terça-feira, 16 de abril de 2013

Contornos da Palavra



A Festa do brincar

                No dia 10 de abril, pelas 11horas, Adelaide Graça apresentou o seu livro “A Festa do Brincar” às crianças do 1º ciclo da escola básica integrada de Castelo do Neiva. Foi um momento de partilha, de leitura e questões, tendo terminado a sessão com a leitura de duas quadras produzidas pelos alunos Rafael e Marco do 3º ano. Desafiadores, os alunos brincaram com as palavras e recontaram em verso a história de “A cabana dos grilos”. Vejam como as palavras voaram… a história aconteceu…
A cabana dos grilos

A avó no seu jardim,
Com Carolina fez brincadeiras sem fim.
Desenharam uma planta e não uma flor
Sobre um jardim com muito esplendor.
 

Com estacas muito pesadas,
Cordas, aromas, nem ficaram cansadas.
Pediram a amigas uma mãozinha.
E lá lhe deram uma ajudinha.
 
 
Fizeram um buraco bem fundo a escavar,
Para lá esteios colocar.
Madeira e aromas lhe puseram
E as plantas ali cresceram.
 
Quando cresceram, uma linda cabana ficou.
E lá Carolina com a avó se sentou.
Em maio, Carolina disse à sua avó
Que, de noite, o grilo fazia uma serenata só.
Rafael Sá
 


A avó e a Carolina
Uma cabana queriam fazer,
Com esteios e madeira.
Foi tão bom a poder ver.
 



Plantaram frutos
Mesmo no chão.
Ouviram cantar grilos
Até dizer não.


Quando tudo estava feito,
Na cabana decidiram entrar.
O grilo estava apaixonado
E cantava sem parar.
 
A avó disse que era uma serenata,
Que o grilo estava a cantar.
A carolina estava sem palavras
Do que estava a ouvir falar.

 
A avó apanhou o grilo,
E o Gabriel chamou
Com muito cuidado.
Gabriel o acarinhou
 
Cabana dos grilos
É o nome que lhe vai dar.
Carolina adorou
Foi o nome para ficar.
Marco


       

terça-feira, 9 de abril de 2013

Contornos da Palavra


Realiza-se de 8 a 13 de abril, na biblioteca municipal de Viana do Castelo, a 4ª iniciativa cultural “Contornos da Palavra” cujo tema, este ano, está subordinado ao Mar e a Literatura. Este evento integra o encontro das bibliotecas escolares: ler, ver e ouvir o mar, organizado em colaboração com a rede de bibliotecas escolares e centro de formação contínua de viana do castelo.
As escolas do primeiro ciclo do agrupamento Foz do Neiva: EB1 de Chafé, Santana e EBI de Castelo do Neiva receberam, hoje, 9 de abril, pelas 14 horas, Adelaide Graça que apresentou o seu primeiro livro dedicado às crianças, intitulado Festa do Brincar. À mesma hora, os alunos da EB1 de Amorosa assistiam a uma leitura encenada pelos serviços educativos da biblioteca municipal.
Amanhã, 10 de abril, pelas 11horas, na sala de grandes grupos, os alunos do 9º ano poderão assistir a encenação de “Navegar é preciso, viver não é preciso” representada por Eva Fernandes e Jorge Alonso
No dia 11 de abril, pelas 9 horas, a EB1 de Fieiros recebe o grupo de teatro Neiva Trupe que apresenta aos meninos dos 3º e 4º anos MimomarMimãomarMimaomar .
Às 11 horas, os alunos do 5º ano da escola básica integrada de Castelo do Neiva participarão no encontro com a escritora Manuela Ribeiro.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Mundial da Poesia




O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de Março. O Dia  da Poesia foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO a 16 de Novembro de 1999.
A história portuguesa apresenta muitos poetas cuja obra literária é mundialmente conhecida, entre eles , Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Florbela Espanca, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen.
Ser poeta

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!


Florbela Espanca




terça-feira, 19 de março de 2013

Semana da Leitura 2013





                   No passado dia 15 de março, findou mais uma edição da semana da leitura do agrupamento, uma iniciativa levado a cabo pela biblioteca escolar do agrupamento e o departamento de línguas, com o envolvimento de todos os departamentos, do 1º, 2º, 3º ciclos e da comunidade educativa. Assim, alunos e professores em articulação com a equipa da biblioteca escolar promoveram a leitura. No decorrer da semana, aconteceram várias iniciativas para celebrar este evento.
Os mais pequenos do 1º ciclo leram com muito entusiasmo para os mais velhos e a equipa da biblioteca dramatizou o texto “A gaivota Carlota, um dia mudou de rota” de Daniel Marques Ferreira.
 
 
 O 2º ciclo partilhou momentos de leitura entre os diferentes anos. O 6º ano leu com as turmas do 7º ano.

 
 
 
 
Os alunos do 8º ano participaram na atividade:

A conversa com …leram para os pescadores e sargaceira que vieram relatar as suas experiências profissionais relativamente à pesca artesanal / industrial e apanha do sargaço.

 

 
Numa palestra dirigida aos alunos do 9º ano, houve momentos de leituras partilhadas cujo tema era "Ler o Mar”


Os professores aproveitaram os momentos de pausa para Cultivar o Mar e Ler Azul, enchendo-se a sala dos professores de vozes melodiosas, partilhando assim o gosto pela leitura e celebrando, desta forma, a leitura e o mar.



 
Para encerrar a semana da leitura, A biblioteca escolar em colaboração com os docentes de educação visual, musical, professor de português de 5º ano e clube de expressão dramática prepararam um desfile marinho baseado na obra de Sophia Andresen, intitulada “a menina do mar”.
No decorrer da semana, os vários espaços da escola respiravam felicidade e os rostos de toda a comunidade educativa refletiam alegria, pois a magia da leitura estava no ar.





Nas escolas do agrupamento, também houve partilha de leitura. Apresenta-se alguns trabalhos realizados pelos alunos da EB1 de Santana









 

 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

2ª fase do Concurso Nacional de Leitura

    Já são conhecidas as obras para as provas distritais da 2ª fase do concurso nacional de leitura. O concurso realizar-se-á no dia 26 de Abril, no auditório da EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior, pólo de Monção.

As obras seleccionadas são:

 
Losa, Ilse – O MUNDO EM QUE VIVI 
 
 
 
 
 
 
 
 
 




Ondjaki – OS DA MINHA RUA

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013


Concurso Nacional de Leitura – Resultados da 1.ª fase
 
Já são conhecidos os vencedores da 1.ª Fase do Concurso Nacional de Leitura. Aqui ficam os três primeiros classificados que vão representar a escola na fase distrital.
1.º Beatriz Ribeiro Silva, 8.º ano

2.º Madalena Marques Branco, 8.º ano

3.º Daniela Torres Alves, 8.º ano

Concurso Interno de Leitura

Também já foram apurados os alunos do 2º ciclo (5º e 6º anos) que participaram no concurso interno de leitura, sendo eles os alunos Margarida Costa, Mariana Gregório, Bruno Sá, Gabriela Mesquita, Sérgio Garcez, Vera Sobral, Tomás Coutinho Teixeira, Bárbara Neiva Salgueiro, Diogo Manuel Pires, Érica Frade Sá, José Pedro Ferreira, Miguel Abreu.

Estes alunos vão participar na final do concurso interno que se realiza a no início do 3º período de 2013.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

OS OGMs

Organismos geneticamente modificados
 
Os alunos do 9º ano, orientados pela professora  Emilia e equipa da biblioteca escolar, realizam nos dias 21, 22, e 23 de janeiro pesquisa sobre os OGMs que será seguida de uma sessão de prós e contra, na biblioteca escolar do agrupamento. Para a concreização do trabalho, os alunos acederam ao fundo documental da biblioteca escolar e consultaram alguns dos seguintes links:

http://www.bionetonline.org/PORTUGUES/Content/ff_intro.htm
 







 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012


 

Mês internacional das bibliotecas escolares

 O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 22 de outubro como o Dia da biblioteca escolar.
Para celebrar esta data, a IASL propôs, como habitualmente, um tema aglutinador: Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro.
Nesse dia, não te esqueças de visitar a biblioteca da tua escola e de participar nas  atividades que serão desenvolvidas durante o dia.
Fica atento à programação.

terça-feira, 29 de maio de 2012

1 de junho -Dia Mundial da Criança

No próximo dia 1 de junho, no período da manhã, os alunos do 2º ciclo vão assistir à dramatização do Príncipe Feliz, atividade dinamizada pelo clube de expressão dramática em articulação com a biblioteca escolar. Os mesmos alunos ainda poderão desfrutar das oficinas  de pintura e escultura, projeto promovido pelo grupo de EVT que estará disponível para orientar os alunos nos diferentes ateliês  espalhados pela escola.
Estas atividades assinalam e celebram o Dia Mundial da Criança

Queres saber como tudo aconteceu? Então consulta os seguintes links:

Clica no seguinte link e vê o video: http://www.youtube.com/watch?v=mVeiv_trF0k


Histórias digitais


No dia 28 de maio, o pré escolar da freguesia de Neiva, deslocou-se à escola básica de Castelo do Neiva e visitou as suas instalações. A biblioteca foi um dos vários espaços visitados e aí "a pequenada" contactou com o fundo documental e pôde ouvir histórias digitais, respetivamente "A Princesa Malcriada" e "Inês vai ao circo".

 Foram momentos de grande alegria e satisfação.

 

 

 

 

 







Ao chegar, "a pequenada" foi apanahada pelo fotógrafo em serviço, o professor Salvador, que os acompanhou durante toda a visita.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

"Grufalão" visita a biblioteca


Hoje, as alunos do primeiro ciclo da EB1 de Castelo do Neiva deliciaram-se com as aventuras do Grufalão, o pequeno ratinho que consegue dissuadir vários animais na floresta de o comer inventando histórias de um monstro feio e assustador (mas imaginário) chamado «grufalão»... Qual não é o espanto do ratinho quando o grufalão realmente aparece!

O Grufalão foi escrito por Axel Schefler e ilustrado porJulia Donaldson.  Em 1999, esta obra recebeu o Prémio Smarties para o melhor livro infantil editado no Reino Unido e também o Prémio Blue Peter para o melhor livro para ler em voz alta. Traduzido já para 22 línguas, o jornal inglês The Observer definiu-o como um «clássico moderno» da literatura infantil.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

No próximo dia 3 de maio, várias entidades ligadas à comunicação e à educação para os media vão lançar, pela 1ª vez, a iniciativa Um dia com os media, que visa promover o espírito crítico e a criatividade relativamente aos meios de comunicação.
A Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura associam-se a esta iniciativa convidando os alunos dos diferentes ciclos de ensino a responderem, através de um slogan, à questão Como seria a vida sem os media?
Conseguimos, hoje, imaginar a vida sem telemóvel, televisão ou computador? Uma vida onde não dispuséssemos de internet? Uma vida sem livros, jornais, revistas ou cinema? Uma vida onde não existisse consola de jogos, mp3, mp4, tablets, youtube, facebook ou outros dispositivos e redes de comunicação recentes? Como seria essa vida? Que sentido teria? Que sentimento nos provocaria?
É este o desafio que RBE e PNL, em colaboração com o Gabinete dos Meios de Comunicação Social (GMCS), propõem aos alunos: criar uma frase que represente a ideia de uma vida sem as tecnologias e aplicações de comunicação que não dispensam no seu dia-a-dia.
Junta-te a esta iniciativa e participa.
A criação  da frase é livre, apenas deves responder, de forma clara e significativa, ao tema  Como seria a vida sem os media?”
Deposita a frase /ideia, na biblioteca escolar, numa caixa graficamente identificada com a iniciativa e o BI, a mascota da tua biblioteca que apela à tua participação.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Revolução dos cravos-Abril 1974



O cravo vermelho tornou-se o símbolo da Revolução de Abril de 1974. Segundo se conta, foi uma florista de Lisboa que iniciou a distribuição dos cravos vermelhos pelos populares que os ofereceram aos soldados. Estes colocaram-nos nos canos das espingardas. Por isso se chama ao 25 de Abril de 74 a "Revolução dos Cravos"

A canção" E depois do Adeus" de Paulo de Carvalho, foi o primeiro suinal para o inicio da ação militar.
A canção "Grandola Vila Morena "de José Afonso foi a confirmação das operações que se iniciavam 

Manuel Alegre escreveu o seguinte:
Foram dias foram anos a esperar por um só dia.
Alegrias. Desenganos. Foi o tempo que doía
com seus riscos e seus danos. Foi a noite e foi o dia
na esperança de um só dia.

Foram batalhas perdidas. Foram derrotas vitórias.
Foi a vida (foram vidas). Foi a História (foram histórias)
mil encontros despedidas. Foram vidas (foi a vida)
por um só dia vivida.

Foi o tempo que passava como se nunca passasse.
E uma flauta que cantava como se a noite rasgasse
toda a vida e uma palavra: liberdade que vivia
na esperança de um só dia.

Musa minha vem dizer o que nunca então se disse
esse morrer de viver por um dia em que se visse
um só dia e então morrer. Musa minha que tecias
um só dia dos teus dias.

Vem dizer o puro exemplo dos que nunca se cansaram
musa minha onde contemplo os dias que se passaram
sem nunca passar o tempo. Nesse tempo em que daria
a vida por um só dia.

Já muitas águas correram já muitos rios secaram
batalhas que se perderam batalhas que se ganharam.
Só os dias não morreram em que era tão curta a vida
por um só dia vivida.

E as quatro estações rolaram com seus ritmos e seus ritos.
Ventos do Norte levaram festas jogos brincos ditos.
E as chamas não se apagaram. Que na ideia a lenha ardia
toda a vida por um dia.

Fogos-fátuos cinza fria. Musa minha que cantavas
a canção que se vestia com bandeiras nas palavras.
Armas que o tempo tecia. Minha vida toda a vida
por um só dia vivida.
Manuel Alegre

Sophia Andresen escreveu dois poemas sobre este acontecimento
 
25 de Abril

Esta é a madrugada que eu esperava
0 dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo


Revolução

Como casa limpa
Como chão varrido
Como porta aberta


como puro inícío
Como tempo novo
Sem mancha nem vício


Como a voz do mar
Interior de um povo


Como página em branco
Onde o poema emerge


Como arquitectura
Do homem que ergue
Sua habitação


Sophia de Mello Breyner Andresen in O nome das coisas (I – II) 1977


Dia Mundial do Livro 2012

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

A proveitando a celebração do Dia Mundial do Livro, a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas propõe o passatempo "Avô, como era no teu tempo" Este passatempo dirige-se a alunos  entre os 9 e os 13 anos e pretende estimular o diálogo entre gerações, visando ao mesmo tempo a recolha de memórias dos mais velhos através do olhar dos jovens.