segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia do Pai-19 de março

Meu Pai

Pai,
Obrigada pela companhia
Obrigada pelo direito à vida
Obrigada pelo sorriso
Pai,
Obrigada por reclamar
Obrigada por me escutar
Obrigada por me ensinar
Pai,
Obrigada por não me deixar só
Obrigada por ser meu amigo
Obrigada, pois partiste,
Mas não me abandonaste
Apenas mudaste
Para a morada dos anjos celestiais
Obrigada, Meu pai!
de Luiza Maria da Silva Pinto Moura

Se queres saber mais sobre este dia tão especial consulta o seguinte link: http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto034.shtml

sábado, 18 de fevereiro de 2012

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA- FASE DISTRITAL

A2ª fase do concurso nacional de leitura- fase distrital-  realiza-se na Biblioteca Municipal de Valença, no próximo dia 14 de Abril (sábado).

As obras seleccionadas são as seguintes:

- Zorro: o começo da lenda de Isabel Allende.

- Para maiores de dezasseis de Ana Saldanha.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dia de S. Valentim, 14 de fevereiro

S. Valentim está aí e o Cupido mais uma vez vai destroçar corações.
Se queres comemorar o dia, passa na biblioteca e deixa a tua mensagem , elabora mensagens alusivas ao dia dos namorados ou regista uma quadra no mural destinado ao dia dos namorados. Também podes ler os vários poemas de amor que foram selecionados, especialmente, para ti. Há surpresas...

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Concurso " Eu conto..."

Para participares neste concurso, integrado nas atividades da Semana da Leitura, consulta o regulamento

Semana da Leitura 2012

A Semana da Leitura 2012, centra-se na Cooperação/ Solidariedade e convida TODOS a lerem com TODA A GENTE em TODO O LADO! Entre 5 e 9 de Março de 2012. Ler mais

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Resultados da 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura

Realizou-se, no dia 14 de dezembro, a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura que foi amplamente participada, destacando-se os alunos Nuno Azevedo  Alves da Cunha do 7º D, Stephane Sousa Ferreira do 9ºB e João Pedro Sousa do 9º C. Estes alunos irão representar a escola no concurso disrital, marcado para o 2º período.
O concurso de leitura para o 2º ciclo também decorreu em dezembro e os alunos vencedores foram os seguintes:
5º A:  Tomás Coutinho Teixeira   

5º B:  Bárbara Neiva Salgueiro    

5º C:  Érica Frade Sá                               

6º A: João Filipe Nogueira Cruz      

6º B: Aisha dos Santos Vasquez     

6º C: Sofia Silva Carvalho             

6º D: Daniel Torres Neves   
   
Todos os alunos estão de parabéns e desejamos a continuação de boas leituras         

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Apresentação do livro "Hugo e eu e as Mangas de Marte"

Formação na biblioteca escolar

No dia 23 de Novembro, os professsores da EBI participaram numa sessão de trabalho intitulada "O professor e a biblioteca, parceiros do aluno" dinamizada pela coordenadora interconcelhia da Rede das Biblioecas Escolares a Drª Raquel Ramos.

Em relação à avaliação da formação os particpantes consideraram a temática abordada muito interessante e manifestaram grande ineresse  nos materiais distribúídos.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

6ª edição do Concurso Nacional de Leitura

A 6ª edição do Concurso Nacional de Leitura, 2011/2012 promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE) desenvolve-se em três fases diferentes e obedece ao seguinte calendário.
1.ª Fase - Provas eliminatórias realizadas nas escolas – de 24 de Outubro de 2011 a 13 de Janeiro de 2012;
2.ª Fase - Provas distritais realizadas nas Bibliotecas Públicas - até 30 de Abril de 2012 (Março e Abril);
3.ª Fase - Provas Finais - Maio de 2012
 O concurso tem como principais objectivos estimular a prática da leitura nas escolas de uma forma lúdica, designadamente entre os alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e  pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desse grau de ensino.
Para saberes as obras selecionadas pela escola consulta a página "vida na BE"

Formação de utilizadores

No passado dia 24 de Outubro, os alunos do 1º ciclo deslocaram-se à biblioteca da escola para descobrir as várias áreas e visionar o filme "Mr. Bean in the library". No final, os alunos foram para os computadores para lerem a história do dia.
Vê como tudo aconteceu.











quarta-feira, 19 de outubro de 2011

24 Outubro: Dia da biblioteca escolar

Outubro é considerado o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 24 de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar.
Se queres saber o que vai acontecer na biblioteca da tua escola, consulta as outras secções.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A biblioteca da minha escola..

Para celebrar o mês internacional da biblioteca escolar, realiza-se durante o mês de outubro o concurso intitulado "a biblioteca da minha escola..." se queres saber mais consulta aqui o regulamento

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Encerramento da Feira do Livro da Primavera

          " O Mostrengo"
Com o encerramento da Feira do Livro da Primavera, no dia 27 de Maio, pelas 20.30 h a Escola vai proceder à atribuição de prémios aos alunos que mais se destacaram ao longo do ano.
Na sessão, a  equipa da Biblioteca Escolar,  em colaboração com os Amigos do BI vai apresentar a dramatização de "O mostrengo" de Fernando Pessoa.
Aparece, aprecia  e diverte-te!