terça-feira, 29 de maio de 2012
quinta-feira, 3 de maio de 2012
"Grufalão" visita a biblioteca
Hoje, as alunos do primeiro ciclo da EB1 de Castelo do Neiva deliciaram-se com as aventuras do Grufalão, o pequeno ratinho que consegue dissuadir vários animais na floresta de o comer inventando histórias de um monstro feio e assustador (mas imaginário) chamado «grufalão»... Qual não é o espanto do ratinho quando o grufalão realmente aparece!
O Grufalão foi escrito por Axel Schefler e ilustrado porJulia Donaldson. Em 1999, esta obra recebeu o Prémio Smarties para o melhor livro infantil editado no Reino Unido e também o Prémio Blue Peter para o melhor livro para ler em voz alta. Traduzido já para 22 línguas, o jornal inglês The Observer definiu-o como um «clássico moderno» da literatura infantil.
quarta-feira, 2 de maio de 2012
No próximo dia 3 de maio, várias entidades ligadas à comunicação e à educação para os media vão lançar, pela 1ª vez, a iniciativa Um dia com os media, que visa promover o espírito crítico e a criatividade relativamente aos meios de comunicação.
A Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura associam-se a esta iniciativa convidando os alunos dos diferentes ciclos de ensino a responderem, através de um slogan, à questão Como seria a vida sem os media?
Conseguimos, hoje, imaginar a vida sem telemóvel, televisão ou computador? Uma vida onde não dispuséssemos de internet? Uma vida sem livros, jornais, revistas ou cinema? Uma vida onde não existisse consola de jogos, mp3, mp4, tablets, youtube, facebook ou outros dispositivos e redes de comunicação recentes? Como seria essa vida? Que sentido teria? Que sentimento nos provocaria?
É este o desafio que RBE e PNL, em colaboração com o Gabinete dos Meios de Comunicação Social (GMCS), propõem aos alunos: criar uma frase que represente a ideia de uma vida sem as tecnologias e aplicações de comunicação que não dispensam no seu dia-a-dia.
Junta-te a esta iniciativa e participa.
A criação da frase é livre, apenas deves responder, de forma clara e significativa, ao tema “Como seria a vida sem os media?”
Deposita a frase /ideia, na biblioteca escolar, numa caixa graficamente identificada com a iniciativa e o BI, a mascota da tua biblioteca que apela à tua participação.
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Revolução dos cravos-Abril 1974


O cravo vermelho tornou-se o símbolo da Revolução de Abril de 1974. Segundo se conta, foi uma florista de Lisboa que iniciou a distribuição dos cravos vermelhos pelos populares que os ofereceram aos soldados. Estes colocaram-nos nos canos das espingardas. Por isso se chama ao 25 de Abril de 74 a "Revolução dos Cravos"
A canção" E depois do Adeus" de Paulo de Carvalho, foi o primeiro suinal para o inicio da ação militar.
A canção "Grandola Vila Morena "de José Afonso foi a confirmação das operações que se iniciavam
Manuel Alegre escreveu o seguinte:
Foram dias foram anos a esperar por um só dia.
Alegrias. Desenganos. Foi o tempo que doía
com seus riscos e seus danos. Foi a noite e foi o dia
na esperança de um só dia.
Foram batalhas perdidas. Foram derrotas vitórias.
Foi a vida (foram vidas). Foi a História (foram histórias)
mil encontros despedidas. Foram vidas (foi a vida)
por um só dia vivida.
Foi o tempo que passava como se nunca passasse.
E uma flauta que cantava como se a noite rasgasse
toda a vida e uma palavra: liberdade que vivia
na esperança de um só dia.
Musa minha vem dizer o que nunca então se disse
esse morrer de viver por um dia em que se visse
um só dia e então morrer. Musa minha que tecias
um só dia dos teus dias.
Vem dizer o puro exemplo dos que nunca se cansaram
musa minha onde contemplo os dias que se passaram
sem nunca passar o tempo. Nesse tempo em que daria
a vida por um só dia.
Já muitas águas correram já muitos rios secaram
batalhas que se perderam batalhas que se ganharam.
Só os dias não morreram em que era tão curta a vida
por um só dia vivida.
E as quatro estações rolaram com seus ritmos e seus ritos.
Ventos do Norte levaram festas jogos brincos ditos.
E as chamas não se apagaram. Que na ideia a lenha ardia
toda a vida por um dia.
Fogos-fátuos cinza fria. Musa minha que cantavas
a canção que se vestia com bandeiras nas palavras.
Armas que o tempo tecia. Minha vida toda a vida
por um só dia vivida.Manuel Alegre
Alegrias. Desenganos. Foi o tempo que doía
com seus riscos e seus danos. Foi a noite e foi o dia
na esperança de um só dia.
Foram batalhas perdidas. Foram derrotas vitórias.
Foi a vida (foram vidas). Foi a História (foram histórias)
mil encontros despedidas. Foram vidas (foi a vida)
por um só dia vivida.
Foi o tempo que passava como se nunca passasse.
E uma flauta que cantava como se a noite rasgasse
toda a vida e uma palavra: liberdade que vivia
na esperança de um só dia.
Musa minha vem dizer o que nunca então se disse
esse morrer de viver por um dia em que se visse
um só dia e então morrer. Musa minha que tecias
um só dia dos teus dias.
Vem dizer o puro exemplo dos que nunca se cansaram
musa minha onde contemplo os dias que se passaram
sem nunca passar o tempo. Nesse tempo em que daria
a vida por um só dia.
Já muitas águas correram já muitos rios secaram
batalhas que se perderam batalhas que se ganharam.
Só os dias não morreram em que era tão curta a vida
por um só dia vivida.
E as quatro estações rolaram com seus ritmos e seus ritos.
Ventos do Norte levaram festas jogos brincos ditos.
E as chamas não se apagaram. Que na ideia a lenha ardia
toda a vida por um dia.
Fogos-fátuos cinza fria. Musa minha que cantavas
a canção que se vestia com bandeiras nas palavras.
Armas que o tempo tecia. Minha vida toda a vida
por um só dia vivida.Manuel Alegre
Sophia Andresen escreveu dois poemas sobre este acontecimento
25 de Abril
Esta é a madrugada que eu esperava
0 dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo
Revolução
Como casa limpa
Como chão varrido
Como porta aberta
como puro inícío
Como tempo novo
Sem mancha nem vício
Como a voz do mar
Interior de um povo
Como página em branco
Onde o poema emerge
Como arquitectura
Do homem que ergue
Sua habitação
Sophia de Mello Breyner Andresen in O nome das coisas (I – II) 1977
Dia Mundial do Livro 2012
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
A proveitando a celebração do Dia Mundial do Livro, a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas propõe o passatempo "Avô, como era no teu tempo" Este passatempo dirige-se a alunos entre os 9 e os 13 anos e pretende estimular o diálogo entre gerações, visando ao mesmo tempo a recolha de memórias dos mais velhos através do olhar dos jovens.
quinta-feira, 19 de abril de 2012
Contornos da palavra
Realiza-se entre os dias 16 e 21 de abril a iniciativa Contornos da Palavra, promovida pela biblioteca municipal de viana do Castelo e durante a semana houve momentos culturais em todas as escolas do agrupamento.
Seguem os livros que o escritor Pedro soremenho apresentou na eb1 de Chafé
Pedro Seromenho Rocha, de nacionalidade portuguesa, nasceu sob a constelação de gémeos em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde actualmente reside. Embora formado em Economia, Pedro Seromenho dedica-se inteiramente a escrever e a ilustrar livros para várias editoras nacionais e brasileiras.sábado, 14 de abril de 2012
2ª fase do Concurso Nacional de Leitura
Realizou-se, hoje, dia 14 de Abril de 2012, pelas 13h30, na biblioteca municipal de Valença, a 2ª fase do concurso nacional de leitura. Os alunos Liliana Viana do 7º D, João Pedro Sousa do 9º C e Stephane Ferreira do 9º B participaram na prova distrital do referido concurso onde prestaram os seus conhecimentos sobre as duas obras de leitura obrigatória, a saber: Zorro: o começo da lenda de Isabel Allende e Para maiores de dezasseis de Ana Saldanha. Num primeiro momento, os alunos realizaram uma prova escrita, de carácter eliminatória. A etapa seguinte foi realizada pelos 5 alunos apurados na primeira prova. Assim, dos cem alunos que representavam as diferentes escolas do distrito de Viana do castelo, foi apurado para a fase seguinte o aluno Stephane Ferreira do 9º B que realizou em palco a prova oral. Nesta prova, o aluno ficou em terceiro lugar e não irá a fase final. Contudo, a escola e colegas ficaram muito orgulhosos da sua prestação.
Sinopse
Califórnia, ano de 1790: começa uma aventura numa época fascinante e turbulenta, com personagens cativantes e de espírito indômito, e um homem de coração romântico e temperamento firme chamado Diego de la Vega... o Zorro. Isabel Allende, autora de grandes sucessos internacionais como A Casa dos Espíritos, De Amor e de Sombra, Paula e Cidade das Feras, lança mão de seu talento literário para narrar a história do maior e mais famoso herói de todos os tempos. Zorro - Começa a Lenda é uma aventura sem igual, que encantará leitores de todas as gerações. A autora resgata a figura do cavaleiro mascarado e, com ironia e sensibilidade, cria um personagem superior à própria lenda.
Aventureiro, apaixonado, intrépido e brincalhão. É a lenda do Zorro. E esta é a crônica de uma vida extraordinária em tempos excepcionais: a de Diego de la Vega... despojado de sua máscara. Um relato que começa no ano de 1790, em terras da Alta Califórnia, quando um jovem capitão espanhol se apaixona por uma índia de alma rebelde.
Zorro é o retrato de personagens de carne e osso, com virtudes e fraquezas, sensíveis e impetuosos, que nos arrastam em suas aventuras através de uma época vibrante. Com sua habitual maestria, Isabel Allende nos revela a vida simples das missões espanholas na Califórnia no início do século XIX e a agitação nas ruas de uma Barcelona ocupada pelas tropas napoleônicas em plena Guerra da Independência; os ritos de iniciação das tribos indígenas e os mistérios para ter acesso a uma sociedade secreta européia; a espiritualidade de um código de honra sem fronteiras e as contradições da alma humana... Zorro - Começa a Lenda, de Isabel Allende, é uma aventura como as de antigamente
Aventureiro, apaixonado, intrépido e brincalhão. É a lenda do Zorro. E esta é a crônica de uma vida extraordinária em tempos excepcionais: a de Diego de la Vega... despojado de sua máscara. Um relato que começa no ano de 1790, em terras da Alta Califórnia, quando um jovem capitão espanhol se apaixona por uma índia de alma rebelde.
Zorro é o retrato de personagens de carne e osso, com virtudes e fraquezas, sensíveis e impetuosos, que nos arrastam em suas aventuras através de uma época vibrante. Com sua habitual maestria, Isabel Allende nos revela a vida simples das missões espanholas na Califórnia no início do século XIX e a agitação nas ruas de uma Barcelona ocupada pelas tropas napoleônicas em plena Guerra da Independência; os ritos de iniciação das tribos indígenas e os mistérios para ter acesso a uma sociedade secreta européia; a espiritualidade de um código de honra sem fronteiras e as contradições da alma humana... Zorro - Começa a Lenda, de Isabel Allende, é uma aventura como as de antigamente
Sinopse
O tema central do livro, embora delicado, é extremamente actual: uma rapariga de 15 anos que se envolve com um homem de 29 anos. A protagonista feminina, Dulce, é uma "Lolita" do século XXI: rapariga adolescente, antes uma criança gordinha, que se reinventa fisicamente mas que altera também o seu interior para se adaptar às pessoas com as quais se cruza. Emocionalmente uma criança, mas com corpo de mulher, utiliza o poder que a sociedade lhe dá para seduzir um homem adulto sem pensar nas consequências. O protagonista masculino, Eddie, não é exactamente o «Lobo Mau», mas veste muito a pele de cordeiro: mais velho, mais experiente, é nitidamente um efebófilo. Sente o medo de ser apanhado em falta e a ilegalidade da situação, mas está viciado na excitação, no perigo e na adoração dela.
terça-feira, 3 de abril de 2012
DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL - 2 de Abril
Em Portugal, para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, a DGLB ( Direção Geral Dos Livros e das Bibliotecas) publicou um cartaz da autoria de Yara Kono, vencedora do mais recente Prémio Nacional de Ilustração.Na mensagem oficial do Dia Internacional do Livro Infantil, que se celebra esta segunda-feira lê-se que os contos são "fecundos e imortais", porque perduram no tempo, em especial os da tradição oral.
Este ano a mensagem é assinada pelo poeta mexicano Francisco Hinojosa e intitula-se "Era uma vez um conto que contava o mundo inteiro" e foi divulgada em mais de 70 países pelo Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), do qual Portugal faz parte desde 2011.
O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, em honra do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, cujo aniversário do nascimento é assinalado a 2 de abril.
O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, em honra do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, cujo aniversário do nascimento é assinalado a 2 de abril.
A redação da mensagem desta efeméride é anualmente atribuída a um país membro do IBBY
segunda-feira, 19 de março de 2012
Dia do Pai-19 de março
Meu Pai
Pai,
Obrigada pela companhia
Obrigada pelo direito à vida
Obrigada pelo sorriso
Pai,
Obrigada por reclamar
Obrigada por me escutar
Obrigada por me ensinar
Pai,
Obrigada por não me deixar só
Obrigada por ser meu amigo
Obrigada, pois partiste,
Mas não me abandonaste
Apenas mudaste
Para a morada dos anjos celestiais
Obrigada, Meu pai!
de Luiza Maria da Silva Pinto Moura
Se queres saber mais sobre este dia tão especial consulta o seguinte link: http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto034.shtml
sábado, 18 de fevereiro de 2012
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA- FASE DISTRITAL
A2ª fase do concurso nacional de leitura- fase distrital- realiza-se na Biblioteca Municipal de Valença, no próximo dia 14 de Abril (sábado).
As obras seleccionadas são as seguintes:
- Zorro: o começo da lenda de Isabel Allende.
- Para maiores de dezasseis de Ana Saldanha.
As obras seleccionadas são as seguintes:
- Zorro: o começo da lenda de Isabel Allende.
- Para maiores de dezasseis de Ana Saldanha.
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Dia de S. Valentim, 14 de fevereiro
S. Valentim está aí e o Cupido mais uma vez vai destroçar corações.
Se queres comemorar o dia, passa na biblioteca e deixa a tua mensagem , elabora mensagens alusivas ao dia dos namorados ou regista uma quadra no mural destinado ao dia dos namorados. Também podes ler os vários poemas de amor que foram selecionados, especialmente, para ti. Há surpresas...
Se queres comemorar o dia, passa na biblioteca e deixa a tua mensagem , elabora mensagens alusivas ao dia dos namorados ou regista uma quadra no mural destinado ao dia dos namorados. Também podes ler os vários poemas de amor que foram selecionados, especialmente, para ti. Há surpresas...
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Concurso " Eu conto..."
Para participares neste concurso, integrado nas atividades da Semana da Leitura, consulta o regulamento
Semana da Leitura 2012
A Semana da Leitura 2012, centra-se na Cooperação/ Solidariedade e convida TODOS a lerem com TODA A GENTE em TODO O LADO! Entre 5 e 9 de Março de 2012. Ler mais
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Resultados da 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura
Realizou-se, no dia 14 de dezembro, a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura que foi amplamente participada, destacando-se os alunos Nuno Azevedo Alves da Cunha do 7º D, Stephane Sousa Ferreira do 9ºB e João Pedro Sousa do 9º C. Estes alunos irão representar a escola no concurso disrital, marcado para o 2º período.
O concurso de leitura para o 2º ciclo também decorreu em dezembro e os alunos vencedores foram os seguintes:
O concurso de leitura para o 2º ciclo também decorreu em dezembro e os alunos vencedores foram os seguintes:
5º A: Tomás Coutinho Teixeira
5º B: Bárbara Neiva Salgueiro
5º C: Érica Frade Sá
6º A: João Filipe Nogueira Cruz
6º B: Aisha dos Santos Vasquez
6º C: Sofia Silva Carvalho
6º D: Daniel Torres Neves
Todos os alunos estão de parabéns e desejamos a continuação de boas leituras
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Formação na biblioteca escolar
No dia 23 de Novembro, os professsores da EBI participaram numa sessão de trabalho intitulada "O professor e a biblioteca, parceiros do aluno" dinamizada pela coordenadora interconcelhia da Rede das Biblioecas Escolares a Drª Raquel Ramos.
Em relação à avaliação da formação os particpantes consideraram a temática abordada muito interessante e manifestaram grande ineresse nos materiais distribúídos.
Em relação à avaliação da formação os particpantes consideraram a temática abordada muito interessante e manifestaram grande ineresse nos materiais distribúídos.
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Vencedores do concurso "a biblioteca da minha escola"
Já são conhecidos os vencedores do concurso "a biblioteca da minha escola". Consulta a página "a vida na BE"
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
6ª edição do Concurso Nacional de Leitura
A 6ª edição do Concurso Nacional de Leitura, 2011/2012 promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE) desenvolve-se em três fases diferentes e obedece ao seguinte calendário.
1.ª Fase - Provas eliminatórias realizadas nas escolas – de 24 de Outubro de 2011 a 13 de Janeiro de 2012;
2.ª Fase - Provas distritais realizadas nas Bibliotecas Públicas - até 30 de Abril de 2012 (Março e Abril);
3.ª Fase - Provas Finais - Maio de 2012
O concurso tem como principais objectivos estimular a prática da leitura nas escolas de uma forma lúdica, designadamente entre os alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desse grau de ensino.
2.ª Fase - Provas distritais realizadas nas Bibliotecas Públicas - até 30 de Abril de 2012 (Março e Abril);
3.ª Fase - Provas Finais - Maio de 2012
O concurso tem como principais objectivos estimular a prática da leitura nas escolas de uma forma lúdica, designadamente entre os alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desse grau de ensino.
Para saberes as obras selecionadas pela escola consulta a página "vida na BE"
Subscrever:
Mensagens (Atom)









