente, num desfile de autores, divididos por séculos, uma vez que a temática subjacente são os "800 anos da língua portuguesa".

Mas... cada coisa a seu tempo. Por agora... vamos à semana da leitura.
 


1. Exposição permanente


 
 
 
 
 

2. Leituras partilhadas
 

a) leituras partilhadas na sala de-aula


b) leituras partilhadas na BE

Teatro de fantoches: "A girafa que comia estrelas"


Alunos do 1º ano.

________________________________________________________________

"O Incrível rapaz que comia livros"


 
 
 
Alunos do 2ºano
 
 
 
________________________________________________________________
 
Biografia e poemas de Luísa Ducla Soares
 




3º ano
 
 
 ________________________________________________________________
 
"O menino recompensado" de António Botto
 
 

4º ano
 


3.Dramatizações
 

- "Pássaro verde" de Alice Vieira
     Atores: alunos do 1º ciclo









 






 ________________________________________________________________

 
- "A Balada do Rei das Sereias" de Manuel Bandeira
 
           Atores: alunos do 3º Ciclo- 8º C
 
 

 
 

 
 
 
________________________________________________________________

 
- "A Nau Catrineta" de Almeida Garrett
 
         Atores: alunos do 2º Ciclo- 6ºB
 
 
 
 
 
 


 
 


 
 ________________________________________________________________


 - "Bela Infanta" de Almeida Garrett
 
     atores: alunos do 3º Ciclo- 9ºD
 
 
 
 
 



 
 
 

 
 ________________________________________________________________
 
 
 
A equipa da Biblioteca da Escola EBI de Castelo do Neiva

 

sábado, 22 de março de 2014

Pegadas

Semana da Leitura 2014




Pegadas

 

Espalhámos pegadas
cheias de
palavras escritas pelo tempo,
com tempo,
e com o tempo

para que elas desfilassem,
para que todos as lessem e nelas se fixassem...


Enchemos a escola de sonhos,
de vida,
de cor em forma
de prosa
e poesia...

Lemos,

ouvimos ler,

escutámos...

Teatralizámos algumas vozes dos autores....



Demos luz e vida às palavras que vivem e habitam nos livros...


Ressuscitámos os idos,
eternizámo-los a todos,
brincando ao faz de conta entre histórias de fadas,
contos de embalar,
poesias narrativas
e baladas de reis das sereias...






segunda-feira, 17 de março de 2014

Semana da leitura 2014: programa

SEMANA DA LEITURA 2014

800 ANOS DA

O PORTUGUÊS NAS BOCAS DO MUNDO

 
 


17 a 21 de   Março

 

PROGRAMA

 
·  EXPOSIÇÕES permanentes:
 
 
       1. Local: Átrio -  Exposição temática;
 
                                  -  Exposição de trabalhos de antigos alunos
 
       2. Local: - Sala de grandes grupos:
                      
                       - Exposição temática de trabalhos elaborados pelos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos 

 

·  LEITURAS partilhadas na sala de aula
 
 
·  Atividades na Biblioteca
 
 
                                 - DRAMATIZAÇÃO das obras:
 
                                     1. Bela Infanta”, de Almeida Garrett
 
                                     2.“Balada do Rei das Sereias” , de Manuel Bandeira
 
                                     3.“Nau Catrineta”, de Almeida Garrett
 
                                    4.“Pássaro verde”, de Alice Vieira
 
 
 
 
 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Dia de S. Valentim




DIA DE S. VALENTIM




 
Como em qualquer outro dia de S. Valentim que se preze, este 14 de Fevereiro passado teve como mote principal a celebração / expressão do AMOR e/ ou de outros sentimentos que com ele estejam relacionados.

Foi preocupação nossa dar a conhecer as origens desta tradição, pelo que se realizou uma pequena exposição de carácter informativo / ilustrativo sobre o assunto no interior do nosso espaço-Biblioteca,  para ambos mais pequenos e mais graúdos.


Desenvolvemos ainda uma atividade de caráter lúdico, tentando aliar o treino da escrita, ainda que breve, a criatividade e o despertar para as sensibilidades, através dum concurso de mensagens de amor.

Cada aluno(a)- participante escreveu a sua, num cartão em forma de coração, ora branco, ora vermelho, que previamente lhe fornecíamos.


A participação foi animada e a espera pelos resultados nitidamente ansiosa a avaliar pelos olhinhos abertos que esperavam ouvir os nomes dos vencedores. Todos queriam ser um deles, claro está.

Aos autores das mensagens escritas mais originais foi atribuído um prémio. 

Todos os restantes participantes, maioritariamente do 1º ciclo, receberam também um premiozinho de caráter simbólico. 

Esta foi a forma que encontrámos de lhes agradecer por terem cooperado connosco e sido parte integrante da celebração entusiástica do dia do padroeiro dos apaixonados.



Sem eles, sem estes meninos e meninas cheios de sonhos, nenhuma atividade, nenhuma iniciativa faria o menor sentido. É, afinal, por e para eles que aqui estamos.









A Equipa da BE deseja a todos um feliz dia de S. Valentim regado e alimentado nos restantes dias do  ano! Para que o "nosso" amor não murche. Para que o "nosso" amor não morra.