![]() |
| VOTOS DE UM NOVO ANO, PRÓSPERO E FELIZ A Equipa da Biblioteca da EBI de Castelo do Neiva |
quarta-feira, 1 de janeiro de 2014
segunda-feira, 30 de dezembro de 2013
Perto do fim...
Perto do fim estamos...
Não deixemos de aproveitar ao máximo o que resta de 2013... Mimando, amando, sorrindo, tendo a paciência necessária para tornar tudo o que nos rodeia mais harmonioso...
Se puder, leia e reflita um pouco. Faz(-lhe) sempre bem. E o mundo agradece!
A Equipa de Biblioteca da EBI de Castelo do Neiva
segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
Feliz Natal!
A equipa da Biblioteca da EBI de Castelo do Neiva deseja a todos um Natal cheio de cor, calor e corações abertos... também para boas leituras!
Sejam felizes!
terça-feira, 26 de novembro de 2013
Quem é o terrível guerreiro na toca da lebre?
No decorrer do mês de Novembro, os alunos de todas as escolas do 1º ciclo do agrupamento de Castelo do Neiva assistiram com muito entusiamo à dramatização da história "Quem é o terrível guerreiro na toca da lebre?" de Marco Di Domenico.


Sinopse
Um terrível guerreiro ocupa a toca da lebre e não quer sair. A lebre pede ajuda aos animais da savana, mas nenhum parece capaz de expulsar o intruso.
Uma história onde a inteligência leva a melhor sobre a força e o medo
Uma história onde a inteligência leva a melhor sobre a força e o medo
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Poppy Day
Projetos de leituras
“Poppy Day”

No âmbito do projeto de leituras, o grupo de inglês em articulação com a biblioteca escolar comemorou na EBI de Castelo do Neiva a memória dos soldados mortos em palcos de guerra. O dia 11 de novembro marcou o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-18), pois foi no 11.ºdia do mês de Novembro de 1918 que foi assinado o armistício, um tratado de paz entre os Aliados e o Império Alemão, com o objetivo de pôr fim às hostilidades na frente ocidental (Bélgica, França e Holanda), mais precisamente nos campos da Flandres, um dos mais sangrentos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial
Em Portugal, e na maioria dos países da Europa continental, chama-se Dia do Armistício. No Reino Unido, é chamado de Remembrance Day ou, Poppy Day. Nos EUA e no Canadá é conhecido por Veteran´s Day
Para marcar o dia, a escola da EBI vestiu-se de vermelho, usando uma papoila na lapela para relembrar o quão importante é não esquecer a guerra e valorizar ainda mais a Paz.
Alunos e professores ainda organizaram uma exposição que foi visitada pela comunidade educativa.
quinta-feira, 24 de outubro de 2013
Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Em 2013, celebra-se o Dia da Biblioteca Escolar, no dia 28 de Outubro.
Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura.
A biblioteca da EBI de Castelo do Neiva convida alunos e professores a participarem nas atividades promovidas para a celebração dessa data.
terça-feira, 28 de maio de 2013
Sessão com Mafalda Moutinho

No dia 30 de Maio, pelas 14.30, a autora Mafalda Moutinho estará presente na Escola Básica Integrada de Castelo do Neiva para apresentar aos alunos do 7º ano o seu novo livro intitulado "O Segredo dos Deuses Gregos". No final da apresentação, a autora procederá a uma sessão de autógrafos, na biblioteca escolar da escola.
quinta-feira, 23 de maio de 2013
Concurso Interno de Leitura- 1ª edição
Realizou-se, ontem, dia 22 de Maio o concurso interno de leitura para discentes do 2º ciclo. Os alunos prestaram conhecimentos escritos e orais sobre as obras lidas: "Amor de perdição" de Camilo Castelo branco, adaptado aos mais novos e "O Romance das ilhas encantadas" de Jaime cortesão. Terminada a prova escrita e oral, o júri, constituído pelos professores Fátima Pinto, Lurdes Costa e Eduardo Caldas apuraram os seguintes vencedores:
1º José Pedro Ferreira- 6º C
2º Miguel Abreu- 6º C
3º Margarida Costa- 5ºB
.JPG)
.JPG)
.JPG)
.jpg)
1º José Pedro Ferreira- 6º C
2º Miguel Abreu- 6º C
3º Margarida Costa- 5ºB
.jpg)
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Concurso Nacional de Leitura
Realizou-se no dia 26 de Abril de 2013, pelas 13h30, no auditório da EPRAMI- Escola profissional do Alto Minho, a 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura . Estiveram presentes 3 alunos do 3º ciclo de cada escola do ensino básico dos concelhos de Viana do Castelo, Caminha, Ponte de Lima, Ponte da Barca, Vila Nova de Cerveira, Valença, Monção, Melgaço, Arcos de Valdevez, Paredes de Coura. Os alunos das diferentes escolas bem como os representantes da nossa escola, Daniela Torres Alves, Madalena Marques Branco e Beatriz Ribeiro da Silva participaram, num primeiro momento, na prova escrita do referido concurso distrital onde prestaram conhecimentos sobre as duas obras de leitura obrigatória, a saber: “Os da minha rua” de Ondjaki e “O mundo em que vivi” de Ilse Losa.
Sendo a prova escrita, de carácter eliminatória, foram apurados apenas cinco alunos que integrarem a segunda parte do concurso constituído por um questionário oral de escolha múltipla e realizada em palco. A aluna Daniela venceu esta primeira etapa, e participou na prova de oralidade, tendo sido novamente selecionada. A aluna, destacou-se nas provas de escrita e oralidade mas na última prova constituída por provas de leitura expressiva e texto de argumentação, a aluno deixou-se dominar pelos nervos, conseguindo o 3º lugar e tendo falhado por pouco a ida à fase final. Contudo, a escola e colegas ficaram muito orgulhosos da sua prestação e a Daniela está de parabéns.


terça-feira, 23 de abril de 2013
Celebração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
Hoje, dia 23 de Abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor . A comemoração do Dia Mundial do Livro começou em 1996 por iniciativa da UNESCO e visa promover a leitura e defender os direitos dos autores. É um dia importante para a literatura. O mesmo dia regista o falecimento de escritores de renome como o Cervantes e o Shakespeare.
Passa na tua biblioteca, temos surpresas para ti!
terça-feira, 16 de abril de 2013
Contornos da Palavra
A Festa do brincar
No dia 10 de abril, pelas 11horas, Adelaide Graça apresentou
o seu livro “A Festa do Brincar” às crianças do 1º ciclo da escola básica
integrada de Castelo do Neiva. Foi um momento de partilha, de leitura e
questões, tendo terminado a sessão com a leitura de duas quadras produzidas
pelos alunos Rafael e Marco do 3º ano. Desafiadores, os alunos brincaram com as
palavras e recontaram em verso a história de “A cabana dos grilos”. Vejam como
as palavras voaram… a história aconteceu…
A cabana dos grilos
A avó no seu jardim,
Desenharam uma
planta e não uma flor
Sobre um jardim com
muito esplendor.
Com estacas muito
pesadas,
Cordas, aromas, nem
ficaram cansadas.
Pediram a amigas uma
mãozinha.
E lá lhe deram uma
ajudinha.
Fizeram um buraco
bem fundo a escavar,
Para lá esteios
colocar.
Madeira e aromas lhe
puseram
E as plantas ali
cresceram.
Quando cresceram,
uma linda cabana ficou.
E lá Carolina com a
avó se sentou.
Em maio, Carolina
disse à sua avó
Que, de noite, o
grilo fazia uma serenata só.
Rafael Sá
A avó e a Carolina
Uma cabana queriam
fazer,
Com esteios e
madeira.
Foi tão bom a poder
ver.
Plantaram frutos
Mesmo no chão.
Ouviram cantar
grilos
Até dizer não.
Quando tudo estava feito,
Na cabana decidiram
entrar.
O grilo estava
apaixonado
E cantava sem parar.
A avó disse que era
uma serenata,
Que o grilo estava a
cantar.
A carolina estava
sem palavras
Do que estava a
ouvir falar.
A avó apanhou o
grilo,
E o Gabriel chamou
Com muito cuidado.
Gabriel o acarinhou
Cabana dos grilos
É o nome que lhe vai
dar.
Carolina adorou
Foi o nome para
ficar.
Marco
terça-feira, 9 de abril de 2013
Contornos da Palavra
Realiza-se de 8 a 13 de abril, na biblioteca municipal de Viana do Castelo, a 4ª iniciativa cultural “Contornos da Palavra” cujo tema, este ano, está subordinado ao Mar e a Literatura. Este evento integra o encontro das bibliotecas escolares: ler, ver e ouvir o mar, organizado em colaboração com a rede de bibliotecas escolares e centro de formação contínua de viana do castelo.
As escolas do primeiro ciclo do agrupamento Foz do Neiva: EB1 de Chafé, Santana e EBI de Castelo do Neiva receberam, hoje, 9 de abril, pelas 14 horas, Adelaide Graça que apresentou o seu primeiro livro dedicado às crianças, intitulado Festa do Brincar. À mesma hora, os alunos da EB1 de Amorosa assistiam a uma leitura encenada pelos serviços educativos da biblioteca municipal.
Amanhã, 10 de abril, pelas 11horas, na sala de grandes grupos, os alunos do 9º ano poderão assistir a encenação de “Navegar é preciso, viver não é preciso” representada por Eva Fernandes e Jorge Alonso
No dia 11 de abril, pelas 9 horas, a EB1 de Fieiros recebe o grupo de teatro Neiva Trupe que apresenta aos meninos dos 3º e 4º anos MimomarMimãomarMimaomar .
Às 11 horas, os alunos do 5º ano da escola básica integrada de Castelo do Neiva participarão no encontro com a escritora Manuela Ribeiro.
quinta-feira, 21 de março de 2013
Dia Mundial da Poesia
O Dia Mundial da Poesia
celebra-se a 21 de Março. O Dia da Poesia foi criado na XXX Conferência Geral
da UNESCO a 16 de Novembro de 1999.
A história portuguesa apresenta
muitos poetas cuja obra literária é mundialmente
conhecida, entre eles , Luís de Camões, Fernando Pessoa,
António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Florbela Espanca, Natália Correia,
Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner
Andersen.
Ser poetaSer poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!
É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!
E é amar-te, assim perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!
Florbela Espanca
terça-feira, 19 de março de 2013
Semana da Leitura 2013
No passado dia 15 de março, findou mais uma edição da semana da leitura do agrupamento, uma iniciativa levado a cabo pela biblioteca escolar do agrupamento e o departamento de línguas, com o envolvimento de todos os departamentos, do 1º, 2º, 3º ciclos e da comunidade educativa. Assim, alunos e professores em articulação com a equipa da biblioteca escolar promoveram a leitura. No decorrer da semana, aconteceram várias iniciativas para celebrar este evento.
Os mais pequenos do 1º ciclo leram com muito entusiasmo para os mais velhos e a equipa da biblioteca dramatizou o texto “A gaivota Carlota, um dia mudou de rota” de Daniel Marques Ferreira.
O 2º ciclo partilhou momentos de leitura
entre os diferentes anos. O 6º ano leu com as turmas do 7º ano.
Os alunos do 8º ano participaram na atividade:
A conversa com …leram para os
pescadores e sargaceira que vieram relatar as suas experiências profissionais
relativamente à pesca artesanal / industrial e apanha do sargaço.
Numa palestra dirigida aos alunos
do 9º ano, houve momentos de leituras partilhadas cujo tema era "Ler o Mar”
Os professores aproveitaram os momentos de pausa para Cultivar o Mar e Ler Azul, enchendo-se a sala dos professores de vozes melodiosas, partilhando assim o gosto pela leitura e celebrando, desta forma, a leitura e o mar.
Para encerrar a semana da
leitura, A biblioteca escolar em colaboração com os docentes de educação
visual, musical, professor de português de 5º ano e clube de expressão dramática
prepararam um desfile marinho baseado na obra de Sophia Andresen, intitulada “a
menina do mar”.
No decorrer da semana, os vários espaços da escola respiravam felicidade e os rostos de toda a comunidade educativa refletiam alegria, pois a magia da leitura estava no ar.
Nas escolas do agrupamento, também houve partilha de leitura. Apresenta-se alguns trabalhos realizados pelos alunos da EB1 de Santana
No decorrer da semana, os vários espaços da escola respiravam felicidade e os rostos de toda a comunidade educativa refletiam alegria, pois a magia da leitura estava no ar.
Nas escolas do agrupamento, também houve partilha de leitura. Apresenta-se alguns trabalhos realizados pelos alunos da EB1 de Santana
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
2ª fase do Concurso Nacional de Leitura
Já são conhecidas as obras para as provas distritais da 2ª fase do concurso nacional de leitura. O concurso realizar-se-á no dia 26 de Abril, no auditório da EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior, pólo de Monção.
As obras seleccionadas são:
Ondjaki – OS DA MINHA RUA
As obras seleccionadas são:
Losa, Ilse – O MUNDO EM QUE VIVI
Ondjaki – OS DA MINHA RUA
quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
Concurso Nacional de Leitura –
Resultados da 1.ª fase
Já são conhecidos os vencedores da 1.ª Fase do Concurso
Nacional de Leitura. Aqui ficam os três primeiros classificados que vão
representar a escola na fase distrital.
1.º Beatriz Ribeiro Silva, 8.º ano
2.º Madalena Marques Branco, 8.º ano
3.º Daniela Torres Alves, 8.º ano
Concurso Interno de Leitura
Também já foram apurados os alunos do 2º
ciclo (5º e 6º anos) que participaram no concurso interno de leitura, sendo
eles os alunos Margarida Costa, Mariana Gregório, Bruno Sá, Gabriela
Mesquita, Sérgio Garcez, Vera Sobral, Tomás Coutinho Teixeira, Bárbara Neiva
Salgueiro, Diogo Manuel Pires, Érica Frade Sá, José Pedro Ferreira, Miguel
Abreu.
Estes alunos vão participar na final do concurso interno que
se realiza a no início do 3º período de 2013.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
OS OGMs
Organismos geneticamente modificados
Os alunos do 9º ano, orientados pela professora Emilia e equipa da biblioteca escolar, realizam nos dias 21, 22, e 23 de janeiro pesquisa sobre os OGMs que será seguida de uma sessão de prós e contra, na biblioteca escolar do agrupamento. Para a concreização do trabalho, os alunos acederam ao fundo documental da biblioteca escolar e consultaram alguns dos seguintes links:
http://www.bionetonline.org/PORTUGUES/Content/ff_intro.htm
http://www.bionetonline.org/PORTUGUES/Content/ff_intro.htm
Subscrever:
Mensagens (Atom)






